5 dicas da ciência para matar a ressaca do carnaval

Festa, serpentina, confetes, desfile de escola de samba e álcool. Até aí tudo bem, mas o problema é o que vem depois, aquela ressaca de matar. A dica mais importante de todas é não exagerar no álcool, mas

Festa, serpentina, confetes, desfile de escola de samba e álcool. Até aí tudo bem, mas o problema é o que vem depois, aquela ressaca de matar. A dica mais importante de todas é não exagerar no álcool, mas como não estamos aqui para julgar ninguém, a Conhecimento Cientifico trás para você 5 dicas comprovadas cientificamente que são extremamente eficazes para matar a ressaca.

 

5 – CISTEÍNA

Brócolis - Benefícios e receitas

Depois que o mundo acabou em álcool você vai querer que seu figado libere todo o acetaldeído, o etanal. Essa substância é produzida no seu organismo quando o etanol, álcool, é processado. Sua presença em grandes quantidades no corpo causa náuseas e tontura.

Seu corpo consegue elimina-la sozinho, porém você pode ajuda-lo consumindo alimentos ricos em cisteína, como o brócolis, pimenta, cebola e gérmen de trigo. A cisteína vai ajudar no processo de eliminação do etanal, acelerando a cura da ressaca.

4 – FRUTOSE

frutose

Quando ingerimos álcool nossa reserva de energia, o glicogênio, é transformado em glicose e eliminado na urina. Por esse motivo que na manhã seguinte, temos a sensação de total cansaço.

Uma das maneiras simples e fáceis de recuperar essa reservar energética é por meio da frutose, o açúcar das frutas. A frutose vai acelerar o processamento do álcool no corpo.

3 – POTÁSSIO

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Você já reparou que quando bebemos álcool não paramos de ir ao banheiro para urinar? Isso acontece por que o álcool é muito diurético. Com a urina muitas substâncias são eliminadas também, uma delas é o potássio.

A falta do potássio pode causar algumas problemas no sistema nervoso e muscular, por isso na manhã seguinte coma alimentos ricos em potássio, como a banana.

2 – SÓDIO

Fonte: Revista Viva Saúde

Sal em excesso faz mal a saúde, mas é extremamente necessário consumi-lo, o sódio presente no sal é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Igual acontece com o potássio, o sódio também é eliminado na urina.

Por isso, quando acordamos de ressaca devemos repor o sódio perdido, mas não vá comer uma colher de sal também. Existem formas saudáveis de repor o sódio, os isotônicos são excelentes para essa finalidade.

1 – ÁGUA

Como dissemos anteriormente, o álcool faz que urinemos muito mais do que o normal, isso faz com que perdemos água excessivamente. Para tentar evitar a desidratação o corpo “rouba” a água do cérebro, fazendo com que no dia seguinte tenhamos aquela dor de cabeça característica da ressaca.

Então no dia seguinte, beba água, muita água! Dessa forma seu corpo será reidratado e começara a funcionar como deveria.

 

Fonte: TecMundo.
Todas as imagens reproduzidas nesse artigo possuem direitos de seus respectivos donos.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.