Língua Portuguesa

A maioria é ou são? Diferenças, concordância verbal e uso adequado

A dúvida sobre a escrita - a maioria é ou são - é muito comum, por isso, vamos entender a diferença da expressão no singular e no plural.

Continue lendo após a publicidade

Você já se deparou com essa dúvida na hora de escrever? Eu também, mas saiba que a maioria enfrenta essa dificuldade. Opa, é a maioria enfrenta ou enfrentam? Vish, caí na pegadinha de novo.

Não se preocupe, vamos tirar essa dúvida agora. De fato, existe uma grande confusão sobre o uso da concordância do sujeito coletivo no singular ou no plural.

Ainda mais, as bancas de concurso e vestibulares adoram colocar questões desse tipo para confundir o estudante. Por isso, decidimos explicar para você de uma maneira mais simples para que não erre mais. Vamos lá?

A maioria é ou são?

Antes de tudo, entenda que o sujeito “a maioria” está no singular. O que acontece é que algumas frases aparecem seguidas de um coletivo especificado, como pessoas, crianças, alunos, empresários ou indivíduos. Ao contrário do sujeito, elas sempre estão no plural.

Continue lendo após a publicidade
Língua Portuguesa
Exame

Nesse sentido, surge a dúvida quando nos deparamos com “a maioria das pessoas”, momento em que não sabemos utilizar a concordância no singular ou no plural. Observe as seguintes frases, todas estão corretas, mas foram adaptadas no uso adequado:

  • A maioria (sujeito) enfrenta essa dificuldade;
  • Grande parte dos alunos (coletivo especificado) é dedicada em sala de aula;
  • A maioria das crianças (coletivo especificado) são brincalhonas.

A forma correta de escrever é no SINGULAR. Isto porque, na norma culta, é preferível e mais usual o uso dessa concordância verbal. Assim, utilize: A maioria enfrenta essa dificuldade ou grande parte das crianças é brincalhona.

No entanto, se houver o coletivo especificado, o verbo pode ser escrito no singular ou no plural. Apenas neste caso, ambos estarão corretos!

Concordância verbal e uso adequado

Há variações como a maioria, grande parte ou boa parte. Sobretudo, evite fazer uso da expressão “a grande maioria”, isto porque é redundante, escolha apenas uma dessas palavras.

Continue lendo após a publicidade
A maioria é
Mundo Português

Portanto, quando a palavra maioria não vier seguida de substantivo no plural, por exemplo, pessoas ou indivíduos, o verbo deve ser escrito no singular. A maioria é diferente! A maioria é vegana!

Em suma, essa regra não é estática, ela depende um pouco de bom senso também, já que pode se definir pelo que o escritor quer ressaltar na oração. Isto varia na intenção da frase, no que se quer destacar. É isso!

O que achou dessa matéria? Se gostou, corre pra conferir essa outra aqui: Lazer ou laser? – Significado, diferenças e uso adequado

Fontes: Brasil Escola, Guia do Estudante e Fabrício Dutra

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Quero Bolsa, Exame e Mundo Português

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments