Um dos principais cientistas da contemporaneidade deu uma entrevista polêmica ao jornal espanhol El País. Em um dos altos da entrevista Stephen Hawking afirmou categoricamente: “A sobrevivência do ser humano dependerá de encontrar novos lares no universo“.
Em outros pontos também aquecidos da entrevista, Stephen Hawking comentou sua relação com Deus: “As leis da ciência bastam para explicar a origem do Universo. Não é preciso invocar Deus“, disse. E ainda completou: Utilizo a palavra “Deus” em um sentido impessoal, da mesma forma que Einstein, para me referir às leis da natureza”.
Stephen Hawking, na verdade se chama Stephen William Hawking e possui 73 anos e nasceu em Oxford, na Inglaterra. Como um dos principais físicos de sua geração (pelo menos), Hawking é físico teórico e cosmólogo.
O doutorado de Stephen Hawking foi na área da cosmologia. Profissionalmente é professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge. Para se ter noção da responsabilidade desse cargo, o último a ocupar o mesmo posto na mesma universidade foi Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage.
Mesmo com todos os seus 73 anos de muita atividade e contribuições à sociedade, Stephen Hawking ainda é atuante no cenário de pesquisa, por isso ocupa o cargo de direção de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da Universidade de Cambridge. O professor também é reconhecido por ter fundado o Centro de Cosmologia Teórica (CTC) na mesma universidade.
Stephen Hawking e o filme premiado no Oscar
O cientista Stephen Hawking também já foi alvo de representação em um filme. Quem já assistiu “A Teoria de Tudo“, deve ter percebido que um dos personagens foi inspirado no cientista. E o filme teve bastante sucesso, acabou rendendo um Oscar de melhor ator a Eddie Redmayne.
Se ficou com vontade de ver a entrevista completa, aqui está (El País), já traduzida para o português.
Veja algumas fotos de Stephen Hawking
Fonte: El País
Imagens: Divulgação