Principal » Geografia » Acordo de Paris, o que é? Objetivo, metas e países participantes

Acordo de Paris, o que é? Objetivo, metas e países participantes

O Acordo de Paris é um tratado mundial firmado por 195 países. O maior objetivo do documento é reduzir o aquecimento global.

acordo de Paris onu

Firmado entre 195 países durante a Conferência das Partes (COP 21), em 2015, o Acordo de Paris é um tratado ambiental pensado para diminuir os efeitos do aquecimento global.

O Acordo de Paris entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, após a ratificação de países que são responsáveis por 55% da emissão de gases estufa. Até 2017, 195 países tinham assinado, sendo que 147 tinham ratificado.

Contexto histórico

O contexto histórico do Acordo de Paris remete à Revolução Industrial, período que trouxe mudanças no modo de fabricação. O uso maciço de máquinas movidas por carvão e também por petróleo, fontes não renováveis. Por sua vez, desprendem carbono, elemento responsável pelo aumento das temperaturas do planeta.

Essa mudança que aconteceu nos modos de produção contribuiu para o aquecimento global. Posteriormente, o uso do petróleo como combustível de automóveis também agravou a situação do aquecimento global.

A popularização dos carros à combustão ocorreu por conta do modo de produção implantado por Henry Ford, conhecido como fordismo. Todavia, o primeiro registro de um carro elétrico veio de 1835, nos Estados Unidos.

fordismo
Produção industrial de veículos.

Outros fatores são responsáveis pelo agravamento do aquecimento global, que traz problemas tanto para a paisagem natural, o meio ambiente, como também afetam a saúde das pessoas.

Nesse sentido, preocupada com a saúde mundial, na década de 1960, a sociedade civil e os governos começam a demonstrar preocupação com as consequências trazidas pela industrialização, de um modo geral.

Assim, foram realizadas várias reuniões para tratar do tema. Nesse ínterim aconteceu a primeira conferência sobre o meio-ambiente. Em 1972 foi realizada a Conferência de Estocolmo, organizada pela ONU e com a presença de vários chefes de estado.

emissão de gases
Emissão de gases estufa compromete o planeta.

Nesse sentido, o Acordo de Paris foi apenas mais uma forma de governos e instituições demonstrarem sua preocupação com a situação do clima no planeta em que vivemos.

Pontos tratados no Acordo de Paris

O Acordo de Paris tem como objetivo principal reduzir a emissão de gases estufa, que aumentam os efeitos do aquecimento global. Nesse sentido, a previsão é trazer a temperatura da Terra para os 1,5° C do período pré-industrial.

Além disso, dentre as metas estabelecidas no Acordo de Paris, uma delas é estimular os países desenvolvidos para que deem suporte financeiro e tecnológico aos países subdesenvolvidos, a fim de servir como uma contribuição para o cumprimento das metas.

reunião acordo de paris
Geografia – Ensinar e aprender.

O acordo também tem como meta a promoção do desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia para adaptação às mudanças climáticas.

Por fim, o Acordo de Paris quer que aconteça uma colaboração entre sociedade civil, setor privado, instituições financeiras, cidades, comunidades e povos indígenas para ampliar e fortalecer todas as ações de diminuição do aquecimento global.

Países e sua relação com o Acordo de Paris

Alguns países estão fora do Acordo de Paris e por motivos diferentes. Todavia, por conta de uma guerra civil, a Síria decidiu não entrar no acordo.

Por outro lado, a Nicarágua optou por estar de fora do Acordo de Paris por alegar que ele era muito ambicioso e ineficaz. Entretanto, após sofrer com furacões em 2017, o país resolveu entrar.

acordo ambiental
Saída dos EUA do Acordo de Paris gera polêmica entre nações.

Em 2016, os Estados Unidos estavam no Acordo de Paris. Contudo, em 2017, o presidente Donald Trump decidiu sair do acordo, decisão bastante frustrante, visto que os EUA estão no segundo lugar no ranking de emissão de gases estufa, perdendo apenas para a China.

O Brasil e suas metas para diminuição de emissão de gases

O Brasil assinou sua participação no Acordo de Paris em 2015, comprometendo-se a reduzir emissões de gases em até 37%, meta que seria alcançada até o ano de 2025. O plano também incluiria estender a meta para 43% até 2030.

Dentro das metas do Acordo de Paris, o país  se propôs a aumentar o uso de fontes de energia alternativas, assim como aumentar a participação de bioenergias sustentáveis para 18% até 2030.

emissão gases brasil
Ipam Amazônia.

Cabe ainda utilizar tecnologias limpas na indústria, melhorar os transportes, além de diminuir o desmatamento e restaurar e reflorestar até 12 milhões de hectares destruídos.

O que achou da matéria sobre o Acordo de Paris? Se gostou, confira também: Mudanças climáticas – O que são, causas, consequências e desafios.

Fontes: Cebds, Brasil Escola, Toda Matéria

Imagens: Jota, Todo Estudo, Quero Bolsa, Geografia – Ensinar e aprender, Exame, Ipam Amazônia

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.