Principal » História » American way of life: o que é, como surgiu e suas características

American way of life: o que é, como surgiu e suas características

American way of life é o famoso estilo de vida americano. Em resumo, esse estilo de vida prega o consumismo, padronização social e crença nos valores democráticos liberais.

American way of life: o que é, como surgiu e suas características

American way of life é o famoso estilo de vida americano. Em resumo, esse estilo de vida prega o consumismo, padronização social e crença nos valores democráticos liberais.

Características

Em português, o american way of life significa estilo de vida americano. Esse modelo de vida se desenvolveu no século XVIII, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

O american way of life passa a ideia de uma vida feliz, vitoriosa e com liberdade. Sendo assim, ele foi caracterizado por:

1- Consumismo

O consumismo desempenhou um papel de destaque no estilo de vida americano.

Sendo que a felicidade, proporcionada pelos meios materiais, funcionou como um tipo de válvula de escape para se esquecer dos horrores vividos na 1º e 2º Guerra Mundial.

Com a fabricação em massa, o consumo em grande escala e o crédito barato, as pessoas compravam muito bens, tanto necessários, quanto supérfluos.

Por exemplo, nessa época o automóvel virou um objetivo de desejo da população no geral. Além disso, a televisão se tornou um item indispensável na casa das pessoas.

Portanto, os EUA vendiam a ideia de que a felicidade era alcançada por meio do consumo. Logo, o estilo de vida envolvia muito consumismo e também o aproveitamento do tempo livre em atividades de lazer.

2- Tecnologia

Um detalhe importante é que o estilo de vida americano só foi possível por causa da superioridade tecnológica dos EUA, bem como do poderio do seu exército e do arsenal de guerra desenvolvido após os conflitos mundiais.

3- Estilo de vida americano hoje

Ainda hoje, o estilo de vida americano é um parâmetro de comportamento nos EUA. Sendo assim ele reflete esse estilo de vida em muitas outras potências mundiais.

Como surgiu

Depois da Primeira Guerra Mundial, a economia dos EUA foi marcada pela crise de 1929, também chamada de Grande Depressão. Em resumo, as pessoas queriam ganhar dinheiro fácil com a bolsa.

Isso fez com que as ações se valorizassem demais e, posteriormente, tivessem uma grande queda. A queda da NYSE resultou em uma grande crise econômica.

Nesse cenário, muitas empresas quebraram, o desemprego subiu e o consumo caiu.

Com o intuito de erguer a economia dos EUA, o então presidente Franklin Roosevelt (1882-1945) lançou o programa New Deal. Em síntese, o New Deal tinha como objetivo:

  1. Controlar os preços;
  2. Criar postos de trabalho;
  3. Conceder empréstimos;
  4. Aumentar a oferta de emprego em obras financiadas pelo governo;
  5. Estabelecer um salário mínimo equivalente à jornada laboral.

O New Deal deu resultados positivos e, depois da Segunda Guerra Mundial, surgiu o estilo de vida americano.

Guerra fria

Depois da Segunda Guerra Mundial, os EUA surgiram como potência mundial. Com isso, o estilo de vida americano passou a ser visto como referência de bem-estar para os países capitalistas ocidentais.

Sendo assim, o american way of life era vendido por meio de filmes e propagandas, como uma espécie de prova de que o capitalismo proporcionava a sociedade perfeita e igualitária.

Dessa forma, essa ideia de que o capitalismo era a solução para uma sociedade perfeita, foi usada na luta contra a União Soviética e o comunismo, na Guerra Fria. Ou seja, este estilo de vida ganhou força total durante a Guerra Fria.

O outro lado do american way of life

Como você já deve ter imaginado, o estilo de vida americano não era usufruído por toda a população dos EUA.

Por exemplo, durante a 1º metade do século XX os afro-descendentes estiveram excluídos dos direitos civis. Por isso, nas décadas de 1950 e 1960, ocorreram as grandes manifestações pela igualdade jurídica.

Além disso, o anticomunismo chegou a extremos. Para você ter uma ideia, o então senador Joseph Raymond McCarthy (1909-1957), conseguiu aprovar uma lei onde qualquer pessoa poderia acusar a outra de ser comunista, mesmo sem provas.

Estilo de vida americano no Brasil

É claro que o Brasil não ficou imune ao american way of life. Na época, os EUA se tornaram os primeiros exportadores de produtos domésticos para o Brasil.

Portanto, itens domésticos, alimentícios e marcas automotivas chegavam ao mercado. Nesse cenário, o consumismo também cresceu no Brasil.

Com isso, as pessoas passaram a recorrer às compras no crédito para consumirem cada vez mais e conseguirem se manter no padrão da época.

Enfim, gostou de aprender sobre o american way of life? Então aproveite para entender também quais foram as consequências da guerra fria.

Fontes: Toda matéria, Mais retorno e Educa mais Brasil.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.