Física & Química

Amidas, o que são? Definição, nomenclatura, característica e classificação

As amidas são compostos orgânicos nitrogenados que apresentam uma carbonila (C=O) ligada de forma direta a um nitrogênio (N).

Continue lendo após a publicidade

As amidas são compostos orgânicos que possuem em sua estrutura molecular um hidrogênio ligado de forma direta a um grupo carbonila (C=O). Ou seja, o grupo carbonila representa um carbono que realiza dupla ligação com átomos de oxigênio.

Sendo assim, as amidas representam os compostos que derivam da amônia, onde um dos hidrogênios da amônia (NH3) é substituído por um grupo acila.

Basicamente, as amidas são funções nitrogenadas, assim como os nitrocompostos, os sais de amônio quaternário, as nitrilas e os isonitrilos. Isso significa que na composição molecular terá, pelo menos, um átomo de nitrogênio. 

Definição de amidas

As amidas são compostos orgânicos nitrogenados que apresentam uma carbonila (C=O) ligada de forma direta a um nitrogênio (N). De forma geral, são compostos produzidos em laboratório e, na natureza, podem ser encontrados nas proteínas.

Continue lendo após a publicidade
Amidas, o que são? Definição, nomenclatura, característica e classificação
Grupo funcional da Amida

Basicamente, as amidas são classificadas de três formas diferentes, podendo ser primárias, secundárias (monossubstituídas) ou terciárias (dissubstituídas). Além disso, são substâncias polares, que apresentam aspecto sólido e possuem pontos de ebulição e fusão elevados.

Também realizam ligações diretas com o hidrogênio. Se comparadas com a água, são mais densas e mais solúveis quando postas em solventes orgânicos. Vale lembrar que as amidas cíclicas, ou seja, que são formadas de maneira periódica, são chamadas de lactamas.

Nomenclatura

A nomenclatura das amidas, estabelecida pela IUPAC, é formada por um prefixo, um infixo mais uma amida.

Neste caso, e assim como ocorre com a nomenclatura de outros compostos, o prefixo representa a quantidade de carbonos que formam a cadeia carbônica. Já o infixo está relacionado aos tipos de ligações que ocorrem entre átomos de carbono da cadeia.

Continue lendo após a publicidade

Alguns exemplos de amidas são:

O
||
H — C — NH2: metanamida
O
||
H3C — C — NH2: etanamida
O
||
H3C — CH2 — C — NH2: propanamida

Classificação das amidas

As amidas são classificadas de três formas diferentes, de acordo com a quantidade de hidrogênios presentes no grupo funcional (NH2). Sendo assim, estes compostos orgânicos nitrogenados são divididos em: simples, monossubstituída e dissubstituída.

Amidas, o que são? Definição, nomenclatura, característica e classificação
Quero Bolsa

As amidas simples são aquelas que possuem no grupo funcional dois hidrogênios ligados ao nitrogênio. Já a amida monossubstituída apresenta um hidrogênio ligado ao nitrogênio do grupo funcional. Isso porque o outro hidrogênio foi substituído por um radical orgânico.

Continue lendo após a publicidade

Por fim, uma amida dissubstituída possui todos os hidrogênios substituídos por radicais orgânicos, ou seja, não apresenta nenhum hidrogênio ligado ao nitrogênio no grupo funcional.

Características físicas

Basicamente, os compostos orgânicos nitrogenados apresentam características físicas específicas, como:

  • Em temperatura ambiente, são encontrados no estado sólido, exceto a metanamida, que possui aspecto líquido;
  • São compostos menos densos do que a água;
  • Possuem moléculas polares;
  • As dipolo permanente são as forças intramoleculares que mantêm as moléculas das amidas coesas;
  • Apresentam pouca solubilidade em água e maior solubilidade em solventes orgânicos;
  • Se comparados a outros compostos orgânicos, possuem pontos de fusão e ebulição maiores.

Algumas amidas importantes

A princípio, a ureia é um dos tipos de amida mais importantes, formada por uma diamida do ácido carbônico. Em síntese, a ureia é caracterizada por ser um sólido branco, solúvel em água e com aspecto cristalino. Além disso, foi o primeiro composto orgânico a ser produzido em laboratório.

Amidas, o que são? Definição, nomenclatura, característica e classificação
MD.Saúde

Em síntese, é um composto bastante utilizado como matéria-prima para fabricação de adubos e fertilizantes. Além do mais, possui utilização na alimentação dos animais, como o gado, bem como pode ser utilizado em explosivos, polímeros, resinas e na síntese de outros compostos orgânicos.

Continue lendo após a publicidade

Outro tipo de amida muito comum é a penicilina, utilizada como medicamentos antibióticos por meio de lactamas, ou seja, amida cíclica. Os antibióticos são usados, principalmente, no tratamento de infecções. A forma de produção ocorre por meio de fungos do gênero Penicillium. 

Por fim, os barbitúricos também são um dos tipos de amidas importantes, formados por fármacos depressores do sistema nervoso central. Estes fármacos são constituídos por amidas cíclicas e são utilizados, especialmente, como indutores de sono, sedativos, redutores de ansiedade e no tratamento de distúrbios psíquicos.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também sobre o que são os ácidos FosfóricoClorídrico.

Fontes: Brasil Escola, Manual da Química, Mundo Educação e InfoEscola 

Continue lendo após a publicidade

Imagens: MozaWeb, Manual da Química, Quero Bolsa e MD.Saúde

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments