MENU
Amônia: o que é, para que serve, onde encontrar e principais perigos
A amônia é uma molécula constituída por um átomo de nitrogênio e três átomos de hidrogênio, obtida por meio do processo Haber-Bosh.
Por Dayane Borges
Na natureza, existem diversos elementos químicos. Alguns são mais fáceis de serem encontrados, enquanto outros, precisam ser produzidos em laboratório, por meio de reações químicas. Um desses elementos é a amônia, também chamada de amoníaco, produzida por meio do processo Haber-Bosch.
O processo Haber-Bosch é o mais comum utilizado para obtenção da amônia. Entretanto, também utilizam-se mais dois processos para gerar o elemento. Ou seja, o processo de Claude e Solvay. De forma geral, cada processo exige uma maneira diferente de funcionamento.
No caso do mais utilizado, o Haber-Bosch, ocorre a reação do nitrogênio e do hidrogênio, à temperaturas elevadas e pressão alta. Assim, o elemento químico em questão é formado por um átomo de hidrogênio que se liga a três átomos de hidrogênio, por meio da ligação simples.
Características da amônia
Em síntese, a amônia é uma molécula constituída por um átomo de nitrogênio que se liga, de forma simples, a três átomos de hidrogênio. Os três processos utilizados para obtenção do elemento químico, como já dissemos, são Haber-Bosch, Claude e Solvay, cada qual com características específicas.
O processo Haber-Bosch, neste caso, é a forma mais comum para se obter amônia. A molécula de amônia, quando em temperatura ambiente e pressão atmosférica, se transforma em gás incolor, sendo altamente corrosivo e tóxico, quando em contato com ambientes úmidos.
De forma geral, é um gás que possui odor semelhante ao da urina, sendo irritante e solúvel em água. O transporte desse tipo de elemento ocorre em cilindros de aço, quando em estado líquido. Além disso, quando posta em meio aquoso, a amônia se transforma em hidróxido de amônio (NH4OH).
Utilização da amônia
A utilização da amônia pode ser vista de diversas maneiras, principalmente, como matéria-prima. Assim, utiliza-se o composto químico na fabricação de fertilizantes agrícolas, plásticos e fibras, além de explosivos e produtos de limpeza.
Além disso, o amoníaco é utilizado para extrair diversos metais, como o molibdênio, o níquel e o cobre, além de outros minérios. Para a fabricação de fertilizantes, é utilizado sulfato de amônio, nitrato de amônio, fosfato de amônia e a ureia.
Já, na preparação de explosivos, utiliza-se o ácido nítrico como produto químico. Na produção de fibras e plásticos, utiliza-se o amoníaco no nylon e em outras poliamidas. Além disso, nos produtos de limpeza, utilizam a matéria-prima da amônia em detergentes e amaciantes de roupa.
Processos para obtenção da amônia
Primeiramente, o processo mais comum para obtenção da molécula de amoníaco é o Haber-Bosch. Porém, também utilizam-se outros dois processos, Claude e Solvay, em reações químicas.
Neste caso, o processo de Haber-Bosch – nome que advém dos criadores Fritz Haber e Carl Bosch – realiza-se por meio do aquecimento do nitrogênio combinado com hidrogênio.
Assim, os compostos químicos elevam-se a uma temperatura que varia entre 500 e 600 °C, junto à pressão atmosférica, de 200. Para esta reação, utiliza-se o catalisador (ósmio ou urânio). Lembrando que, catalisadores são substâncias responsáveis pela modificação da velocidade de uma reação química.
Já o processo de Claude se assemelha ao processo Haber-Bosch por conta da temperatura da reação, que ocorre também entre 500 e 600 °C. Nesse sentido, o que diferencia os dois processos é a pressão exercida. No caso do processo de Claude, a pressão é bem menor, cerca de 1,00 atmosfera. Além disso, o catalizador utilizado é o ferro.
Por fim, o processo Solvay ocorre a partir da reação da cal viva quente, ou seja, o óxido de cálcio junto ao cloreto de amônio. Nesse sentido, a reação química assume a seguinte fórmula: 2 NH4Cl + CaO → CaCl2 + 2 NH3 + H2O.
Você sabia?
Ao passo que trata-se de um gás altamente tóxico, a amônia pode causar diversos danos à saúde humana. Por exemplo, irritação nas vias respiratórias, estômago, boca e garganta. Portanto, quando o gás é inalado, pode ocorrer dificuldade para respirar e, como consequência, inflamação no sistema respiratório.
E então, o que achou da matéria? Pois bem, se gostou, confira também o que são Alcenos e qual a definição de Polimerização.
Fontes: Info Escola, Educação UOL e Quero Bolsa
Bibliografia:
- CHAGAS, Aécio Pereira. A síntese da amônia: alguns aspectos históricos. Química Nova, [S.L.], v. 30, n. 1, p. 240-247, fev. 2007. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422007000100039.
- LORENA, Susana. Amônia. [20–]. Disponível em: https://www.infoescola.com/compostos-quimicos/amonia/. Acesso em: 1 jul. 2020.
- SILVA, Erivanildo Lopes da. Amônia: propriedades e usos. Propriedades e usos. [20–]. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/amonia-propriedades-e-usos.htm. Acesso em: 1 jul. 2020.
Imagens: Pensaração, Mestre sabe, Afnews e Cleanpng
Comentários