Antilhas, o que são? História, características e principais ilhas

Antilhas são um conjunto de ilhas que se estendem da Flórida, indo até a América do Sul. Todavia, são também conhecidas como Caribe.

Antilhas, o que são? História e principais ilhas

Antes de mais nada, as Antilhas são um conjunto de ilhas que fazem parte da América Central, com fronteiras entre o Mar do Caribe, o Golfo do México e o Oceano Atlântico. Todavia, essa região do continente americano separa o Mar do Caribe do Atlântico, sendo conhecida também como Caribe.

Nesse sentido, esse conjunto de ilhas está dividido em três grupos importantes, conhecidos como Grandes Antilhas (oeste), Pequenas Antilhas (sudeste) e o arquipélago de Lucayan, dividido entre as Bahamas e as ilhas Turks e Caicos, localizado mais a norte.

Essas ilhas estão localizadas na Placa do Caribe, que engloba também boa parte do continente americano. O idioma falado pelos quase 40 mil habitantes é o espanhol e a atividade econômica que rege a maioria das atividades comerciais por lá é o turismo.

História das Antilhas

Antes da chegada de Cristóvão Colombo ao território, em 1492, a região das Antilhas tinha entre 200 mil e mais de um milhão de indígenas americanos que habitavam o local. Pensando estar na Ásia, mais precisamente nas Índias Orientais, Colombo acabou por chamar os habitantes das ilhas de índios.

Cristóvão Colombo e as caravelas portuguesas.

Após descer primeiramente nas Bahamas, Cristóvão Colombo acabou por conhecer Cuba, para posteriormente conhecer a ilha de Hispaniola (ilha de São Domingos), segunda maior ilha do arquipélago, com 76 mil km² de área total.

Os europeus passaram a explorar a região e em pouco tempo tinha todo o domínio das Antilhas. Entretanto, em 1804 o Haiti se tornou independente da França, seguido por República Dominicana e Cuba, em 1902. Todavia, foi na segunda metade do século XX que a maioria dos países das Antilhas conseguiram a sua independência.

Principais ilhas

As Antilhas são o cume de duas grandes cadeias montanhosas que estão no oceano e emergem sob o conjunto de todas as ilhas do arquipélago. Todavia, estão divididas em Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas.

Grandes Antilhas

Reúne as maiores ilhas: Cuba, Jamaica, Porto Rico e Hispaniola ou ilha de São Domingos, dividida entre Haiti e República Dominicana. Territórios não-independentes como as Ilhas Cayman (colônia britânica), a Ilha Navassa e Porto Rico (associados aos EUA) fazem parte da região.

antilhas
Havana: a bela capital de Cuba.

Havana, com pouco mais de 2 milhões de habitantes, é o principal centro. Outras cidades também importantes são Santo Domingo (República Dominicana), San Juan (Porto Rico) e George Town, nas Ilhas Cayman.

Pequenas Antilhas

Este conjunto de ilhas menores, situado a sudeste das Grandes Antilhas, está disposto em formato de arco e possui cerca de 18 vulcões em mais de 700 km. Todavia, a região também serve de encontro para as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul.

As Ilhas de Sotavento abrangem as Ilhas Virgens Britânicas, as Ilhas Virgens Americanas, além de Anguila, São Martinho, São Bartolomeu, Saba, Santo Eustáquio, São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda, Montserrat e Guadalupe.

ilhas granadinas
Ilha de São Vicente e Granadinas.

Por fim, as ilhas de Barlavento estão ao sul e abrangem Dominica, Martinica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada. Próximas à costa da América do Sul estão as ilhas de Bonaire, Curaçao, Aruba e Trinidad e Tobago.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: América Latina – História, países, economia e aspectos geográficos.

Fontes: Info Escola, Escola Britannica, Estudo Kids

Imagens: Enciclopédia Global, Toda Matéria, Catraca Livre, Road For Two

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.