Apollo 11: missão que levou o homem à Lua

O Apollo 11 foi uma missão espacial feita pela Nasa em julho de 1969. Foi por meio dessa missão que o homem pisou na lua pela 1ª vez.

O Apollo 11 foi uma missão espacial feita pela Nasa em julho de 1969. Foi por meio dessa missão que o homem pisou na lua pela 1ª vez.

A bordo do módulo de comando Columbia, estavam os astronautas Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong.

Sendo que Buzz Aldrin e Neil Armstrong ficaram pouco mais de duas horas no exterior do módulo Eagle, enquanto o piloto Michael Collins pilotava o módulo de controle, na órbita da Lua.

Enquanto isso, os dois instalaram sobre a superfície da Lua uma grande quantidade de aparelhos de medida e detectores.

Na época da missão Apollo 11, os Estados Unidos e a União Soviética estavam no auge da Guerra Fria. Sendo assim, ambos os países disputavam a hegemonia da exploração espacial.

Portanto, o objetivo dos EUA ao mandar o homem para a lua, era provar que os EUA estavam à frente da União Soviética.

Ou seja, a ida do homem à lua estava relacionada mais a uma questão política do que científica, já que havia uma disputa política entre os EUA e a União Soviética.

Contexto histórico da Apollo 11: Corrida espacial

A missão Apollo 11 ocorreu dentro do contexto histórico de corrida espacial. Em resumo, na época existia uma disputa entre os EUA  e a União Soviética pela hegemonia da exploração espacial.

Sendo que essa competição existia por causa da Guerra Fria. Na década de 1950, os EUA e a União Soviética tinham programas de construção de um satélite que orbitaria a Terra.

Os soviéticos venceram essa primeira disputa. Isso porque eles lançaram o Sputnik 1, em 4 de outubro de 1957. Com isso, teve início a corrida espacial, que durou até 1975.

Portanto, entre 1957 e 1975, norte-americanos e soviéticos aplicaram grandes somas de dinheiro nessa competição.

Em resposta ao envio de um satélite pelos soviéticos, os EUA enviaram o satélite Explorer 1. Além disso, eles criaram a Nasa — a National Aeronautics and Space Administration.

Em síntese, a Nasa foi criada para coordenar todo o programa norte-americano de exploração espacial. Em abril 1961, os soviéticos conseguiram enviar o primeiro homem ao espaço.

Pouco depois, em maio de 1961, os EUA também conseguiram enviar um homem ao espaço. Apesar dos EUA também terem conseguido, os soviéticos tinham feito isso primeiro.

Sendo assim, o então presidente dos EUA John F. Kennedy anunciou, a intenção de levar o homem à Lua.

Desse modo, o programa Apollo ganhou força. Sendo que ele tinha como foco viabilizar o envio de expedições tripuladas para nosso satélite natural.

Apollo 11

Apollo 11 foi a primeira nave espacial tripulada a pousar na Lua. Além disso, o Apollo 11 foi a missão mais famosa já feita pela NASA.

Os astronautas estadunidenses Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram pela 1ª vez na lua no dia 20 de julho de 1969, seis horas após sua alunissagem.

Eles ficaram pouco mais de duas horas no exterior do módulo Eagle, enquanto o piloto Michael Collins pilotava o módulo de controle, na órbita da Lua.

Nesse tempo, Armstrong e Aldrin instalaram sobre a superfície da Lua uma grande quantidade de aparelhos de medida e detectores.

Além disso, eles tiraram um grande número de fotos e coletaram pouco mais de 20 kg de amostras de rochas e pó do solo lunar.

Vale destacar que, desde o anúncio da intenção do homem pisar na lua, 20 outras viagens espaciais foram feitas por astronautas da NASA.

Contudo, em nenhuma dessas viagens, o homem havia pisado em território extraterrestre.

Enfim, os primeiros passos de Neil Armstrong sobre na lua foram transmitidos ao vivo para cerca de seis milhões de telespectadores.

1- Lançamento da missão Apollo 11

No dia 16 de julho de 1969, o foguete Saturn V lançou a espaçonave Apollo 11, com base no Cabo Canaveral, na Ilha Merrit, Florida.

Cerca de 2 minutos e 40 segundos depois do lançamento, o primeiro estágio do foguete foi desprendido, e a espaçonave Apollo 11 entrou na órbita da Terra a uma altura de 185 km, após 12 minutos de voo.

2- Descida

Armstrong e Aldrin entraram no Eagle às 12h52min00s UTC de 20 de julho e começaram as preparações finais para a realização da descida lunar.

Às 17h44min00s o Eagle se separou do Columbia Collins, ficou sozinho no Columbia e inspecionou o Eagle enquanto este manobrava na sua frente a fim de garantir que a nave não estava danificada e que os trens de pouso estavam propriamente estendidos.

3- Alunissagem

Armstrong percebeu que o alvo de alunissagem do computador estava em uma área pedregosa perto de uma cratera de 91 metros de diâmetro, logo ele assumiu o controle semiautomático.

Armstrong encontrou um pedaço limpo de superfície e manobrou a nave. Mas descobriu que seu novo local de alunissagem tinha uma cratera. Portanto, ele passou da cratera e encontrou outro local nivelado.

4- Caminhada

Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram pela 1ª vez na lua no dia 20 de julho de 1969, seis horas após sua alunissagem. Sendo que a caminhada pela lua foi gravada e transmitida ao vivo.

Enquanto estavam na lua, os astronautas tiraram muitas fotos e coletaram pouco mais de 20 kg de amostras de rochas e pó do solo lunar. Além disso, eles instalaram grande quantidade de aparelhos de medida e detectores.

5- Subida

Às 5h01min UTC a escotilha foi fechada, os astronautas pressurizaram o Módulo Lunar e foram dormir. Eles descansaram por sete horas e foram acordados pelo Controle da Missão para se prepararem para o voo de retorno.

Desse modo, eles ligaram o motor de subida do Eagle duas horas depois, às 17h54min00s UTC, e foram se reencontrar com Collins a bordo do Columbia em órbita.

6- Em órbita

No Módulo de Comando Collins passou o dia orbitando a Lua sozinho. Uma das suas tarefas era identificar visualmente o Módulo Lunar na superfície.

Além disso, ele fez atividades de manutenção em uma de suas passagens atrás da Lua como, por exemplo, despejar o excesso de água produzida pelas células de combustível e preparar a cabine para o retorno de Amrstrong e Aldrin.

7- Retorno da Apollo 11

Eagle reencontrou com o Columbia às 21h24min UTC do dia 21 de julho, com os dois acoplando onze minutos depois. Dessa forma, o estágio de subida foi descartado na órbita lunar às 23h41min UTC.

8- Amerissagem

O porta-aviões USS Hornet, sob o comando do capitão Carl J. Seiberlich, foi selecionado no dia 5 de junho como a embarcação de recuperação primária para a Apollo 11.

Os paraquedas do Columbia abriram às 16h44min UTC (5h44min no horário local). A nave amerrissou sete minutos depois, a 2 660 quilômetros ao leste da Ilha Wake, 380 quilômetros ao sul do Atol Johnston e 24 quilômetros de distância do Hornet.

Durante a amerrisagem o Columbia virou de cabeça para baixo, mas foi colocado na posição correta por sacos de flutuação acionados pelos astronautas.

Um helicóptero ficou pairando sobre a nave e um mergulhador prendeu uma âncora para impedir que ela ficasse à deriva.

Posteriormente, os mergulhadores passaram para os astronautas vestuários de isolamento biológico. As chances de que os astronautas trouxessem alguma espécie de agente patogênico da superfície lunar eram pequenas.

Contudo, a NASA tomou preocupações no local da recuperação. Por exemplo, uma solução de hipoclorito de sódio foi esfregada nos astronautas e o Columbia foi limpado com Betadine para remover qualquer poeira lunar que ainda pudesse estar presente.

Programa Apollo

O programa Apollo nasceu com o intuito de enviar expedições para a órbita lunar. No entanto, ele foi modificado para viabilizar uma expedição tripulada à Lua.

Uma curiosidade é que o nome do programa é uma referência ao deus grego Apolo, muito associado com as colonizações feitas pelos gregos antigos ao redor do Mar Mediterrâneo.

As principais missões do programa Apollo foram:

Apollo 1

Primeiramente, o lançamento da Apollo 1 ocorreu no dia 27 de janeiro de 1967. No entanto, essa missão foi um desastre e causou a morte de três astronautas: Gus Grissom, Edward White e Roger Chafee.

Em resumo, houve uma falha elétrica que provocou um incêndio no interior da cápsula em que estavam os três astronautas.

Sendo assim, todos eles tiveram queimaduras de terceiro grau e morreram por causa da inalação de monóxido de carbono.

Houve uma intensa investigação sobre as causas dos acidentes e ocorreram mudanças no programa depois disso.

Apollo 4

O lançamento da missão Apollo 4 foi em 9 de novembro de 1967. Em síntese, ela foi uma missão não tripulada e todas as suas etapas foram realizadas com sucesso.

Apollo 5

O lançamento da missão Apollo 5 foi em 22 de janeiro de 1968 como um teste para o módulo lunar (um aterrizador). Essa missão foi um sucesso.

Apollo 6

Já em 14 de abril de 1968 houve o lançamento da missão Apollo 6. Em resumo, ela tinha como intuito fazer testes semelhantes aos feitos pela Apollo 4.

Entretanto, essa tentativa teve algumas falhas de execução que foram analisadas e solucionadas posteriormente.

Apollo 7

A Apollo 7 foi a primeira expedição tripulada, depois da Apollo 1. O lançamento foi em 11 de outubro de 1968. Estavam a bordo três astronautas: Wally Schirra, Donn Eisele e Walter Cunningham.

A missão durou quase 11 dias e os astronautas ficaram na órbita terrestre. Durante o tempo que durou a missão, foram transmitidas imagens em tempo real do espaço para a Terra.

Apollo 8

A missão Apollo 8 foi a primeira expedição tripulada a ser enviada para a órbita da Lua. Ela foi lançada às 7h 51 min no horário local do dia 21 de dezembro de 1968.

Os três astronautas envolvidos na Apollo 8 foram: Frank Borman, James Lovell e William Anders. Em síntese, a Apollo 8 ficou na órbita lunar durante 20 horas e depois voltou para a Terra.

Apollo 9 e 10

As expedições Apollo 9 e Apollo 10 fizeram os últimos testes relacionados com alunissagem (pouso na lua), manobras e acoplagem. Sendo que ambas tinham tripulação.

O lançamento da primeira foi em março de 1969, e a segunda, em maio de 1969. Por fim, depois de todos os testes na Apollo 10, organizou-se a expedição que enfim faria o homem pisar na lua: a Apollo 11.

Apollo 11 e a motivação de ir à Lua

A decisão do homem ir até a lua, foi uma resposta à União Soviética. Isso porque, em abril 1961, os soviéticos conseguiram enviar o primeiro homem ao espaço.

Posteriormente, em maio de 1961 os EUA também conseguiram enviar um homem ao espaço. Apesar dos EUA também terem conseguido, os soviéticos tinham feito isso primeiro.

Sendo assim, o então presidente dos EUA John F. Kennedy, anunciou que os EUA iria levar o homem à lua.

Portanto, a decisão do homem pisar na lua estava relacionada mais a uma questão política do que científica.

Isso porque o contexto era de Guerra Fria. Ou seja, era uma disputa política entre os EUA e a União Soviética.

LEIA MAIS

Por que o espaço é escuro?

Uma espaçonave humana poderia chegar até o sol?

7 coisas estranhas que acontecem com o seu corpo no espaço

Você sabia que um chimpanzé já foi para o Espaço? Descubra se ele conseguiu voltar

Fim do Universo: teorias assustadoras sobre essa possibilidade

Por que a lua não cai? Teoria de Isaac Newton explica

Distância da Terra ao Sol – Unidade, características do Sol e curiosidades

Fontes: Wikipédia, Brasil escola e Mundo educação.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.