Geografia

Arquipélago – Conceito, tipos, características e principais exemplos

Arquipélago é um conjunto de ilhas que possuem a mesma origem, formação e localização próxima, reunindo riqueza animal e vegetal.

Continue lendo após a publicidade

Um arquipélago pode ser definido como uma formação geológica localizada, geralmente, em mar aberto e composto por um conjunto de ilhas. Em sua maioria, podem ser encontradas nos oceanos, todavia ele também pode surgir em lagos ou rios.

Entre suas características, as ilhas que pertencem a um único arquipélago possuem a mesma origem e estrutura, além da proximidade. Em relação às suas origens, podem surgir de diferentes maneiras, sendo a maioria proveniente da solidificação do magma vulcânico, que entra em erupção após a movimentação das placas tectônicas.

Conheça em seguida os principais tipos de arquipélagos, onde estão localizados os mais conhecidos e quantos existem ao redor do mundo.

Características

Embora não exista uma quantidade definida do número de arquipélagos espalhados ao redor do mundo, já existem pesquisas que estudam o potencial das ilhas e suas características.

Continue lendo após a publicidade
Arquipélago: conceito, tipos, características e principais exemplos
Conexão Planeta

Um estudo de 2013 da Universidade de Gottingen, na Alemanha, em parceria com a Universidade Yale, nos Estados Unidos, reuniu pesquisadores que quantificaram dados de 17.883 ilhas marinhas.

A pesquisa procurou analisar diferentes variáveis a respeito de aspectos climáticos e ecológicos com o objetivo de estimular e criar medidas de conservação da biodiversidade presente nesses locais.

Nesse sentido, concluiu-se que esses arquipélagos representam apenas 5% da área terrestre total do planeta. De maneira idêntica, foi verificado que 65% das ilhas eram tropicais, a maioria com clima úmido e mais ameno.

Ademais, as ilhas com maior diversidade local foram encontradas no Caribe, Sudeste Asiático e Mediterrâneo, com destaque às Ilhas Galápagos (Equador), Havaí (Estados Unidos) e Ilhas Canárias (Espanha).

Continue lendo após a publicidade

Tipos

Em suma, os arquipélagos podem ser vulcânicos, continentais ou coralinos. Conheça abaixo cada um deles:

Arquipélagos vulcânicos

Embora muitos desconheçam, no fundo dos oceanos existem diversos vulcões inativos que são primordiais na formação das ilhas e arquipélagos.

Falando de Viagem

Quando eles entram em atividade, no decorrer de milhares de anos, expelem lava em grandes quantidades, que acabam por se acumular e alcançar o limite da água, formando os conjuntos de ilhas. Dessa forma, a maior parte dessas formações acaba surgindo desse fenômeno, que por sua vez costuma ocorrer longe dos continentes.

Entre os principais exemplos estão o arquipélago do Japão, do Havaí, de Açores e da Indonésia, sendo este último o maior do mundo.

Continue lendo após a publicidade

Arquipélagos continentais

Em primeiro lugar, essa formação está diretamente relacionada à movimentação das placas tectônicas. Ao estudar sobre a origem dos continentes, verificamos a dissolução da Pangeia, que era o único continente que formava o planeta durante a Era Paleozoica.

Arquipélago: conceito, tipos, características e principais exemplos
HF Urbanismo

Ao se movimentarem, essas placas acabaram por originar um processo de separação do continente, formando pedaços de terra próximos à costa e que constituem esse tipo de arquipélago.

Arquipélagos coralinos

Os arquipélagos coralinos são formados a partir da atividade conjunta dos recifes de corais e atóis, que se fixam sobre rochas submersas. Desse modo, eles podem ser encontrados em rochas que contenham temperatura acima de 20°C.

Arquipélago: conceito, tipos, características e principais exemplos
Jornal GGN

A teoria mais aceita a respeito desse processo de formação provêm do naturalista Charles Darwin, que defendia a origem a partir da ação do mar sobre o carbonato de cálcio presente no exoesqueleto dos corais.

Continue lendo após a publicidade

Principais exemplos

Entre os principais, podem ser destacados os arquipélagos das Maldivas, das Bahamas, da Indonésia, do Havaí, entre outros. No Brasil, destacam-se as ilhas de Fernando de Noronha e de Abrolhos.

Arquipélago da Indonésia

Esse é o maior arquipélago do mundo, localizado entre os oceanos Índico e Pacífico e é reconhecido pela paisagem paradisíaca, com destaque ao surf.

Esse arquipélago conta, inclusive, com áreas de preservação de vulcões, com destaque ao parque Bromo Tengger e a Ilha das Flores. Ademais, é também conhecido pela presença de templos budistas e também pela riqueza gastronômica, proveniente da culinária asiática.

Iati Seguros

Por outro lado, as ilhas principais são a de Java, Ilha dos Deuses e o Parque Nacional de Komodo, que reúne a Ilha de Komodo, a Ilha Rinca e a Ilha Padar.

Continue lendo após a publicidade

Arquipélago de Galápagos

Localizado no Equador, possui uma das maiores riquezas em fauna marinha do mundo, abrigando tartarugas gigantes, iguanas, pinguins e lagartos.

Do mesmo modo, é possível conhecer a Ilha Santa Cruz, que conta com a presença de cânions de água doce e túneis de lava vulcânica e a Ilha Plazas Sul, que comporta tapetes de algas vermelhas, tartarugas marinhas e tubarões brancos.

Arquipélago: conceito, tipos, características e principais exemplos
G1

Ademais, a Ilha Isabela conta com mais de 4 mil quilômetros quadrados e seis vulcões ativos, com destaque ao Vulcão Sierra Negra, com a segunda maior cratera do mundo.

Arquipélago das Maldivas

Esse arquipélago é um dos mais conhecidos graças a beleza de suas praias e águas limpíssimas, atraindo a atenção de turistas do mundo todo.

Continue lendo após a publicidade

As Ilhas Maldivas estão localizadas no país menos populoso da Ásia e se encontram em 1.196, das quais pouco mais de 200 são habitadas. A altitude mais baixa também pertence a esse arquipélago, com uma média de altitude de 1,5 m.

Kangaroo

Dessa forma, as principais são a Ilha Hulhumale, Ilha Dhiffushi, o Ari Atoll (com mais de 20 ilhas) e o Male Atoll, com 107 ilhas.

Arquipélago de Fernando de Noronha

Essa é uma das atrações turísticas mais conhecidas do Brasil. Conjunto de ilhas pertencente ao estado de Pernambuco (PE), localizada a 545 quilômetros do estado brasileiro e com 17 quilômetros quadrados de extensão.

Arquipélago: conceito, tipos, características e principais exemplos
Jovem Pan

Seu turismo é sustentável, ou seja, visa a preservação das belezas naturais do local. Ademais, contém vinte e uma ilhas, sendo que a única habitada leva o nome do próprio arquipélago.

Continue lendo após a publicidade

Essa última também é a única disponível à visitação, sendo as demais objeto de estudo por parte de biólogos e ambientalistas, sob a fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

De maneira idêntica, o Arquipélago de Abrolhos está situado a 70 quilômetros da costa baiana e reúne as ilhas Redonda, Sueste, Siriba, Guarita e Santa Bárbara.

O local se destaca pela presença do maior banco de corais do Atlântico Sul, além de reunir espécies diversas de baleias marinhas e jubartes, aves marinhas, peixes e invertebrados, reunindo cerca de 1.300 variações animais.

E aí, gostou de saber sobre a origem e características dos arquipélagos? Então, confira também o que é relevo submarino.

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Prepara Enem, Infoescola, Brasil Escola, G1, Vamo Comigo, Pisa, Assistente de Viagem, Dicas Barcelona, Noronha Pe, ICMBio

Imagens: Noticias ao Minuto, G1, Conexão Planeta, Falando de Viagem, HF Urbanismo, Jornal GGN, Iati Seguros, Kangaroo, Jovem Pan.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments