Certamente você deve ter ouvido falar bastante nos últimos dias sobre a tragédia socioambiental e cultural, talvez uma das piores que o Brasil já presenciou, ocorrida que começou em Minas Gerais, no Rio Doce, e chegou até o Oceano Atlântico.
Mas, o que trazemos hoje é uma sequência de fotografias que revelam os detalhes dessa tragédia, em imagens ainda não muito divulgadas, escondidas atrás da lama do Rio Doce. O responsável pela produção do documentário e das fotos é Leonardo Merçon, fotógrafo do Instituto Últimos Refúgios.
De acordo com a reportagem do Hypness, que conversou com o fotógrafo sobre o desastre no Rio Doce, o fotógrafo relatou que “Quando chegamos no Rio Doce, a lama ainda não tinha chegado. Fomos subindo o rio, parecia tudo limpo, e a gente estava ficando até feliz, imaginando que a água do rio tinha limpado e que a lama não iria matar tudo”, relatou.
Durante e entrevista, o fotógrafo ainda descreveu o momento quando chegou em Governador Valadares: “havia peixes na superfície da água tentando respirar, tendo um comportamento estranho, tentando saltar da água como se ela estivesse machucando. Caramujos, que são bem sensíveis, preferindo subir na pedra quente, que chegava a queimar se você encostasse, do que ficar naquela água podre”.
Existe solução? Que alternativas o fotógrafo aponta para a tragédia do Rio Doce?
Quando perguntado sobre alternativas ou caminhos para evitar que novas tragédias dessa forma aconteça, Leonardo foi simples e direto na resposta: “Eu imagino que a nossa única chance é reformular o modelo de sociedade, algo mais sustentável que respeite a vida e a natureza”.
Mais detalhes da entrevista sobre Rio Doce:
Instituto Últimos Refúgios
O Instituto Últimos Refúgios é uma instituição sem fins lucrativos, e seu objetivo é a sensibilização ambiental por meio de imagens tocantes. “As pessoas só protegem o que sabem que existe!“. Caso queira conferir o trabalho desse instituto, existem dois meio principais o site oficial e a página no Facebook.
Fonte: Hypness
Crédito Imagens: Leonardo Merçon / Últimos Refúgios