História

Atenas – Origem, democracia e decadência da pólis

Atenas foi uma das principais sociedades da Grécia, também conhecida como o berço da democracia. Foi centro cultural e econômico da região.

Continue lendo após a publicidade

Principal cidade-estado da Grécia Antiga, Atenas foi berço da democracia, sistema político com surgimento no século VI a.C. Com origens que remontam à Civilização Micênica do segundo milênio a.C., a evolução de Atenas fez da cidade um território importante para a Grécia.

Antes de mais nada, Atenas foi um grande centro cultural e o comércio com as regiões vizinhas influenciou bastante a formação desta pólis. Todavia, Atenas é um dos locais mais estudados da Grécia e sua importância para a produção de conhecimento remonta ao Período Clássico.

A pólis passou por períodos de guerra e foi importantíssima para a luta contra os persas, porém viu seu período de declínio acontecer como resultado da derrota para os espartanos, que os venciam na guerra.

Origens de Atenas

Primeiramente, estudos apontam que a presença humana em Atenas e região se deu no período Neolítico, por volta de 5000 a.C. Escavações e estudos arqueológicos descobriram evidências dessa presença em regiões próximas da Ágora e da Acrópole de Atenas.

Continue lendo após a publicidade
antiguidade grécia
Apaixonados por História

A princípio, no período de 1500 a.C., durante a Civilização Micênica, Atenas possivelmente já era uma pequena comunidade com indícios de organização. Localizada na região da Ática, tinha solo pouco fértil para alimentos como o trigo.

Entretanto, por estar localizada nas colinas, uvas e oliveiras eram cultivadas com sucesso, resultando na produção de azeites e vinhos. Todavia, esses ingredientes representam de forma significativa a culinária grega, que tem aspectos mediterrâneos.

Seu nome tem referência à deusa Atena, filha de Zeus e deusa grega da sabedoria e das artes. A decadência da Civilização Micênica enfraqueceu a comunidade organizada que existia em Atenas.

Todavia, por volta dos séculos VIII a.C. e VII a.C. o comércio local ganhou expressão, possibilitando a formação de instituições administrativas da pólis.

Continue lendo após a publicidade
deusa atena
Mitos e Lendas

Organização social e política de Atenas

Durante o período Arcaico, séculos VII – VI a.C., a sociedade de Atenas era dividida em grupos sociais. Por sua vez, estes foram formados a partir da decadência dos chamados genos, que eram unidades de produção baseadas na propriedade comunal.

Esses grupos encontrados em Atenas eram divididos de acordo com o poder econômico e político em cinco diferentes status:

1.Eupátridas – o grupo dos chamados bem-nascidos, constituídos por grandes proprietários de terra. Eram considerados cidadãos.

2.Georgóis – esse grupo ateniense era formado por pequenos proprietários, livres e também considerados como cidadãos.

Continue lendo após a publicidade
democracia ateniense
Info História Brasil

3.Demiúrgos – comerciantes que arrecadavam cada dia mais e também cidadãos.

4.Metecos – eram os estrangeiros. Exerciam o comércio como atividade e não tinha status de cidadãos.

5.Escravos – podiam ser escravizados por dívida e também eram conseguidos através da guerra. Todavia, não possuíam nenhum direito político.

Democracia ateniense

A partir do século VII a.C., a estrutura social de Atenas enfrenta crises e as pressões da sociedade insatisfeita tem como resultado algumas importantes reformas de ordem política e social.

Continue lendo após a publicidade

Essas reformas foram implantadas por diferentes legisladores que passaram pela cidade ao longo dos anos:

1.Drácon – primeiro a propor leis escritas, tinha imposto uma série delas que tinham punição com a morte para quem não as cumprisse. Não promoveu mudanças para classes menos favorecidas.

2.Sólon – aboliu a escravidão por dívida e reduziu privilégios dos bem-nascidos. Elaborou a divisão censitária que levava em conta a renda. Sólon também criou a Bulé, a Eclesia e o Hilieu – conselho de cidadãos, assembleia que votava as leis e tribunal de justiça de Atenas, respectivamente.

sólon democracia atenas
Aventuras na História

3.Clístenes – organizou a população em demos, que eram divididos em tribos que escolhiam seus representantes para participar da Bulé. Estabeleceu os princípios da isonomia, com todos os cidadãos iguais perante a lei e o ostracismo, que era um exílio de dez anos para cidadãos perigosos.

Continue lendo após a publicidade

Embora Clístenes seja considerado o pai da democracia ateniense, foi no período Clássico, com Péricles, que Atenas teve sua democracia impulsionada. Entretanto, a democracia ateniense apresentava diferenças em relação às democracias modernas.

Antes de mais nada, para ser considerado como cidadão ateniense era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, eram excluídos das decisões políticas as mulheres, as crianças, os escravos e os estrangeiros.

Guerras e a decadência da pólis

Após as Guerras Médicas (499 e 449 a.C.), conflito que aconteceu entre gregos e persas, Atenas saiu fortalecida com a liderança na Liga de Delos. Contudo, essa situação começou a despertar uma rivalidade com outras cidades, como Esparta.

O apogeu dos conflitos entre as cidades deu resultado à Guerra do Peloponeso, entre Esparta e Atenas durante 431 a.C. e 404 a.C. Os longos anos de batalhas resultaram na vitória de Esparta e na dissolução da Liga de Delos.

Continue lendo após a publicidade
atenas e esparta
Guerra do Peloponeso

Todavia, essas ações enfraqueceram Atenas, dando fim à sua era de ouro. Entretanto, a cidade foi importante estrategicamente e culturalmente para grande parte da humanidade clássica e antiga.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também: Aristóteles, quem foi? História, principais ideias filosóficas e obras escritas.

Fontes: Brasil Escola, Info Escola, Quero Bolsa, Civitalis

Imagens: Uol, Apaixonados por História, Mitos e Lendas, Info História Brasil, Aventuras na História, Prof. Raphael

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments