Biologia

Os benefícios das bactérias presentes no corpo humano para a saúde

Existem muitas bactérias presentes no corpo humano, que são fundamentais para o correto funcionamento do nosso corpo e manutenção da saúde.

Continue lendo após a publicidade

As bactérias muitas vezes são vistas como vilãs. No entanto, muitas delas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Desse modo, é importante conhecer quais são as bactérias presentes no corpo humano.

Para você ter uma ideia, os cientistas estimam que temos milhares de espécies de microrganismos em nossos corpos, sobretudo bactérias.

São tantos os microrganismos como bactérias, vírus e protozoários, que juntos eles somam cerca de um quilo do peso de um adulto. Além disso, os pesquisadores estimam que nós temos mais células de micróbios que células próprias! 

As bactérias do nosso corpo

A existência de micróbios em nosso corpo foi feita pelo holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 – 1723). Em resumo, ele raspou a superfície de um dente e observou no microscópio.

Continue lendo após a publicidade

Foi assim que ele descobriu que existem minúsculos seres vivos no nosso corpo. Apesar disso, os estudos sobre o papel da microbiota são recentes.

É por isso que não existem muitas comprovações sobre a influência dos micróbios no corpo humano. Mas o fato é que o corpo humano é formado por células que formam tecidos e órgãos.

Porém, além das células, nós temos também várias bactérias em nossos corpos. Sendo que muitas são essenciais para que o nosso organismo funcione de forma adequada.

Conheça as bactérias presentes no corpo humano e curiosidades

Continue lendo após a publicidade

Os microrganismos que fazem parte do corpo humano formam a microbiota, também chamada de microflora e flora.

Como eu te contei na introdução, cerca de 1 kg do corpo são bactérias.  Isso é muito, se considerarmos que as bactérias são seres unicelulares e microscópicos.

Talvez você esteja se perguntando de onde vem tantas bactérias.

Desde que nascemos, a nossa microbiota começa a ser formada. Sendo assim, desde o parto já recebemos várias bactérias da nossa mãe. Conforme vamos crescendo, a quantidade de bactérias vai aumentando.

Continue lendo após a publicidade

É claro que esse número não cresce infinitamente! Com o tempo, a quantidade de bactérias se estabiliza. Portanto, as bactérias são seres que levamos com a gente por toda a vida.

Onde estão as bactérias presentes no corpo humano?

As bactérias estão presentes em várias partes do nosso corpo. Na verdade, é mais fácil perguntar onde elas não estão! Por exemplo, elas estão presentes em locais como:

  • Pele;
  • Boca;
  • Sistema respiratório;
  • Intestino;
  • Estômago.

Conheça as bactérias presentes no corpo humano e curiosidades

Para que você entenda a importância dessas bactérias, vou te dar alguns exemplos da atuação delas no nosso corpo. Existem bactérias no intestino que ajudam na modulação do sistema imune.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, elas atuam na produção de proteínas e vitaminas e na degradação de certos produtos da dieta. Elas ainda protegem o intestino de outras bactérias que podem causar infecções graves. Ou seja, elas são muito importantes! 

Algumas bactérias são boas, mas podem nos prejudicar em alguns casos. Por exemplo, as bactérias presentes na nossa pele, impedem que outras bactérias se estabeleçam.

Neste caso, elas são benéficas. Contudo, elas podem nos contaminar, se ocorrer alguma lesão e nosso sistema imunológico estiver comprometido.

A dieta e as bactérias

Em 2013, foi publicado um estudo pela revista Science. Sendo que o estudo foi desenvolvido pela equipe do pesquisador norte-americano Jeffrey Gordon, da Universidade de Washington.

Continue lendo após a publicidade

Em síntese, ele mostrou que as bactérias no nosso intestino influenciam o metabolismo. Para chegar a essa conclusão, foi injetado bactérias no intestino de camundongos.

Os que receberam bactérias do intestino de pessoas obesas ganharam mais peso. Já os que receberam de pessoas magras ganharam menos peso.

Além disso, os animais obesos e magros foram colocados na mesma gaiola. Com isso, eles consumiram os excrementos uns dos outros.

Conheça as bactérias presentes no corpo humano e curiosidades

Continue lendo após a publicidade

Sendo assim, as bactérias foram transmitidas entre eles. O resultado disso é que os obesos foram afetados pelas bactérias dos magros. Mas os magros não foram afetados pelos obesos.

Por fim, os animais foram alimentados com duas dietas modernas. Na 1º dieta, a comida era rica em fibras e pobre em gorduras saturadas.

Já a 2º era pobre em fibras e rica em gorduras. Com isso, os obesos em dieta saudável obtiveram boas bactérias intestinais. Logo, o seu metabolismo foi mudado.

Porém, com a dieta pobre em fibras e rica em gordura saturada, os obesos não obtiveram bactérias que impedem o ganho de peso. Em resumo: a dieta está ligada à microbiota.

Continue lendo após a publicidade

Mocinhas ou vilãs?

Como você já deve ter notado, muitas bactérias são essenciais na nossa vida. Apesar disso, quando ouvimos a palavra bactéria, geralmente pensamos em coisas ruins, certo? Bem, existe uma razão para essa reação.

Isso porque, muitas de fato são vilãs. Esse tipo de bactéria pode entrar por nosso corpo por meio das mucosas, lesões na pele e inalação, por exemplo.

Em casos graves, se elas atingirem a corrente sanguínea, elas podem se disseminar rapidamente pelo organismo. Com isso, elas podem causar danos ao cérebro, pulmões, coração e outros órgãos.

Continue lendo após a publicidade

Portanto, as bactérias podem ser mocinhas ou vilãs. É por isso que o cuidado com o corpo deve ser feito de forma correta.

Se você sair tomando qualquer tipo de remédio, pode acabar matando as bactérias boas. Logo, você pode ter vários problemas. 

Curiosidades sobre as bactérias presentes no corpo humano

Existem algumas curiosidades sobre as bactérias presentes no corpo humano que são bem legais:

1- Boca. Estima-se que na boca existam mais de 500 espécies de bactérias. Sendo que essas bactérias vivem na nossa mucosa bucal e evitam a proliferação de novas bactérias e fungos.

Continue lendo após a publicidade

2- Genes. Você sabia que se levarmos em conta os genes microbianos do corpo, eles são 100 vezes mais do que os nossos? Ou seja, é como se a gente fosse 99% de genes microbianos e apenas 1% de genes humanos!

3- Parto. Nós recebemos bactérias desde o parto. Pois é, as nossas primeiras bactérias vêm do canal vaginal das nossas mães.

Mas e no caso de cesárea? Neste caso, as primeiras bactérias derivam do ambiente hospitalar. Dessa forma, quem nasce de parto do tipo cesárea, não recebe essa importante forma de proteção que o parto normal dá.

Continue lendo após a publicidade

Vale destacar que essas bactérias recebidas no parto normal formam um tipo de capa no corpo do recém-nascido. Isso é importante pois os bebês não têm o sistema imune desenvolvido ainda.

Alguns estudos indicam até mesmo, que os nascidos por meio de cesárea têm um risco maior de ter sobrepeso. Tudo isso pois a microbiota de quem nasce de parto normal e cesárea é diferente.

E aí, gostou de aprender sobre as bactérias que temos no corpo? Então aproveite para aprender também sobre: o que são víruso que é plasma; cores dos olhos; o que são corais; o que são óvulos e, por fim, Tipos de sangue, quais são? Quem doa para quem e requisitos de doação.

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments