Biologia

Biologia: Origem, História e áreas de estudos

A biologia estuda as formas de vida, funcionamento dos organismos e fenômenos naturais, além dos processos e relações entre os seres vivos.

Continue lendo após a publicidade

Durante o período que passamos na escola, nos deparamos com diversas disciplinas que ajudam no processo de aprendizagem. Um delas, e uma das mais fascinantes, é a Biologia. Assim, Biologia é a ciência encarregada pelo estudo da vida e dos seres vivos do planeta. Além disso, possui extrema importância nos estudos dos ecossistemas e nas maneiras de preservação.

Dessa forma, a Biologia está presente desde a antiguidade quando a vida teve início no Planta Terra. Assim, tenta, por meio de diversos mecanismos, entender e explicar como a vida teve origem. A propósito, as áreas biológicas se desenvolvem de diversas maneiras com intuito de se aprofundar nos diferentes temas que circundam a vida.

Além disso, são os estudos biológicos que o entendimento relacionado ao corpo e a mente são desenvolvidos. Assim, com a Biologia, pensamentos sobre a realidade que nos cerca e o modo como operamos a vida. Dessa forma, o conhecimento é possível em decorrência dos estudos desenvolvidos nas áreas biológicas.

Definições de Biologia

O termo Biologia vem da junção de dois termos gregos. Assim, bio significa vida e logos remete a estudo. Nesse sentido, a os estudos biológicos falam dos seres vivos e de seus aspectos, ou seja, o estudo da vida. Dessa forma, os estudos biológicos vão desde o entendimento de organismo microscópicos até os maiores seres vivos que habitam o planeta.

Continue lendo após a publicidade

Vale lembrar, que os estudos bilógicos remetem à civilizações muito antigas, na Mesopotâmia essa ciencia fazia parte da filosofia natural. Por outro lado, existiu também estudos biológios no Egito, na India e na China antiga. Na Grécia antiga os estudos relativos a biologia foram feitos por Aristóteles em sua obra “história dos Animais”.

Biologia, o que é? Origem, definição, áreas de estudos e importância
Uma mosca-da-flor, vida em movimento. Fonte: Wikipédia

Basicamente, os estudos da biologia servem para identificar o nível molecular e as interações existentes entre as espécies da Terra. Contudo, com os estudos biológicos é possível entender as estruturas corporais dos animais, inclusive do seres humanos, além das relações existentes entre cada espécie. Além disso, a percepção de mudança em cada ser e, até mesmo no tempo, é consequência dos estudos biológicos.

Um ponto muito importante é em relação aos estudos de doenças. Isso porque, é com a Biologia que cientistas descobrem todos os dias novas formas de cura, além de tratamentos para amenizar doenças crônicas, por exemplo. Dessa forma, a Biologia apresenta diversas áreas, cada qual com ramificações e diversificações específicas.

Vale lembrar, que existem três unidades reconhecidas nos estudos biológicos:

Continue lendo após a publicidade
  • Células: Unidade básica da vida
  • Genes: Unidade básica da hereditariedade
  • Evolução: Unidade motora que impulsiona a origem e extinção das espécies

Áreas de estudo

A Biologia é uma ciência que se divide em diversas áreas. Assim, cada área de estudo se dedica ao estudo de determinado objeto. Dessa forma, os estudos biológicos se dividem da seguinte forma:

  • Anatomia: estuda, principalmente, a estrutura dos seres vivos.
  • Biofísica: prioriza os processos físicos que acontecem nos seres vivos.
  • Biologia Celular: é relacionada com o estudo das células.
  • Biologia Molecular: tem como objeto de estudo as interações bioquímicas que ocorrem nas células.
  • Bioquímica: responsável pelo estudo das reações químicas que ocorrem nos organismos vivos.
  • Botânica: tem como objeto de estudo as plantas.
  • Ecologia: é responsável por estudar a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
  • Embriologia: estuda o desenvolvimento embrionário dos seres vivos.
  • Evolução: preocupa-se em conhecer e compreender as mudanças que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo.
  • Ficologia: tem como objeto de estudo as algas.
  • Fisiologia: estuda o funcionamento do corpo dos seres vivos.
  • Genética: tem como objetivo estudar os mecanismos da hereditariedade.
  • Histologia: estuda os tecidos.
  • Imunologia: estuda o sistema imunológico.
  • Microbiologia: estuda os micro-organismos, tais como os vírus e bactérias;
  • Zoologia: tem por objetivo estudar os animais.

Importância da Biologia

A Biologia é uma das áreas de maior relevância quando a questão são os seres humanos e as relações entre os seres vivos. Dessa foma, quem desejo estudar Biologia pode se aventurar no curso de Ciências Biológicas. Além disso, o curso oferece as modalidades de licenciatura e bacharelado.

Dessa forma, o biólogo pode exercer a profissão em áreas como Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; Biotecnologia e produção. Assim, é importante destacar que a Biologia não exite apenas para descrever os seres vivos. Nesse sentido, foi pelo estudo biológico que diversas descobertas em relação à saúde foram possíveis, por exemplo.

Biologia, o que é? Origem, definição, áreas de estudos e importância
Estruturas moleculares. Fonte: Ciência Hoje

Todavia, com os estudos biológicos, resultados surpreendentes, descobertas de remédios e a cura de doenças foram possíveis. Além disso, o desenvolvimento genético é um ponto bastante relevante para a Biologia. Dessa forma, conseguimos entender de forma aprofundada os seres vivos, desde os macro até os microscópicos.

Continue lendo após a publicidade

Autores que colaboraram para os estudos da biologia atual e suas principais pesquisas:

  • Carlos Lineu: taxonomia básica (classificação) para o mudo natural em 1735
  • Jean-Baptiste Lamarck: Evolução das espécies
  • Charles Darwin: Evolução das espécies e seleção natural

Gostou de conhecer um pouco sobre os estudos biológicos e as áreas de atuação? Então, não perde tempo e corre pra ler mais sobre Geografia e Física Quântica

Fontes: Portal Educação, Brasil Escola, Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Ponto Biologia

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments