MENU
Capitais do Brasil – Quais são, regiões e características
As capitais do Brasil ocupam as cinco regiões do país, contam com características próprias e contribuem para a administração federal.
Por Letícia Dias
O território brasileiro possui 8.516.000 km² de extensão, o que lhe confere o título de quinto maior país do mundo. Então, para governar os 211 milhões de habitantes que aqui residem, existem 26 estados e um Distrito Federal. No entanto, qual a função das capitais do Brasil e como elas são divididas?
Pois bem, cada capital federal comporta a sede do governo na qual estão localizados os principais órgãos e instituições governamentais. Sendo assim, todos os estados brasileiros possuem cidades que atuam como suas respectivas sedes administrativas.
As denominadas capitais do Brasil são também as cidades mais desenvolvidas de seus estados, tanto no âmbito político e econômico quanto no sociocultural. Portanto, essas capitais são selecionadas de acordo com seu desenvolvimento, extensão territorial, oferta de trabalho e disponibilidade de recursos públicos.
Ademais, as 27 capitais brasileiras e o Distrito Federal são divididos em cinco regiões do país, sendo elas: norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste.
Capitais do Brasil na região Norte
Rio Branco (AC)
Localizada no estado do Acre (AC), a extensão territorial de Rio Branco é de 8.835 km². Essa capital é conhecida como “Cidade Verde” ou “Capital da Natureza” e, assim como os nomes sugerem, conta com uma rica diversidade natural. A população dessa cidade é de aproximadamente 350 mil habitantes.
Macapá (AP)
Visto que Macapá carrega o título de maior cidade do estado do Amapá (AP), faz sentido a mesma ter sido selecionada como sua capital. Todavia, de todas as capitais brasileiras, essa é a única que não conta com acesso à rodovias interestaduais. De acordo com o IBGE de 2018, a população dessa cidade é de aproximadamente 493 mil habitantes.
Manaus (AM)
Localizada no centro da Floresta Amazônica, Manaus é a capital do Amazonas (AM), o maior estado do Brasil. Além disso, é o maior centro financeiro e industrial da região Norte. Sua área territorial é de 11.401 km² e sua população conta com aproximadamente 2 milhões de habitantes.
Belém (PA)
Belém é a capital do estado do Pará (PA) e possui a maior qualidade de vida da região Norte. Contando com uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, a capital portuária é a segunda mais populosa, ficando atrás apenas de Manaus. Ademais, sua extensão territorial possui 1.059.458 km².
Porto Velho (RO)
Conhecida por fazer fronteira com a Bolívia, Porto Velho é a capital de Rondônia (RO). Com uma área de 34.091 km², a cidade serve de morada para aproximadamente 450 mil habitantes, sendo considerada a quarta mais populosa de toda a região Norte.
Boa Vista (RR)
Às margens do rio Branco é possível encontrar Boa Vista, a capital de Roraima (RR). Contanto com 300 mil habitantes, essa cidade é a mais populosa do estado e se destaca pelo seu formato radial. Costuma receber diversos turistas que vão ao encontro de suas belezas naturais de água doce, os rios e lagos.
Palmas (TO), a mais nova entre as capitais do Brasil
Também chamada de “Princesinha do Brasil”, Palmas está no estado do Tocantins (TO) e é a capital mais nova do país. Apesar da pouca idade, sua população já ultrapassa os 250 mil habitantes. Curiosamente, Palmas foi planejada e desenvolvida para ser capital.
Capitais do Brasil na região Nordeste
Maceió (AL)
Também conhecida como “Paraíso das Águas ou “Caribe Brasileiro”, Maceió é capital do estado de Alagoas (AL). Além de ser um requisitado ponto turístico, a capital brasileira é um importante setor industrial, social e cultural do país. Sua área territorial é de 509,6 km² e abriga uma média de 1.012.387 de habitantes.
Salvador (BA),
Embora Brasília agora ocupe o posto, Salvador foi a primeira capital do Brasil. Localizada no estado da Bahia (BA), a cidade possui fortes raízes com a cultura africana e guarda diversos monumentos históricos. Além disso, Salvador conta com uma intensa atividade artística e cultural e aproximadamente 2,7 milhões de habitantes.
Fortaleza (CE)
Contando com 34 km de praia no litoral atlântico, Fortaleza é a “Terra da Luz” do Ceará (CE). Além disso, a cidade possui aproximadamente 2,643 milhões de habitantes e é a mais populosa do estado. Embora seja reconhecida pelo turismo, suas atividades industriais e comerciais também são notáveis.
São Luís (MA)
Capital do Maranhão (MA), São Luís é banhada pelo Oceano Atlântico. Curiosamente, é a única cidade brasileira que foi fundada por franceses. Além disso, possui 834,8 km² e conta com uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes, o que lhe confere o atributo de cidade mais populosa do estado.
João Pessoa (PB)
A “Capital das Acácias” fica no estado da Paraíba (PB) e é seu importante centro econômico. Ao passo em que conta com aproximadamente 900 mil habitantes, João Pessoa também apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Paraíba. Logo, é uma capital brasileira com excelentes condições e qualidade de vida.
Recife (PE), a mais antiga entre as capitais brasileiras
Enquanto Palmas (TO) é a capital mais jovem do Brasil, Recife é a mais antiga. Localizada em Pernambuco (PE), a cidade também é conhecida como “Veneza Brasileira” devido seus rios e pontes. Ademais, com uma população de aproximadamente 1,5 de habitantes e um elevado IDH, Recife é um grande centro comercial do país.
Teresina (PI)
Teresina é o município mais populoso do estado do Piauí (PI). Além disso, ela é a única capital nordestina que não tem contato com o Oceano Atlântico. Em contrapartida, Teresina possui diversas árvores e uma população aproximada de 850 mil habitantes.
Natal (RN)
Natal fica no Rio Grande do Norte (RN) e possui uma base para o lançamento de foguetes. Sendo assim, a cidade recebe o nome de “Capital Espacial”. Além disso, é um grande centro turístico brasileiro, composto por belas praias e imensas dunas. Natal possui uma população de 850 mil habitantes aproximadamente.
Aracaju (SE)
A capital do Sergipe (SE), Aracaju está localizada no litoral brasileiro. O município é também um importante centro econômico e político do país. Além disso, com uma população de 600 mil habitantes aproximadamente, acaba sendo considerada a cidade menos populosa dentre as capitais nordestinas.
Capitais do Brasil na região Centro-Oeste
Brasília (DF), a cidade interligada com as demais capitais do Brasil
Fundada na década de 60, Brasília também foi uma capital planejada, por isso está localizada no centro do país, afinal, assim pode se conectar com todos os outros estados. A capital do Distrito Federal (DF) é o menor território autônomo do Brasil e guarda a sede do governo. Ademais, a cidade conta com cerca de 2,5 milhões de habitantes.
Goiânia (GO)
Localizada em Goiás (GO) no Planalto Central, Goiânia é a Capital do Cerrado. Embora seja reconhecida por suas extensas áreas verdes, o município é uma referência para a indústria nacional. Dessa forma, contando com uma área metropolitana de 739 km² e mais de um milhão de habitantes, Goiânia é a segunda cidade mais populosa da região.
Cuiabá (MT)
Um importante centro político e comercial nacional, Cuiabá fica no Mato Grosso (MT). Ademais, em sua área de 3.292 km² estão distribuídos aproximadamente 600 mil habitantes. Curiosamente, a capital é conhecida por seu intenso calor, com temperatura média de 32°C.
Campo Grande (MS)
Conhecida por sua “terra roxa” e pela agitada vida noturna, Campo Grande fica no Mato Grosso do Sul (MS). Além de contar com uma área de 8.096 km², sua população aproximada beira os 900 mil habitantes. Aliás, Campo Grande foi fundada por mineiros atraídos por suas pastagens nativas e águas cristalinas.
Capitais do Brasil na região Sudeste
Vitória (ES)
Vitória é a capital do Espírito Santo (ES). Além de contar com uma população de 400 mil habitantes aproximadamente, o município apresenta também um elevado IDH. Ademais, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Vitória é o maior do Brasil.
Belo Horizonte (MG)
Contando com quase 3 milhões de habitantes, Belo Horizonte é a capital mais populosa do estado de Minas Gerais (MG). Curiosamente, a cidade já foi considerada a capital com melhor qualidade de vida de toda América Latina. Ademais, a mesma conta com uma intensa vida cultural e forte industrialização.
Rio de Janeiro (RJ)
Assim como Salvador, o Rio de Janeiro já foi a capital do país. Mundialmente conhecida como “Cidade Maravilhosa”, a cidade é o principal cartão postal do Brasil. Além disso, o município possui aproximadamente 7 milhões de habitantes, se consolidando como a segunda maior cidade do país.
São Paulo (SP), a mais populosa entre todas as capitais brasileiras
Contando com 12 milhões de habitantes, São Paulo é a cidade mais populosa não apenas do país, mas de todo o Hemisfério Sul do globo. Juntamente com cidades como Tóquio e Nova York, São Paulo está entre as maiores megacidades mundiais. Como resultado disso, essa capital é considerada o motor do país.
Capitais do Brasil na região Sul
Curitiba (PR), o melhor índice educacional entre as capitais do Brasil
Além de ser capital do Paraná (PR), Curitiba é mundialmente conhecida por seu baixíssimo índice de analfabetismo e elevado nível de educação. Dessa forma, com seus 1,9 milhões de habitantes, a cidade é considerada um importante centro econômico e administrativo da região Sul.
Florianópolis (SC)
A capital de Santa Catarina (SC) é um influente ponto turístico. Suas praias e paisagens contribuem para que o município atraia turistas de todos os lugares. Além disso, o município possui o melhor IDH do Brasil. Logo, sua população de aproximadamente 450 mil habitantes está em constante crescimento.
Porto Alegre (RS)
Assim como os outros dois estados que compõem a região Sul, o Rio Grande do Sul (RS) possui uma qualidade de vida de alto nível. Todavia, sua industrialização inconsciente tem aumentado o custo de vida, bem como a poluição e a violência. Mesmo diante desse cenário, Porto Alegre conta com 1,5 milhões de habitantes.
E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Regiões no Brasil – quais são, estados, capitais, população, características.
Fontes: Toda Matéria, Escola Kids, Educa Mais Brasil, Brasil Escola, Mundo Educação.
Imagens: Agustin Diaz Gargiulo, Brasil Escola, Brasil Escola, Suporte Geográfico
Comentários