Artes

Características do futurismo: influencias, história e fundamentos

O movimento futurista nasceu na Itália em torno do poeta F. T. Marinetti em 1909, sendo um movimento de elucubração do novo.

Continue lendo após a publicidade

O movimento futurista nasceu na Itália em torno do poeta F. T. Marinetti, em 1909. Basicamente, foi um movimento que se inspirou na aceitação do moderno mundo tecnológico. Portanto, as características do futurismo são:  valorização das máquinas, sons mecânicos, produção em massa e destruição de tudo que era velho.

No entanto, esse movimento teve também repercussão no campo musical. Nesse sentido, os compositores musicais utilizavam uma pequena gama de possibilidades do mundo sonoro.

A estética futurista considerou  o ruído como um elemento de construção musical. Dessa forma, a partir das características do futurismo, houve aplicação dessas ideias na música, artes visuais e poesia.

Vale lembrar que o futurismo foi um movimento de ruptura artística em relação a uma arte tradicional. Porém, não foi um movimento de ruptura ideológica, pois aceitava os valores da revolução industrial, que fundamentaram o capitalismo.

Continue lendo após a publicidade

Características do futurismo aplicado a música

Um dos expoentes do futurismo na música foi o compositor Luigi Russolo (1885-1947). Ele objetivava um tipo de música que tivesse a ver com os sons e ritmo das máquinas e fábricas. Assim, para esse compositor, a música deveria ser uma “arte do Ruído”, necessariamente estridente, dinâmica e sintonizada com a vida moderna.

Características do futurismo - Influencias, história e fundamentos
Arthistory Projet

Vale lembrar que esse movimento se comprometia com a modernidade e o cotidiano das cidades. Assim, podemos ver de forma bem delineada a influência do início do século XX com a revolução industrial e as invenções tecnológicas.

O intonarumori

O intonarumori foi um instrumento ou gerador de ruído construído por Luigi Russolo que era músico e pintor. No entanto, esse gerador de ruído era destinado a produzir uma variedade de estampidos, estalos, roncos, rangidos e zumbidos. Neste sentido, Russolo construiu uma série dessas máquinas de ruídos onde foram apresentadas na Itália e em Londres.

Contudo, todas essas máquinas só foram levadas a sério após serem apresentadas em Paris. Pois, neste país, se concentravam os grandes compositores de vanguarda como Stravinsky, Honegger e Varése.

Continue lendo após a publicidade

Assim, esse movimento influenciou quase diretamente na obra de Edgar Varése e de outros compositores residentes em Paris nessa época.

Podemos dizer também que as características do futurismo influenciaram, mais tarde, as músicas eletrônicas e eletroacústicas do período mais contemporâneo da música.

O Manifesto Futurista

A partir do século XX, foi muito recorrente o manifesto artístico, onde os artistas defendiam as ideias de um determinado movimento artístico. Contudo, na dinâmica de vários movimentos de inovação e vanguarda artística, o manifesto servia para pontuar e abrir caminho a alguns grupos artísticos.

Características do futurismo - Influencias, história e fundamentos
La Art

Neste sentido, nas características do futurismo, estavam o ufanismo ao modernismo das cidades, das indústrias e das inovações tecnológicas da época. Além disso, integraram esse movimento: pintores, músicos e poetas. Assim, cada qual em sua linguagem, desenvolveu a suas ideias que convergiam com as do manifesto.

Continue lendo após a publicidade

Trecho do manifesto

Neste trecho do manifesto futurista poderemos ter uma ideia de suas ideias e propostas:

“cantaremos a agitação das grandes multidões – trabalhadores, boêmios, desordeiros – e o mar confuso de cor e som, como uma revolução varre a moderna metrópole.

Cantaremos o fervor da meia-noite nos arsenais e estaleiros, resplandecendo sob lugares elétricos; estações insaciáveis, tragando as serpentes fumegantes de seus trens, fábricas pendentes do céu pelas cordas espiraladas de fumaça…”.

Diante desse texto podemos ver certo espírito romântico até ingênuo sobre os sons urbanos, que faz um apelo para a estética do mundo moderno.

Continue lendo após a publicidade

Neste sentido, vemos nesse manifesto apelos para composições musicais, poéticas e visuais. Assim, é um manifesto que é escrito de uma forma poética que evoca cores, imagens e sons.

A estética do futurismo na pintura

O principal valor do futurismo é tudo que se relaciona com o presente e o cotidiano. Assim, fazem parte de seus objetivos as experiências físicas e espirituais que podiam ser compartilhadas por qualquer um.

Neste sentido, nas características do futurismo estava a ênfase nas experiências do homem cotidiano. A experiência de quem viajava de bonde ou de quem abria a sua janela sobre a agitação de uma cidade moderna.

Características do futurismo - Influencias, história e fundamentos
Arte Ref

A propósito, em certo sentido, foi também uma forma de simplificar as concepções artísticas, e trazer mais perto da compreensão do povo. Contudo, a agressividade inovadora do futurismo foi produto da juventude em relação com o classicismo italiano conservador.

Continue lendo após a publicidade

Neste sentido, o manifesto dos pintores futuristas (11 de fevereiro de 1910) firmou a rejeição  ao passado e seu apoio à originalidade. Logo, o manifesto técnico da pintura futurista de abril deste mesmo ano definiu como essas atitudes afetariam as criações futuristas.

A reação do futurismo ao classicismo italiano

Essa estética presente nas características do futurismo reivindicava uma arte que não representasse figuras históricas de maneira artificial, como acontecia no classicismo italiano.

No entanto, defendiam a colocação do cotidiano nas pinturas. Portanto, o espectador sai de seu papel passivo de admirar uma obra e é colocado no centro de representação pictórica.

Contudo, o futurismo teve dificuldades de colocar essas propostas em prática, pois carecia de um pensamento mais profundo em relação à construção de sua proposta. Assim, foram buscar mais fundamentação no divisionismo e posteriormente no cubismo.

Continue lendo após a publicidade

As características do futurismo na pintura

As técnicas do cubismo e do divisionismo eram apropriadas para indicar uma confluência entre a representação na tela e a recepção, no sentido do espectador se juntar com a obra em uma total interação.

Segredos do Mundo

O cubismo, especificamente, era importante no fundamento do futurismo, devido ao seu aspecto de possibilitar uma arte vista de vários ângulos diferentes. Contudo, mesmo tendo os fundamentos das escolas cubista e divisionistas, os futuristas foram buscar um complemento de sua estética na fotografia.

Neste sentido, nas características do futurismo está também a influência da fotografia na pintura.  Os futuristas queriam imagens mais representativas de movimento e velocidade que já existiam na fotografia. 

Assim, observando os estúdios fotográficos, aprenderam como o movimento podia ser indicado mediante uma repetição de objetos ou das partes mais móveis dos objetos.

Continue lendo após a publicidade

Os pintores futuristas mais importantes foram Boccioni, Severini, Carrà e Balla. Contudo, Umberto Boccioni (1882-1916) foi o mais criativo dentre eles. Seu quadro “Forças de uma Rua” (1911) é uma das mais completas e bem sucedidas demonstrações da ideia do grupo.

Contudo, o futurismo pouco contribuiu para a pintura estilísticamente, mas a sua insistência no dinamismo da vida como base da arte afetou permanentemente a estética moderna.

Características do futurismo e teoria musical

A teoria da música futurista baseava-se na alegação que a música é um universo sonoro de mobilidade. Portanto, a partir dessa premissa é necessário conceder maior importância aos ruídos das fábricas, dos aviões, dos trens e dos transatlânticos.

Estas alegações foram feitas pelo músico compositor Balilla Pratella que complementava com argumentos que a obra musical deveria ser dominada pela máquina e pela eletricidade.

Continue lendo após a publicidade

Vale lembrar que nas características do futurismo musical já se encontrava algumas sementes da música aleatória de John Cage, compositor que nos anos 50 incorporou os ruídos a sua música.

A propósito dessas afirmações que são um pouco confusas quanto aos objetivos iriam se comprometer mais tarde com o fascismo italiano. Logo, o próprio Balila Patrella escreveu várias obras musicais futuristas para orquestra.

Assim dentre as obras se destacam: Inno Alla Vita ( Hino a Vida, 1913), música Futurista para Orquestra e o poema trágico em três atos O Aviador Dro ( 1915).

Classificação de ruídos  pela música futurista

O compositor Russolo, integrante do movimento futurista classificou os sons em grupos que são divididos da seguinte forma:

Continue lendo após a publicidade
  1. Tons, estrondos, explosões etc.
  2. Assobios e cícios.
  3. Murmúrios, gorgolejos e sussurros.
  4. Silvos e crepitações.
  5. Sons obtidos por percussões sobre metais, madeiras, peles e pedras.
  6. Vozes de animais e de homens, gritos, gemidos e risos.

As características do futurismo no modernismo brasileiro

Apesar dos comprometimentos do futurismo com o fascismo italiano posteriormente, o futurismo influenciou alguns modernistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade. Esta influência está presente nas obras Paulicéia Desvairada e Memórias Sentimentais de João Miramar de Oswald de Andrade.

Pinterest

A busca de ideias de vanguardas e as oposições ao parnasianismo e a academia, foram algumas causas da busca de estéticas europeias. Podemos dizer que a influência do futurismo fora passageira, pois logo se viu as inclinações da estética futurista para o fascismo.

Contudo, o modernismo posteriormente se pautou na consciência crítica, a reflexão, a metalinguagem, as estéticas do manifesto pau-brasil e antropofágico para consolidar as ideias mais integralmente modernistas.

Gostou da matéria? Se gostou, leia também: História de música – Períodos, principais características e estilos

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola, Toda Matéria, Sua Pesquisa

Imagens: Toda Matéria, Arthistory Projet, La Art, Arte Ref, Segredos da Mundo, Pinterest

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments