Segunda Guerra: Causas e Fases do Conflito Mundial

A Segunda Guerra Mundial nasceu da insatisfação vinda do Tratado de Versalhes e também da ambição imperialista de alguns país.

A Segunda Guerra Mundial teve várias causas. Além disso, o conflito foi marcado por diferentes fases. Portanto, no texto de hoje, você vai aprender quais foram as causas e fases deste conflito.

Causas da Segunda Guerra Mundial

O expansionismo germânico é uma causa direta da Segunda Guerra Mundial. A derrota na Primeira Guerra Mundial também virou uma fonte de humilhação.

Além disso, a Alemanha entrou em uma crise econômica na década de 1920 que agravou o cenário do país.

Todos esses fatores possibilitaram a ascensão do radicalismo da extrema-direita. Sendo que o expoente máximo foi o nazismo.

1- Nazistas

Os nazistas não gostavam do Tratado de Versalhes e defendiam a militarização da Alemanha.

Eles também tinham opiniões abertamente antissemitas. Durante a República de Weimar (1919-1933) o número de nazistas cresceu muito, principalmente por causa de Adolf Hitler.

Com isso, em 1933 os nazistas assumiram o poder da Alemanha e deram início à construção de um governo totalitário.

A intenção era recuperar a economia do país e reorganizar o exército alemão que estava desestruturado desde a Primeira Guerra.

2- Expansão territorial

Quando as forças militares estavam fortes o bastante, os alemães deram início à expansão territorial. Desse modo, no final da década de 1930, os alemães se voltaram contra a Áustria.

A campanha maciça para unificação dos dois países teve início em 1938, em um evento conhecido como Anschluss. Posteriormente, os alemães se voltaram contra a Checoslováquia.

3- Medo

As exigências e o avanço alemão alarmou os ingleses e franceses. Dessa forma, a tensão diplomática na Europa crescia a cada momento.

Com o intuito de contornar a situação, foi organizada a Conferência de Munique, em 1938. Com medo de que uma guerra começasse, os ingleses e franceses cederam às pressões alemãs.

Ou seja, eles permitiram que os alemães invadissem o território da Checoslováquia pois estavam com medo de uma nova guerra.

No entanto, eles demandaram a Hitler o compromisso de que a Checoslováquia seria a última exigência territorial da Alemanha.

Hitler aceitou o acordo. Mas ele não pretendia cumpri-lo já que duvidava que os ingleses e franceses iriam declarar guerra contra os alemães. Desse modo, em 1939, Hitler se voltou contra a Polônia.

Conforme a tensão entre Alemanha e Polônia crescia, os ingleses e franceses assinaram acordos militares com a Polônia.

O objetivo era resguardar a Polônia contra a invasão da Alemanha. No dia 1º de setembro de 1939, Hitler ordenou o ataque contra a Polônia.

Esse ato é considerado como o estopim da Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, dias depois o Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha.

Quais países participaram da Segunda Guerra Mundial?

Dezenas de nações participaram da Segunda Guerra Mundial. Sendo que houve diferentes graus de envolvimento no esforço bélico. Além disso, a guerra foi dividida em dois lados:

1- Aliados

Os aliados lutaram contra os países totalitários. Diversos países participaram do lado dos aliados. Mas as principais forças foram:

  • Reino Unido
  • França
  • EUA
  • URSS

2- Eixo

Já no Eixo estavam os países totalitários. As principais forças forma:

  • Alemanha
  • Itália
  • Japão

Fases da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial teve as seguintes fases:

1º Fase (1939 – 1941)

A primeira fase teve como destaque a supremacia das forças alemãs e japonesas. Por meio da blitzkrieg, os alemães conquistaram várias nações europeias.

Por outro lado, os japoneses deram início à expansão pelo sudeste asiático. Com isso, ele conquistou colônias britânicas, francesas e holandesas.

2º Fase (1942 – 1943)

Na segunda fase a situação da Segunda Guerra Mundial começou a se inverter. Isso porque, os soviéticos barraram os alemães na Batalha de Stalingrado. Dessa forma, o poder de guerra dos alemães entrou em declínio.

Em contrapartida, os japoneses perderam a Batalha de Midway. Com isso, eles perderam uma parte considerável do seu poder de guerra.

3º Fase (1944 – 1945)

Por fim, na 3º fase os membros do Eixo foram derrotados. Em resumo, as forças dos Aliados na Europa cercaram os alemães e conduziram a invasão do território germânico na virada de 1944 para 1945.

Já os japoneses sofriam cada vez mais com os bombardeios dos EUA. Além disso, internamente o país estava entrando em colapso. No fim das contas, os EUA atingiram o Japão com duas bombas atômicas.

Momentos marcantes da Segunda Guerra Mundial

Alguns momentos que marcaram a Segunda Guerra Mundial foram:

1- Blitzkrieg

O período entre 1939 e 1940 teve pouca ação e, por isso, ficou conhecido como Guerra de Mentira. Contudo, a partir de 1940, os alemães deram início as suas ofensivas pela Europa.

Com isso, eles invadiram vários territórios como, por exemplo, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Holanda, França, Iugoslávia, Grécia etc.

Esses avanços foram possíveis por causa da blitzkrieg. Em resumo, a blitzkrieg é uma tática de guerra, inovadora para a época, onde eram coordenados ataques múltiplos de várias forças do exército alemão.

2- Invasão da União Soviética

Com as conquistas de vários territórios utilizando a blitzkrieg, o alto comando nazista ficou entusiasmado. Desse modo, eles decidiram invadir a União Soviética.

Os alemães deram início a Operação Barbarossa no dia 22 de junho de 1941. No total, foram mobilizados mais de 3 milhões de soldados, milhares de aviões, tanques e peças de artilharia.

Sendo que o objetivo era conquistar a União Soviética em até 8 semanas. Além disso, os alemães tinha como alvo:

1- Leningrado

Os alemães pretendiam conquistar Leningrado ao deixar a população morrer de fome. Apenas em 1944 o cerco alemão contra Leningrado foi quebrado.

2- Moscou

Os alemães chegaram aos arredores de Moscou e ficaram a menos de 30 km do Kremlin. Contudo, o enfraquecimento das forças dos alemães os repeliu dos arredores da cidade.

3- Stalingrado

Por fim, os alemães tentaram conquistar Stalingrado como uma forma de controlar o Cáucaso e, assim, garantir-lhes recursos importantes, como petróleo.

A divisão das forças alemãs e a resistência obstinada conduziram-nos à derrota na maior batalha da Segunda Guerra. Para você ter uma ideia, estima-se que o número de mortos foi de cerca de 2 milhões de pessoas.

3- Derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial

Diversas foram as derrotas dos alemães no território soviético depois de Stalingrado. Uma das principais foi Kursk, uma batalha fundamental para os alemães.

Ela terminou com a derrota dos alemães que foram obrigados a recuar para reforçarem suas linhas na Itália. No entanto, eles perderam o controle sobre a Itália, que foi reconquistada pelos Aliados.

Por outro lado, no leste europeu, os alemães foram empurrados por milhões de soldados soviéticos. Vários locais foram reconquistados à medida que as forças soviéticas avançavam como, por exemplo, Estônia, Polônia e Hungria.

No dia 6 de junho de 1944, foi realizado o Dia D, que abriu uma nova frente de guerra dos Aliados contra os nazistas.

Por fim, em 1945 os Aliados entraram em território alemão, e Berlim foi conquistada em abril. Adolf Hitler cometeu suicídio e, em maio de 1945, a Alemanha enfim se rendeu.

4- Derrota do Japão

A luta dos japoneses contra os norte-americanos teve início em dezembro de 1941, quando os japoneses atacaram a base naval dos EUA, em Pearl Harbor, no Havaí.

Posteriormente, em junho de 1942, houve a Batalha de Midway. Nela, 4 porta-aviões da marinha japonesa foram destruídos. Com isso, os japoneses não conseguiram mais recuperar o poderio na luta contra os EUA.

Com o decorrer do conflito, os japoneses sofreram várias derrotas. Por fim, em 1945 os EUA fizeram bombardeios maciços sobre as principais cidades japonesas.

O último passo para enfim derrotar o Japão, era os EUA invadirem a ilha principal do Japão.

Mas ao invés disso, os EUA lançaram duas bombas atômicas, uma sobre Hiroshima e outra sobre Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto, respectivamente.

Enfim, gostou de aprender sobre a Segunda Guerra Mundial? Então não deixe de aprender também o que foi a Guerra Fria e como foi o seu desenrolar.

Fonte: Brasil escola, História do mundo, Info Escola, Toda Matéria, História do Mundo, Sua Pesquisa, Só História.

Bibliografia:

SILVA, Daniel Neves. Segunda Guerra Mundial. Brasil Escola. Acesso em 23 de maio de 2022.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.