Principal » Biologia » Ciclo do Oxigênio – O que é, principais etapas e importância do ciclo

Ciclo do Oxigênio – O que é, principais etapas e importância do ciclo

O ciclo do oxigênio é classificado como um dos ciclos biogeoquímicos que garante a movimentação do oxigênio no ambiente e nos seres vivos.

Ciclo do Oxigênio - O que é, principais etapas e importância do ciclo

O ciclo do oxigênio é um dos processos que compõem os ciclos biogeoquímicos. Ou seja, caminhos pelos quais os elementos químicos passam e retornam ao meio ambiente. Dessa forma, o oxigênio é um dos elementos mais importantes para a manutenção da vida no Planeta, principalmente para a respiração celular.

Além da respiração, o oxigênio está presente também no processo da fotossíntese. Neste caso, é o processo pelo qual a energia solar é convertida em energia química por meio das plantas fotossintetizantes. Com isso, cerca de 21% da atmosfera é composta por oxigênio.

De forma geral, o elemento químico em específico é classificado como um dos mais reagentes. Por conta disso, o oxigênio influencia diretamente em outros ciclos, como no ciclo do carbono. Além dos ciclos já citados, é possível classificar no ecossistema mais dois tipos de ciclos, sendo o da água e o do nitrogênio. 

Mas afinal, como ocorre o ciclo do oxigênio? Não se preocupe, vamos explicar!

Etapas do ciclo do oxigênio

Em síntese, os processos que envolvem o ciclo do oxigênio se dividem em algumas etapas. A fotossíntese, neste caso, se classifica como o processo mais importante do ciclo. Além disso, para que a fotossíntese seja realizada, o ciclo do carbono se inclui com a inserção do gás carbônico.

Nesse sentido, o processo da fotossíntese ocorre por meio dor organismos fotossintetizantes que utilizam a luz solar e a convertem em energia química. A partir disso, o oxigênio é liberado pelas moléculas orgânicas na atmosfera e utilizado na respiração celular. Com isso, a fotossíntese se torna um dos processos mais importantes para a manutenção de vida no Planeta.

Ciclo do Oxigênio - O que é, principais etapas e importância do ciclo
Epatas que compõem o ciclo do oxigênio

Após a utilização do oxigênio na respiração celular, as moléculas orgânicas liberam gás carbônico na atmosfera. Além disso, também são liberadas moléculas de água que apresentam, em sua composição moléculas de oxigênio. Com isso, o oxigênio retorna ao meio ambiente em forma de moléculas de água, além de gás carbônico.

Outro processo que depende do ciclo do oxigênio é a formação da camada de ozônio, por meio da ação que os raios ultravioletas causam, e a combustão. Além disso, em processos de decomposição, o oxigênio também é utilizado.

Relação do oxigênio com a camada de ozônio

A camada de ozônio é classificada como uma camada de gases que protegem a superfície da Terra dos raios emitidos pelo Sol. Neste caso, a proteção é para evitar que raios ultravioletas, por exemplo, atinja os organismos vivos e os destrua. Assim, a camada se mantém em equilíbrio quando o gás oxigênio é transformado em ozônio na estratosfera.

Outra forma para manter o equilíbrio da camada é quando o ozônio é transformado em oxigênio, por meio das ações dos raios ultravioletas. Entretanto, ações humanas podem acelerar e prejudicar esse ciclo. São, por exemplo, gases como os clorofluorcarbonos (CFCs), que são lançados na atmosfera e reagem de forma negativa com a camada.

Ciclo do Oxigênio - O que é, principais etapas e importância do ciclo
A camada de ozônio é responsável por absorver a radiação ultravioleta.

Quando o ozônio é transformado em oxigênio por meio dos CFCs, a camada de ozônio sofre alteração. Assim, com a destruição da camada, os raios ultravioletas passam pelas camadas da Terra de forma mais fácil, prejudicando os organismos vivos.

Além disso, ações como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento aceleram o ciclo do oxigênio. Com isso, liberam grande quantidade de carbono. Logo, a quantidade de gás carbônico se altera e atinge as camadas da Terra responsáveis pela proteção dos seres vivos.

Importância do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio é importante para, além de realizar a ciclagem do oxigênio, manter a sobrevivência dos organismos vivos. Dessa forma, por ser um dos elementos mais presentes no Planeta, vários processos dependem do composto químico.

Ciclo do Oxigênio - O que é, principais etapas e importância do ciclo
Processo de fotossíntese

Com isso, por meio do ciclo do oxigênio, é possível que a respiração celular ocorra. Esse tipo de respiração é essencial para que grande parte dos seres vivos produza energia. Além disso, o oxigênio está presente em processos como a combustão, decomposição de material orgânico e constituição da camada de ozônio.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Fissão Nuclear e como é feito o cálculo da Velocidade Média. 

Fontes: Brasil Escola, Biologia Net e Mundo Educação

Imagens: Blue VisionBiologia no Ensino Médio, O Planeta berraToluna

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.