Muita coisa pode mudar com essa pesquisa: Cientistas suecos conseguiram desenvolver uma folha de papel que armazena uma quantidade significativa de energia. A dificuldade era chegar nesse formado, daqui pra frente, o desafio é pensar onde esse tipo de papel pode ser inserido.
A folha é bem pequena, quem a vê, jamais imagina o que ela armazena. Em termos de dimensões, são 15 cm de diâmetro e um pouco menos que 0,5 milímetros de espessura, quanto ao armazenamento, ele é de 1 farad de capacitância elétrica, o mesmo que muitos super capacitores armazenam.
A “folha de energia” é feita com nano-celulose e polímero condutor, por isso pode ser recarregada e a “bateria” duraria centenas de ciclos de carga. Outra vantagem da folha de energia é que para recarregá-la, são necessários apenas alguns segundos. “Esses papéis finos que funcionam como capacitores já existem há algum tempo”, explicou Xavier Crispin, que é pesquisador do Laboratório de Eletrônica Orgânica da Universidade de Linköping.
Como é a folha de energia?
A folha de energia se parece com um papel preto, porém sua textura se assemelha com o plástico. A folha de energia também se parece com um papel porque é possível fazer dobras com ela, sendo possível fazer até fazer um origami. Ao contrário das baterias e capacitores atuais, a folha de energia foi construída com materiais simples e não utilizando grandes quantidades de metal.
Ainda segundo os pesquisadores desse projeto, o papel é leve, não requer produtos químicos perigosos ou metais pesados, e é à prova d’água. Será como ele será incorporado em nossa vida?
Fonte: Science Alert