O Círculo de Fogo do Pacífico, também chamado de Anel de Fogo do Pacífico, está relacionado à área que se localiza no Norte do Oceano Pacífico. Assim, toda a área cobre, aproximadamente, 40 mil km de extensão, se estendendo da Cordilheira dos Andes até as Filipinas.
Nesse sentido, cerca de 80% dos vulcões do mundo são encontrados no Anel de Fogo. Assim, a área concentra grande parte das atividades sísmicas e de vulcanismo do planeta. Dessa forma, dos países que fazem parte do Anel de Fogo e que mais recebe influências naturais catastróficas é o Japão.
Todavia, a região de Fogo do Pacífico fica localizado a oeste das Américas, tendo a Ásia e a Oceania à leste. Nesse sentido, é nessa região em que os pontos mais profundos da crosta terrestre são encontrados. Como exemplo, a Fossa das Marianas. Assim, pela presença de diversas placas tectônicas o surgimento de terremotos e tsunamis são frequentes.
Círculo de Fogo do Pacífico
A existência do Círculo de Fogo é resultado das diversas placas tectônicas que existem na região. Dessa maneira, o continente mais atingido por desastes naturais vindos do choque das placas é o Ásia. De fato, as catástrofes mais marcantes ocorrem em países asiáticos.
Dessa forma, podemos citar o tsunami de 2004, que atingiu a Tailândia. Além disso, a Indonésia, além de outros países, também já forem fortemente atingidos. Da mesma forma, o movimentos das placas tectônicas e, consequentemente a formação de um tsunami, foram responsáveis pelo acidente na Usina Nuclear de Fukushima. Assim, o acidente atingiu o Japão, em 2011.
Atualmente, graças a estudos científicos desenvolvidos na Geologia, é possível identificar as áreas em que as placas tectônicas apresentam movimentação incomum. Assim, é possível avisar a população para a ocorrência de possíveis tsunamis e tremores. Nesse sentido, o Japão se destaca quando o assunto é proteção contra desastres naturais.
Países
Alguns países fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico. Isso porque, a região abrange a costa do continente americano, da Antártida, Oceania e Ásia. Assim, os países que fazem parte do círculo de fogo do pacífico são:
- Alasca
- Canadá
- Estados Unidos
- Sibéria
- Rússia
- Japão
- Indonésia
- Tailândia
- Filipinas
- Malásia
- Nova Zelândia
- México
- Panamá
- Colômbia
- Chile
- Timor-Leste
- Papua-Nova Guiné
- Ilhas Salomão
- Vanuatu
- Tonga
Você sabia?
- Além do Anel de Fogo do Pacífico existe também o Círculo de Fogo do Atlântico. responsável por cerca de 20% das atividades vulcânicas que ocorrem no planeta;
- Existe um longa-metragem intitulado “Círculo de Fogo” (2013). Se trata de filme de ação dirigido pelo cineasta Guillermo del Toro;
- Os estudos do Anel de Fogo do Pacífico é importante para ajudar a diminuir a imprevisibilidade de terremotos e tsunamis.
O que achou da matéria? Se gostou, confere essa outro texto sobre o que é terremoto.
Fontes: Mundo Educação, Toda Matéria
Fonte imagem destaque: Wikipédia