Principal » Geografia » Clima polar – Características, vegetação, fatores climáticos e localização

Clima polar – Características, vegetação, fatores climáticos e localização

O clima polar é um clima característico das regiões de elevada altitude. Apresenta baixa umidade, ausência de vegetação e estações definidas.

Clima polar - Características, vegetação, fatores climáticos e localização

Ao redor do mundo existem diferentes climas que determinam os aspectos físicos de cada lugar. Ou seja, existem lugares em que a predominância de chuva é maior, ou o calor é excessivo. No caso do clima polar, as regiões são conhecidas por passarem longos períodos com temperaturas extremamente baixas. 

Dentre os países que vivem sob o clima frio estão a Rússia, Finlândia, Suécia, Noruega, Groenlândia, Dinamarca, Canadá, Islândia e Alasca, parte continental que pertence aos Estados Unidos.

Nestes locais, até mesmo no Verão, as temperaturas são extremamente baixas. Por conta disso, são áreas denominadas de desertos frios, justamente por conta das condições inóspitas em que se encontram. 

Além disso, nas regiões onde o clima polar é predominante, as médias anuais de temperatura são praticamente todas negativas, com termômetros que chegam a marcar menos de 50ºC no inverno.

Na Antártida, por exemplo, a temperatura já chegou na casa dos 89,2ºC negativos. No Verão, os termômetros não marcam mais de 10ºC positivos. Apesar de ter uma pequena parte do ano em que o Verão está presente, as mudanças de temperatura são muito breves.

Na maior parte do tempo, as condições climáticas permanecem inalteráveis por um período de 9 meses. Neste tempo, os termômetros marcam sempre temperaturas baixíssimas, como 10ºC negativos. 

Características do clima polar

O clima polar é um clima característico das regiões de elevadas altitudes, ou seja, regiões que estão localizadas nos extremos norte e sul do Planeta Terra. São nestas regiões, por exemplo, que as temperaturas mais baixas são registradas ao longo do ano, como já ocorreu na Antártida com 89,2ºC negativos. 

Clima polar - Características, vegetação, fatores climáticos e localização
Super Abril

Uma das características mais marcantes é a ausência de estações do ano bem definidas, como ocorre com outros climas. Normalmente, no clima polar, o que predomina são períodos longos com temperaturas negativas e curtos períodos onde os termômetros atingem no máximo 10ºC positivos. 

Por conta da baixa pluviosidade e umidade, as regiões de clima polar são conhecidas como desertos gelados, pois apresentam as mesmas características inóspitas de um deserto quente. Além disso, a neve que cai sobre o solo das regiões polares se acumula e forma uma camada espessa, que não derrete. 

Nas regiões de clima extremamente frio, como na Groenlândia (polo norte) e na Antártida (pólo sul), existem calotas polares que levaram milhares de anos para se formarem, até atingir o tamanho que possuem hoje. 

Vegetação

A vegetação nas regiões onde predomina o clima polar é rara. Isso porque são regiões que apresentam baixas temperaturas, além de baixa umidade e pluviosidade. Portanto, a aparição de espécies de vegetação fica quase impossível. 

Clima polar - Características, vegetação, fatores climáticos e localização
InfoEscola

Apesar disso, em algumas partes onde o clima polar está presente, é comum que a tundra surja, mesmo que em períodos curtos do ano. Geralmente no Verão, a tundra brota como uma vegetação rasteira, normalmente composta por líquens e musgos. 

Além disso, é comum encontrar, também durante os curtos períodos de verão, espécies adaptadas de árvores e arbustos, que são capazes de crescer, mesmo em temperaturas baixas. 

Localização do clima polar

O clima polar é predominante nos polos norte e sul da Terra. No polo norte, o clima é encontrado na região do Círculo Polar Ártico. Já no polo sul, o clima está presente no Círculo Polar Antártico. Além disso, ainda nas regiões do norte do planeta, o clima polar está presente nas geleiras do Ártico (Groenlândia), bem como em parte do Canadá e no Alasca. 

Clima polar - Características, vegetação, fatores climáticos e localização
USA Today

No Hemisfério Sul, o clima polar é parte da Antártica, conhecido como um continente montanhoso gelado. Por conta das baixas temperaturas, a neve que cai nas regiões polares raramente derrete, ou seja, com o passar dos anos, ela se acumula e forma uma camada espessa de neve sobre o solo. 

Aspectos humanos e econômicos

As regiões onde o clima polar predomina são habitadas por esquimós, principalmente no norte do Canadá e do Alasca. Normalmente, são pessoas que vivem basicamente da caça e pesca, onde a alimentação é derivada de focas, peixes, morsas e ursos-polares. 

Por conta das baixas temperaturas, no inverno os esquimós vivem em iglus, uma espécie de casa de neve construída com blocos de gelo. Para caçar, os esquimós utilizam armas de fogo, ao invés de arpões, como era antigamente. 

O Globo

Devido à descoberta de minerais nas regiões polares, as cidades próximas aos polos estão crescendo cada vez mais. No Alasca, por exemplo, é comum a exploração de ouro e petróleo. Já no Canadá, o mineral mais procurado é o cobre.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Manto da Terra e quais as causas das Mudanças Climáticas.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, Info Escola e Sua Pesquisa

Imagens: Travel Club Elite, Super Abril, Info Escola, USA Today e O Globo

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.