Principal » Geografia » Climas do Brasil: Tipos de climas de cada região brasileira

Climas do Brasil: Tipos de climas de cada região brasileira

Por causa de sua extensão territorial, os tipos de climas do Brasil são bem diversificados e merecem um estudo em particular.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Por causa de sua extensão territorial, os climas do Brasil possuem uma grande variedade, dependendo das formas de relevo, da altitude e da dinâmica das correntes e massas de ar.

O clima é o grupo de alterações do tempo de cada lugar. Por isso, para saber o clima de uma região é preciso estudar os fenômenos atmosféricos. Geralmente, essas pesquisas duram cerca 30 anos.

Além disso, são seis tipos de climas. Portanto, se dividem para cada região brasileira. Sendo assim, são elas equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico, subtropical e semiárido.

Climas do Brasil: conheça o clima típica de cada região brasileira
Pinterest

Clima da Região Norte

A maior parte da região apresenta clima equatorial (próximo à linha do equador), portanto é quente, com temperaturas médias anuais variando entre 24º e 26 ºC.

O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, salvo Roraima e parte do Amazonas, onde chove mais no inverno.

Sobre as chuvas, na foz do Amazonas e no litoral paraense o total anual excede os 3.000 mm. De Roraima até o leste do Pará, entretanto, chove menos, ficando em torno de 1.500 a 1.700 mm anuais.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Clima da Região Nordeste

O clima equatorial úmido se dá em uma parte do Maranhão, assim como na divisa com o Pará. Já o clima litorâneo úmido se dá no litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte. O clima tropical está presente em Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí. Por fim, o clima tropical semiárido ocorre em todo o sertão nordestino.

As temperaturas na região são elevadas, com médias anuais entre 20º e 28 ºC. Os meses de inverno apresentam mínimas entre 12º e 16 ºC no litoral e inferiores nos planaltos. Já foi registrado 1ºC na Chapada da Diamantina.

Sobre as chuvas, a precipitação média anual é inferior a 1.000 mm. No sertão nordestino, o período chuvoso dura apenas dois meses no ano, podendo até não existir (seca).

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Clima da Região Centro-Oeste

O clima da região é tropical semiúmido e as chuvas são frequentes no verão. No norte e sul da região, a temperatura média anual é de 22 ºC. Nas chapadas varia de 20º a 22ºC. Na primavera/verão, as temperaturas são elevadas, sendo que a média do mês mais quente varia de 24º a 26ºC.

Nos meses mais quentes a temperatura oscila entre 30º e 36 ºC. Nos mês mais frio, a temperatura média oscila entre 15º e 24ºC, enquanto a média das mínimas fica entre 8º a 18ºC.

A chuva ocorre em média de 2.000 a 3.000 mm anuais ao norte de Mato Grosso. Entretanto, no Pantanal mato-grossense, é de 1.250 mm. Apesar disso, a região centro-oeste é bem provida de chuvas. 70% do total de chuvas ocorrem de novembro a março, o que torna o inverno bastante seco.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Clima da Região Sudeste

No sudeste ocorre o clima tropical, sendo que no litoral se dá o tropical atlântico, já nos planaltos, o tropical de altitude.

Quanto à temperatura, entre São Paulo e Paraná a média anual é de 20ºC. Já no norte de Minas Gerais a média é 24ºC. Nas áreas mais elevadas das serras do Espinhaço, Mantiqueira e do Mar, a média pode ser inferior a 18ºC.

Quanto à chuvas, é superior a 1.500 mm, chegando a 2.340 mm no alto do Itatiaia e 3.600 mm na serra do Mar, em São Paulo.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Clima da Região Sul

O clima predominante é o subtropical, posto que responsável pelas temperaturas mais baixas do Brasil. Exceto no Paraná, onde predomina o clima tropical. Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno pode registrar temperaturas abaixo de zero, podendo até nevar.

A temperatura média anual está entre 14 e 22 ºC, ao passo que acima de 1.100 m, cai para próximo de 10 ºC. A média das máximas é em torno de 24 a 27 ºC, nas superfícies mais elevadas do planalto. Já nas áreas mais baixas, entre 30 e 32ºC. No inverno, a temperatura média oscila entre 10 e 15 ºC na maior parte da região.

Em relação às chuvas, a média anual oscila entre 1.250 e 2.000 mm. A exceção é o litoral do Paraná e oeste de Santa Catarina, onde é superior a 2.000 mm. No norte do Paraná fica inferior a 1.250 mm.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Curiosidades sobre os climas do Brasil

Sobre os climas do Brasil, cerca de 90% do país se localiza entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, por isso é chamado “país tropical”. Na região Centro Oeste está a maior incidência de raios do país.

Não é interessante conhecer sobre a variedade de climas do Brasil? Então não deixe de ler também sobre quais os principais tipos de relevos brasileiros.

Fonte: Escola Kids, Toda Matéria, Só Geografia, Brasil Escola, Sua Pesquisa.

Imagem: Pinterest

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.