Conheça os 6 tipos de climas do Brasil

Os climas do Brasil têm uma grande variedade, já que trata-se de um país com grande extensão territorial. Sendo assim, temos os climas equatorial, semiárido, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico, e subtropical.

Os climas do Brasil têm uma grande variedade, já que trata-se de um país com grande extensão territorial.

Sendo assim, o clima varia de acordo com fatores climáticos, como relevo, altitude e da dinâmica das correntes e massas de ar.

Sendo que o termo clima se refere às alterações do tempo em cada lugar. Enfim, no Brasil, nós temos seis tipos de climas:

  • equatorial;

  • semiárido;

  • tropical;

  • tropical de altitude;

  • tropical atlântico;

  • subtropical.

Quais são os climas do Brasil?

Os climas do Brasil são:

1- Equatorial

O clima equatorial é caracterizado por ser quente e úmido. Ele ocorre na região Norte do país e abrange os estados do Amazonas, Pará e parte de Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão e Mato Grosso.

Esse clima conta com um alto grau de umidade, mesmo com a influência de massas continentais, por causa da Floresta Amazônica.

Sendo assim, as médias pluviométricas são bem altas, sem períodos de seca ou de estiagem. Desse modo, onde o clima é equatorial ocorre anualmente um volume de chuvas entre 1500 mm e 2500 mm.

Além disso, ocorrem altas temperaturas durante todo o ano, com baixa amplitude térmica. Com isso, as temperaturas variam sempre entre 25 ºC e 28 ºC. 

No entanto, quando a massa polar tem força o suficiente para avançar pelo interior do Brasil durante os meses de inverno e atinge regiões de clima equatorial, pode ocorrer quedas bruscas de temperatura. Esse fenômeno é chamado de friagem.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

2- Semiárido

Esse clima ocorre em parte da região Nordeste do Brasil.

Dessa forma, ele abrange o leste do Piauí, sudoeste do Ceará, norte da Bahia e uma parcela ou todo o oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O clima semiárido é caracterizado por baixa umidade e por durante um longo período haver baixo ou nenhum registro de chuvas, que pode se estender de junho a dezembro.

Já em relação às chuvas, a pluviosidade anual varia na faixa de 250 mm a 750 mm. Sendo que as chuvas não ocorrem de forma homogênea no território.

Inclusive, é por isso que a área de abrangência do semiárido é conhecida como Polígono das Secas. Por fim, esse clima é também marcado pelas altas temperaturas durante o ano, variando entre 25 ºC e 27 ºC.

Contudo, essa temperatura pode cair quando massas de ar frio chegam à região, provocando também chuvas.

3- Tropical

O clima tropical ou tropical típico, está presente em quase todas as regiões do Brasil.

Ele está presente em todo o Centro-Oeste, exceto no norte do Mato Grosso, em parte da região Nordeste, no Sudeste, abrangendo São Paulo e Minas Gerais, na região Sul, na porção noroeste do Paraná, e também em uma pequena porção de Roraima, no Norte.

Esse clima é caracterizado pela presença marcante de duas estações do ano.

Uma delas se estende de dezembro a março e é quente e úmida. A outra é o inverno, que tem temperaturas mais amenas e tempo mais seco.

Enfim, a amplitude térmica fica na faixa dos 5 ºC aos 7º C no período de um ano, com variação de mínimas e máximas entre 18º C e 27º C. Mas pode superar os 30 ºC nos meses mais quentes.

Além disso, o volume de chuvas fica entre 750 mm a 1500 mm.

4- Tropical atlântico

Também conhecido como litorâneo úmido, este tipo de clima ocorre no litoral leste brasileiro. Sendo assim, ele engloba os estados do Nordeste até o Sul do país.

Com forte influência da maritimidade e das massas Equatorial Atlântica e Tropical Atlântica, esse clima tem um alto teor de umidade e grande volume pluviométrico.

Desse modo, o período de chuva é entre os meses de outono e inverno, com uma precipitação de 1500 a 2000 mm. Por outro lado, as temperaturas variam de amenas a quentes, entre 18 ºC a 26 ºC.

5- Tropical de altitude

O clima tropical de altitude pode ser observado nos planaltos elevados da região Sudeste do Brasil, sobretudo em terrenos acima de 800 metros de altitude nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Esse clima é marcado por duas estações: o verão, que é quente e úmido, e uma outra estação fria e seca, que se estende de março a setembro.

No entanto, por causa da altitude, as temperaturas são mais amenas, variando entre 15 ºC e 22 ºC, e a amplitude térmica anual pode chegar a 9 ºC.

Sendo que os verões são bem chuvosos, e o volume acumulado de chuvas pode chegar a 1500 mm.

Por outro lado, nos períodos mais frios, por causa da influência de massas de ar frias, podem ocorrer geadas em algumas localidades.

Climas do Brasil

6- Clima subtropical

Por fim, temos o clima subtropical, que ocorre nas regiões abaixo do Trópico de Capricórnio, ou seja, na porção do território nacional situada na Zona Temperada Sul do planeta.

Essa região corresponde aos estados da região Sul, ao sudeste de São Paulo e à porção meridional do Mato Grosso do Sul.

Enfim, essa região é caracterizada por um clima mais ameno, onde as temperaturas variam de 18 ºC até valores negativos durante o inverno.

No entanto, os verões podem ter temperaturas bem altas. Além disso, a pluviosidade fica em torno de 1250 mm anuais, com chuvas bem distribuídas durante o ano.

Climas do Brasil

Curiosidades sobre os climas do Brasil

Sobre os climas do Brasil, cerca de 90% do país se localiza entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, por isso é chamado de “país tropical”.

Além disso, na região Centro Oeste está a maior incidência de raios do país.

LEIA MAIS

Massas de ar: o que são, tipos, como influenciam o clima

Fatores Climáticos: quais são os fatores climáticos?

Clima polar – Características, vegetação, fatores climáticos e localização

Elementos do clima: quais são os 4 elementos do clima?

Geografia do Brasil: aspectos geográficos, territoriais e climáticos

Mudanças climáticas – O que são, causas, consequências e desafios

Climas do mundo: Tipos, onde são predominantes e suas características

Fonte: Escola Kids, Toda Matéria, Só Geografia, Brasil Escola e, por fim, Sua Pesquisa.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.