Principal » Biologia » Coluna Vertebral: o que é, estrutura, divisões e doenças

Coluna Vertebral: o que é, estrutura, divisões e doenças

A coluna vertebral também é conhecida como espinha dorsal. É o eixo central do corpo encarregado de deixar nosso corpo ereto.

Coluna Vertebral

A coluna vertebral também é conhecida como espinha dorsal. É o eixo central do corpo encarregado de deixar nosso corpo ereto. Além disso, tem a capacidade de ajudar na locomoção e no equilíbrio.

Sendo assim, é composta por vértebras, músculos, discos invertebrais, tendões e ligamentos. Esses tecidos moles têm a função de deixar a coluna vertebral flexível.

Dentro da coluna existem nervos, medula espinhal e raízes nervosas. A estrutura deve ser reta quando vista de frente. No entanto, possui leves curvas naturais quando olhada de lado.

Vértebra

A vértebra é a estrutura óssea da coluna vertebral. Sendo assim, há diferentes formas que a compõe. As vértebras ficam em cima umas das outras. Por isso, formam a coluna vertebral. A vértebra se divide em:

Coluna Cervical (C1/C7)

Eigier Diagnósticos

As menores vértebras são as cervicais. Portanto, estão no topo da coluna vertebral. Na parte superior do pescoço. A coluna cervical é separada por sete partes. São conhecidas como C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7.

A C1 também se chama Atlas. Já a C2 é Áxis. Elas possuem esse nome por serem as únicas com processo odontoide. Ou seja, um sistema que auxilia a mobilidade de girar a cabeça. A coluna cervical é a que possui maior flexibilidade dentre todas as vértebras. Além disso, também são as mais estreitas.

Coluna Torácica (T1/T12)

Ken Hub

Essa é a parte média da coluna vertebral. Sendo assim, é toda a extensão verde da imagem acima. Cada vértebra se chama T. No total, são 12. A coluna torácica também é conhecida como dorsal. Ela fica na região das costelas.

Apenas sete vértebras da coluna torácica se ligam ao esterno. Por isso, são verdadeiras. No entanto, outros três pares são falsos. Porque se conectam somente à cartilagem. Além disso, outras duas são flutuantes. O motivo é que não se ligam pelo esterno e sim a uma parte posterior da coluna.

Coluna Lombar (L1/L5)

Coluna Vertebral
Doutor Hérnia

A lombar é toda a parte rosa da imagem acima. Portanto, é composta por cinco vértebras. São a L1, L2, L3, L4, e L5.

Dentre todas as divisões essa região é a que mais recebe carga. Especialmente na hora de pegar algum objeto pesado. Sendo assim, é comum problemas de saúde na lombar. Principalmente em pessoas com mais idade.

Coluna vertebral Sacral e Cóccix

Coluna Vertebral
Clínica La Posture

A coluna sacral e o cóccix é toda a extensão amarela da figura acima. O sacro é a parte de cima. Ou seja, fica no ângulo do quadril. O cóccix é a ponta de baixo. Ele possui uma aparência triangular. Ademais, é formado pela junção de até cinco vértebras. A coluna sacral e o cóccix são responsáveis pela postura.

Estrutura da Coluna vertebral

A coluna vertebral é muito mais do que apenas ossos. Sendo assim, há outras composições que a formam. Como é o caso dos:

Músculos

Poder das Mãos

Dois tipos de músculos compõem a coluna vertebral. Por isso, o primeiro deles é o multífido. Esse músculo é encarregado de firmar a coluna. Ou seja, a coluna vertebral fica no devido lugar por conta deles.

Contudo, os músculos são curtos. Além disso, fazem poucos movimentos. No entanto, são rápidos, forçados e resistentes. Isso auxilia a suportar uma postura por muito tempo. Como ficar de pé, por exemplo.

Já o segundo tipo são os superficiais. Eles também são conhecidos como dinâmicos. A estrutura desse músculo é longa e larga. Portanto, são responsáveis pela movimentação do corpo humano. Em contrapartida, os multífidos não suportam uma sequência de movimentos por um longo período.

Discos

Coluna Vertebral
Info Escola

Os discos são cartilagens com pouca circulação sanguínea. Sendo assim, cada uma possui um tamanho, uma espessura e um formato diferente.

São 23 no total. Elas ficam entre as vértebras. Portanto, são sempre pressionadas. Ou seja, o desgaste é constante. Por isso, problemas de saúde como hérnia de disco são frequentes entre as pessoas.

Medula Espinhal

Coluna Vertebral
Nagwa

A medula espinhal tem formato cilíndrico e passa por dentro de toda a coluna vertebral. Portanto, se inicia no encéfalo e percorre até chegar na lombar. Sendo assim, possui 46 centímetros.

A ponta dela se ramifica em 31 nervos. É através deles que a medula espinhal provoca sinapses para realizar movimentos.

Ligamentos

Os ligamentos são um conjunto de pequenas fibras. Elas fazem a junção de um ou mais ossos. Sendo assim, as vértebras se unem para dar firmeza.

Portanto, os principais ligamentos da coluna são o ligamento longitudinal anterior, longitudinal posterior, esternocostal intra-articular, costotransversal lateral, costotransversal superior, intertransversal e radiado. Ademais, há ligamentos do joelho, tornozelo e ombro.

Curvaturas

A coluna vertebral possui quatro curvaturas naturais. Além disso, são fáceis de localizar quando vistas de lado. Portanto, a primeira delas é a lordose cervical.

Fica na parte posterior da coluna. Em seguida, é a cifose torácica. Como o nome já denuncia está nas proximidades da coluna torácica. Logo abaixo é a lordose lombar. E por último, a cifose sacrococcígea.

Doenças

Existem algumas doenças que podem acometer a coluna vertebral, causando dor e incômodo. Por exemplo:

Cifose na Coluna Vertebral

Coluna Vertebral
Ortopedia HMT

Uma das principais doenças que atinge a coluna vertebral é a cifose. Sendo assim, ela causa um desvio circular entre a coluna cervical e a torácica.

Lordose na Coluna Vertebral

Coluna Vertebral
Spine Center

O problema da lordose é semelhante à cifose. No entanto, está localizada na parte inferior da coluna vertebral.

Hérnia de Disco

Dr. René Kusabara

A hérnia de disco é formado quando os discos intervertebrais se deslocam da posição de origem. Sendo assim, a porção nervosa da coluna se aperta. Nesse momento, uma dor é causada.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também sobre a Evolução Humana

Fontes: Toda Matéria, Dr. Alberto Gotfryd, DiagRad, ITC Vertebral, Mundo Educação

Imagens: Eigier Diagnósticos, Ken Hub, Clínica La Posture, Doutor Hérnia, Dr. René Kusabara, Spine Center, Ortopedia HMT, Conceição Costa, Info Escola, Ken Hub, Nagwa, Poder das Mãos, Divertidosos

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.