História

Como a revolução Liberal do Porto acabou com absolutismo em Portugal

A Revolução Liberal do Porto foi um movimento que repercutiu profundamente na política portuguesa, resultando numa nova ordem constitucional.

Continue lendo após a publicidade

A Revolução Liberal do Porto foi um movimento acontecido em 1820 e que repercutiu em Portugal e no Brasil.

Em decorrência desse movimento, em 1821 a Corte Portuguesa retornou para Portugal, que decretou o término do Absolutismo.

Também era requerido pela Revolução a promulgação de uma Constituição, o que ocorreu em 1822.

A Revolução Liberal do Porto pôs fim ao absolutismo em Portugal

Continue lendo após a publicidade

Contexto Histórico

Em 1808, como Portugal não tinha força para resistir à invasão de Napoleão Bonaparte, a Família Real veio para o Brasil. Mas em 1814, como os franceses foram vencidos na Batalha de Waterloo, os portugueses aguardavam o imediato retorno de sua Corte. Só que isso não ocorreu.

É que Dom João VI estava bem instalado no Brasil, distante das intrigas da Corte e da pressão dos países vizinhos. Enquanto isso, Portugal era governado de fato pelos britânicos, que assumiram sua administração após a derrota dos franceses.

Havia então um inconformismo de ver a Inglaterra mandando nos assuntos lusitanos, enquanto o Rei permanecia sem sentido no Brasil.

A Revolução Liberal do Porto pôs fim ao absolutismo em Portugal

Continue lendo após a publicidade

E para piorar a situação, no Congresso de Viena os embaixadores portugueses não foram atendidos em suas reivindicações. A legitimidade de Dom João foi contestada porque o Rei governaria sediado numa colônia.

A solução encontrada foi pior, uma vez que inflamou ainda mais os ânimos. É que em 1816 o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido. Isso representou o fim do Pacto Colonial, que era o monopólio dos comerciantes portugueses, podendo os brasileiros comercializarem diretamente com a metrópole.

A abertura dos portos brasileiros à nações amigas causou imenso prejuízo aos comerciantes de Lisboa e do Porto, que lucravam com o monopólio.

Uma conspiração de Lisboa

Um movimento importante antecedeu a Revolução Liberal do Porto. É que como a Corte Portuguesa retardava sua volta e os britânicos continuavam a comandar o país, nasceu em Lisboa uma conspiração. Era o ano de 1817 e ali se formou o Supremo Conselho Regenerador de Portugal e do Algarve.

Continue lendo após a publicidade

Do movimento faziam parte vários oficiais maçons das forças armadas portuguesas, liderados pelo General Gomes Freire de Andrade. Entre suas metas estava tornar Portugal um país liberal.

Todos os integrantes foram presos e acusados de conspirar contra o Rei. Após condenados em um julgamento rápido, foram executados na forca.

A Revolução Liberal do Porto pôs fim ao absolutismo em Portugal

O Sinédrio e a Revolução Liberal do Porto

Inconformados com a forma como terminou a Conspiração de Lisboa, os portugueses se reuniram em uma associação secreta. Eles a denominaram de Sinédrio e conseguiram a simpatia do exército, que desejava se libertar das ordens britânicas.

Continue lendo após a publicidade

No dia 24 de agosto de 1820, os militares saíram pela cidade do Porto em formação, deram salva de artilharia e uma missa foi celebrada. Em seguida foi empossada a Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, na Câmara Municipal.

Logo o movimento recebeu a adesão de todas as cidades portuguesas, finalizando em Lisboa. Eles reivindicavam uma Constituição, o retorno da Corte e a volta do Brasil à categoria de colônia. Era a Revolução Liberal do Porto.

As consequências do movimento

No ano de 1821, entrou em vigor uma Constituição provisória, bem como a Corte retornou a Portugal. Mas Dom Pedro ficou no Brasil como Príncipe Regente.

Inconformado com a perda do status conquistado, entre outros motivos, o Brasil proclamou a sua independência em 7 de setembro de 1822.

Continue lendo após a publicidade

E em 23 de setembro de 1822 foi feito o juramento da primeira Constituição Portuguesa, de cunho liberal. Com isso o Absolutismo chegou ao fim e os poderes do nomarca foram limitados.

Achou interessante saber mais sobre a Revolução do Porto? Então não deixe de ler uma matéria sobre o Golpe da Maioridade que pacificou o Brasil colônia.

Fonte: Sua Pesquisa, Wikipédia, Toda Matéria, Mundo Educação, Educação, Todo Estudo, Escola Kids, Seu History, Info Escola, Escola Educação.

Fonte das imagens: WikipédiaWikipédiaStudenti, Wikipédia.

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments