Como aprender a tabuada toda?

A tabuada é uma ferramenta muito útil para lembrar dos principais resultados das operações básicas de matemática.

A tabuada é uma ferramenta muito útil para lembrar dos principais resultados das operações básicas de matemática. Sendo que existe tabuada de multiplicação, subtração, divisão e adição.

Para aprender a tabuada, o ideal é que você faça operações básicas com frequência. Assim você vai memorizando os cálculos.

Sendo que uma boa forma de memorizar as tabuadas é começar pelas tabuadas mais simples, por exemplo, a do 2, do 5 e do 10.

Inclusive, hoje em dia existem vários jogos e exercícios que facilitam a memorização dos resultados da tabuada.

Além disso, procure entender o funcionamento dos cálculos, ao invés de tentar decorar todas as tabuadas.

Tabuada de multiplicação

A tabuada de multiplicação é uma das mais importantes. Isso porque ela apresenta o produto entre dois números. Confira abaixo a tabuada de multiplicação de 1 ao 10:

Tabuada de multiplicação

Uma curiosidade é que você pode chegar a alguns resultados de multiplicação por meio da adição. Por exemplo, vamos imaginar que você queira saber o quanto é 9×5.

Para isso, basta somar 9 + 9 + 9 + 9 + 9 = 45. Isso ocorre pois a multiplicação corresponde à soma de parcelas iguais.

Outro truque é: uma forma de saber a tabuada do nove é fazer essa conta pela união do número anterior do que está sendo multiplicado, com o outro que falta para chegar no nove.

Ficou confuso? Então vamos para um exemplo, 9×7 = 63. Isso porque, antes do 7, vem o 6 e desse falta 3 para chegar no 9.

Por fim, vale lembrar que todo número multiplicado pelo zero é sempre zero. Por exemplo, 0 x 5 = 0. Além disso, todo número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo. Por exemplo: 1 x 4 = 4.

Cartesiana de multiplicação

A tabuada cartesiana é uma forma de escrever os resultados da multiplicação dos números. Ela é diferente da tabuada comum, pois é formada colocando os números na vertical e na horizontal.

O primeiro passo para fazer essa tabuada, é desenhar um grande quadrado com 11 linhas e 11 colunas.

Depois disso, coloque um X no primeiro quadradinho e escreva os números de 1 a 10 em cada quadradinho desta linha.

Faça esse mesmo processo na primeira coluna. O resultado será esse:

Construindo a tabuada cartesiana

Posteriormente, na segunda coluna vamos escrever a tabuada de 1. Para fazer isso, escreva de novo os números de 1 a 10.

Já na terceira coluna, vamos para o número 2. Para isso, some os dois números que estão escritos na mesma linha, da mesma forma que na figura abaixo:

Construindo a tabuada cartesiana

Na quarta coluna, vamos para a tabuada do 3. Podemos fazer da mesma forma que fizemos com a do 1, isto é, somar os dois valores anteriores que estão na mesma linha.

É perceptível que 4 é igual a 2×2. Sendo assim, podemos escrever na coluna da tabuada de 4 o resultado dos valores da de 2 multiplicado por 2.

Preenchendo o restante da tabuada cartesiana

Para escrever a de 5, podemos somar o resultado da tabuada de 2 com o resultado da de 3, pois 2+3 = 5.

Podemos notar que 6 é igual a 2×3, portanto, vamos colocar o resultado dos valores da de 3 multiplicados por 2 na coluna referente a tabuada de 6, igual a imagem abaixo:

Tabuada Cartesiana

Já os valores da de 7 podem ser encontrados somando tanto os valores da tabuada de 2 com a de 5 (2 + 5 = 7), a tabuada de 3 com a de 4 (3 + 4 = 7), ou ainda, a tabuada de 6 com a de 1 (6 + 1 = 7).

Na de 8, tanto podemos somar as tabuadas em que os números somam 8 (1 com 7, 2 com 6 e 3 com 5), quanto usar o fato que 8 é igual a 2 x 4.

na de 9 podemos usar a soma dos números que somam 9, ou ainda, podemos preencher a tabuada usando o seguinte artifício: completar a coluna de cima para baixo, com os números de 0 a 9, depois fazer a mesma coisa, só que colocando os números, partindo do 0, de baixo para cima.

Por fim, falta apenas a tabuada de 10, que pode ser preenchida ao colocar na última coluna os números partindo do 1 até o 10 e depois colocar o 0 no final de cada um deles.

Como usar

Para descobrir o resultado da multiplicação de dois números por meio dessa tabuada, é preciso associar os números da linha com os da coluna.

Por exemplo, vamos supor que você quer descobrir quanto que é 7 x 9. Para isso, basta acompanhar a coluna do número 7 com a linha do número 9, onde elas se encontram, é o resultado da multiplicação.

Confira abaixo a cartesiana de multiplicação de 1 ao 10. Observe que os números que estão em destaque na diagonal representam os quadrados perfeitos.

construindo a tabuada cartesiana

Além disso, por meio da imagem é possível notar que a diagonal com os quadrados perfeitos divide a tabuada em duas partes, cujos valores se repetem simetricamente.

Isso ocorre porque na multiplicação a ordem dos fatores não altera o produto, ou seja: 9 x 5 = 5 x 9. Portanto, você precisa decorar apenas metade da tabuada de 1 a 10.

Divisão

Por meio da tabuada de divisão podemos encontrar os resultados da tabuada da multiplicação. Isso ocorre pois os múltiplos e divisores de um número estão relacionados.

Por exemplo, 8 x 4 = 32 ao mesmo tempo em que 32 : 8 = 4. Enfim, confira abaixo a tabuada de divisão:

Adição

Aprender a tabuada de adição é muito importante, pois a adição está presente em vários cálculos. Portanto, confira abaixo como fazer adição:

Subtração

Por fim, temos a tabuada de subtração:

LEIA MAIS

Função do primeiro grau, o que é? Exemplos de funções e gráfico

Função bijetora, o que é? Domínio, contradomínio e especificidades

Número composto: O que é, Definição, fatoração e exemplos

História dos números – Contagem, evolução do homem e matemática

Regra de três simples, como resolver e exemplos

Potenciação, o que é? Definição, propriedades, regras e como fazer

Regras de Sinais: como realizar adição, subtração, multiplicação e divisão

Fontes: Toda matéria, Brasil escola e Mundo educação.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.