Técnicas de redação: dicas de como escrever bem e fazer uma boa redação

Saber como fazer uma redação é essencial principalmente para quem vai fazer a prova do Enem ou prestar vestibular.

Saber fazer uma boa redação é essencial, sobretudo para quem vai fazer o Enem ou vestibular.

A importância de escrever bem

Sabe escrever bem é essencial em diversos momentos da nossa vida. Em situações como vestibular e Enem, essa importância fica ainda mais evidente.

Contudo, saber escrever bem também é necessário no dia a dia. Isso porque a escrita é uma das principais formas de se comunicar.

Portanto, é preciso que essa comunicação seja bem feita, caso contrário, você pode não conseguir passar a mensagem desejada.

Por exemplo, se você colocar uma vírgula errada na frase, o contexto e a interpretação da mensagem podem ser prejudicados. Isso pode ser percebido nas duas frases abaixo:

  • Frase 1: Estou vendendo, meu filho não usa mais.
  • Frase 2: Estou vendendo meu filho, não usa mais.

Consegue perceber a mudança no sentido da mensagem com a simples alteração do local da vírgula?

Na frase 1, a mãe está colocando algo à venda, já que o seu filho não usa mais. Por outro lado, na frase 2 ela acaba colocando o próprio filho à venda.

Como fazer uma boa redação

Para escrever uma boa redação, você precisa dominar algumas técnicas. Isso porque existem diversos gêneros textuais, e cada um deles têm as suas próprias regras.

Por exemplo, em processos seletivos como o Enem, geralmente é solicitada a produção de uma redação dissertativo-argumentativo.

Nesse tipo de texto, é preciso ter a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Sendo que você precisa falar sobre o tema deixando claro qual o seu ponto de vista.

Além disso, você deve usar argumentos como fatos, dados, citações e etc; para comprovar o seu ponto de vista. Dessa forma, escrever de acordo com a estrutura e usar a língua portuguesa de forma correta não é suficiente.

Por fim, você deve ainda demonstrar os seus conhecimentos sobre o assunto. Isso de forma coerente e em relação ao que é apresentado e defendido. Sendo assim, conhecer as técnicas para escrever bem é essencial.

Como começar uma redação

Encarar o papel em branco e começar a escrever costuma ser a parte mais difícil. Quando existe um tema para o texto fica um pouco mais fácil. No entanto, quando o tema é livre, pode ser complicado.

Uma dica para ficar mais fácil a escrita do começo da redação é:

1- Frases prontas. Você pode usar frases como:

  • “Considerando __________, é de se esperar que isso ocorra com frequência.”
  • “Atualmente, __________ atinge x% da população brasileira.”

2- Gancho. Você pode usar como gancho um acontecimento passado ou uma época anterior. Desse modo, você pode usar sentenças como “na década” ou “antigamente”.

3- Citações. Por fim, ter em mente algumas citações que se encaixam em vários temas pode te ajudar a escrever melhor.

Técnicas de redação para escrever bem

As técnicas de redação para escrever bem são:

1- Hábito de leitura

Como eu disse anteriormente, em alguns tipos de redação você vai precisar argumentar. Ou seja, você terá que usar informações para atestar a sua tese.

Para que você tenha essas informações na hora de escrever, você precisa antes ter se informado sobre isso. Portanto, você precisa ler bastante. Além disso, o hábito da leitura ajuda na escrita em si.

Isso porque a leitura estimula o cérebro e ajuda na compreensão e organização do raciocínio. Ela ajuda ainda a aumentar o vocabulário, e possibilita que a grafia das palavras seja assimilada de forma mais fácil.

2- Crie uma linha de argumentação

Você já sabe que, para escrever uma redação, é preciso colocar argumentos nela. No entanto, você não pode simplesmente jogá-los no texto.

É preciso criar uma linha de argumentação e colocar seus argumentos de forma coerente com a sua opinião.

3- Estrutura do texto

Cada gênero textual tem as suas próprias regras. Isso envolve também a estrutura que o texto terá. Dessa forma, respeitar essa estrutura é essencial.

Por exemplo, uma dissertação deve seguir sempre a seguinte ordem: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Se você escrever em outra ordem como, por exemplo, conclusão, introdução e desenvolvimento, você terá feito o texto de forma incorreta e a compreensão da mensagem será prejudicada.

4- Use informações confiáveis

Em um texto dissertativo a argumentação é um ponto muito importante. Contudo, você deve ter o cuidado de usar apenas informações confiáveis. Ou seja, não deve usar informações que possam ser falsas, por exemplo.

Para se informar com fontes responsáveis e confiáveis, dê preferência aos órgãos governamentais, veículos de comunicação e empresas de pesquisa.

5- Como fazer uma redação: não fuja do tema

Essa dica pode ser meio óbvia, mas é necessária, já que é bem fácil fugir do tema da redação. Portanto, quando você estiver escrevendo, preste atenção para se manter no tema do texto.

Uma dica é: quando você terminar de escrever, revise todo o texto e tenha a certeza de que você aborda o tema pedido na redação.

6- Pratique muito

Por fim, a última dica é praticar muito. Quanto mais você escrever, maiores são as chances da sua redação ficar boa. Sendo assim, não deixe de incluir na sua rotina de estudos, um tempo dedicado à prática de escrita.

Dicas para tirar uma boa nota na redação do Enem

Na redação do Enem é pedido uma redação dissertativo-argumentativo. Desse modo, na atribuição de notas são consideradas 5 competências:

  1. Domínio da língua portuguesa
  2. Compreensão do tema proposto
  3. Apresentação de argumento estruturado e boa interpretação de texto
  4. Desenvolvimento de raciocínio lógico
  5. Apresentação de proposta de intervenção.

Enfim, algumas dicas para tirar uma boa nota na redação do Enem são:

1- Use técnicas para produção de textos argumentativos

Para levantar e organizar os argumentos que vai usar na sua redação, você pode usar algumas técnicas. A 1º delas é de argumentos favoráveis e contrários.

Neste caso, você deve encontrar e apresentar os argumentos que confirmam a sua tese e também os argumentos que são opostos.

Outra técnica é a da causa e consequência. A ideia é que os seus argumentos devem levar em conta os porquês e ainda os efeitos deles.

2- Domine a redação do parágrafo

Uma redação é formada por parágrafos. Sendo que os parágrafos são compostos por uma ideia central e ideias secundárias.

Um parágrafo pode ter ainda uma conclusão, o que é opcional. Ao escrever cada parágrafo, siga um raciocínio lógico.

Além disso, entre um parágrafo e outro, deve existir uma relação entre os assuntos. Para facilitar essa conexão, não deixe de usar conectivos como: desse modo, além disso, assim, e etc.

3- Aperfeiçoe a sua produção textual

A melhor forma de aperfeiçoar a sua produção textual é treinando. Ou seja, você precisa escrever muito para que consiga aperfeiçoar a sua escrita.

Uma forma de fazer isso é usando temas de redações passadas do Enem. Lembrando que, ao treinar, você deve sempre respeitar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, que é o pedido no Enem.

4- Faça exercícios de pontuação e acentuação gráfica

Usar vírgulas e outras pontuações de forma correta é a verdadeira dificuldade de muitos estudantes. Uma forma de superar esse problema é fazendo exercícios de pontuação.

A acentuação gráfica também é uma dificuldade de muitos estudantes e que pode ser superada por meio de exercícios de acentuação.

5- Fique atento aos principais problemas em textos argumentativos

Existem alguns problemas em textos argumentativos que você deve evitar para não cometer erros no Enem. Por exemplo:

  1. Fugir do tema proposto;
  2. Não respeitar a estrutura do gênero textual;
  3. Não utilizar a norma culta da língua portuguesa;
  4. Falta de coesão e coerência.

6- Busque um feedback para as suas redações

Por fim, a última dica para fazer uma boa redação para o Enem, é buscar feedback para as redações que você escrever. Você já sabe que treinar a sua redação é essencial para que você desenvolva a sua habilidade de escrita.

Contudo, quando você tem um feedback do texto que você escreveu, essa habilidade é desenvolvida mais rápido.

Afinal de contas, com um feedback você sabe quais aspectos você precisa melhorar. Portanto, converse com seus professores e veja se eles podem te ajudar nisso.

Dicas práticas para fazer uma redação

Algumas dicas práticas que você deve seguir na hora de fazer uma reação são:

1- Tema. Leia com calma e atenção o tema proposto para a redação. Se você não tiver certeza de que entendeu, respire fundo e leia novamente.

2- Reflita. Pense bem sobre o tema proposto e vá anotando as ideias que forem surgindo. Tendo essas ideias como base, você poderá desenvolver os argumentos a serem usados no texto.

3- Estrutura. Não esqueça de respeitar a estrutura de uma redação dissertativo-argumentativa:

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Conclusão.

4- Rascunho. Faça a 1º versão da redação organizando os argumentos e seguindo a estrutura correta.

5- Revisão. Revise o texto escrito e faça as correções necessárias. Algumas dicas para escrever uma boa redação são:

  1. Evite frases prontas
  2. Exclua as palavras desnecessárias
  3. Seja coeso
  4. Escreva frases bem estruturadas
  5. Não fique repetindo palavras

6- Texto final. Depois de fazer a correção do rascunho, passe o texto final a limpo. Cuidado, já que essa versão é a que será avaliada.

7- Tempo. Escrever uma redação toma bastante tempo. Apesar da necessidade de ter calma ao escrever, você não pode deixar de ficar atento ao tempo disponível.

8- Antes da prova. Para se sentir melhor na hora da prova, você pode praticar alguns cuidados antes. Por exemplo:

  1. Se prepare mentalmente
  2. Consuma alimentos leves
  3. Organize com antecedência o que você vai levar para o dia da prova
  4. Mantenha-se hidratado
  5. Tenha uma boa noite de sono
  6. Por fim, tente meditar antes da prova

Enfim, no texto acima você conferiu várias dicas de como fazer uma redação (via Puc) e dicas práticas para escrever (via uceff). Aproveite para conferir dicas de português que podem te ajudar a escrever melhor.

Além disso, você pode gostar de aprender como fazer uma interpretação de texto e quando usar crase.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.