História

Comunismo de guerra – Contexto histórico, definição e consequências

O comunismo de guerra foi o nome adotado para a política econômica inserida pelos bolcheviques durante a guerra civil russa.

Continue lendo após a publicidade

O comunismo de guerra foi uma política econômica usada pelo líder bolchevique Lenin. Essa tática teve origem durante a guerra civil, entre 1918 e 1921.

Após a tomada de poder pelos bolcheviques, o movimento de apoio à figura do czar uniu forças militares e políticas e decidiu invadir a Rússia.

A tática tinha como objetivo conter a ação do Exército Branco. Para isso, canalizou recursos agrários e industriais para o sustento da guerra.

Contexto histórico – Guerra civil russa

Antes de entender o que representa o termo comunismo de guerra é preciso voltar um pouco na história.

Continue lendo após a publicidade

Isso porque, logo depois da Revolução de 1917, a tomada de poder por parte dos bolcheviques deu origem a um novo estado russo, conhecido como Estado Bolchevique. Posteriormente, este estado se transformaria na União Soviética.

Jornal da USP

Os opositores estavam ligados ao czar e formaram movimento contrário aos bolcheviques que lideravam a revolução. Essas forças então, com o apoio de outras nações europeias, enfrentaram os bolcheviques em uma batalha conhecida como a guerra civil russa.

Todavia, o conflito era entre o Exército Vermelho e o Exército Branco. O vermelho era liderado por Trótsky e formado pelo proletário, camponeses e membros do Exército imperial russo. O Exército Branco, entretanto, era composto por militares de carreira e o plano era tomar o poder e instituir uma ditadura militar.

Nesse contexto, e na intenção de canalizar todos os recursos produzidos, surgiu o comunismo de guerra. Esse conceito será explicado no próximo tópico.

Continue lendo após a publicidade

O que foi o comunismo de guerra?

A situação econômica do país tinha piorado durante a 1ª Guerra Mundial e os bolcheviques precisavam ter sucesso na guerra para se manter no poder. Dessa maneira, o comunismo de guerra previa a integração de toda a produção econômica russa em favor do Exército Vermelho.

exército vermelho comunista
Trótski e seus liderados do Exército Vermelho.

Toda mobilização para o sustento da guerra trouxe o privilégio da distribuição de recursos para combatentes e deixou o resto da população seguindo forte racionamento.

Todavia, o comunismo de guerra trouxe militarização do trabalho e operários seguiam radical escala de trabalho, além de obedecerem a hierarquia presente nas fábricas.

Combatido dentro do partido bolchevique, o comunismo de guerra teve fim em 1921. Foi sucedido pela Nova Política Econômica (NEP), que desenvolveria a economia como o capitalismo de estado, obedecendo uma organização rígida e planificada.

Continue lendo após a publicidade

Consequências do comunismo de guerra

Essa tentativa russa de construir com urgência uma sociedade comunista fez com que a economia do país ruísse. Com seu comunismo de guerra, Lenin reduziu a produção causando fome devastadora que matou milhões de pessoas.

O comunismo de guerra foi determinante para que o regime soviético tornasse formas de uma ditadura totalitária. Os bolcheviques censuraram notícias sobre a fome afim de esconder a realidade e comprou comida do exterior para alimentar compatriotas.

fome na rússia comunista
Fome na Rússia afetou grande parte da população.

Nesse ínterim, a produção agrícola caiu e obrigou que 70% da população de São Petersburgo fugisse para o campo. Também metade da população de Moscou fez o mesmo.

Como resultado, os trabalhadores de fábricas foram fortemente pressionados pelo Kremlim e cidadãos entre os 16 e 50 anos foram convocados para exercer trabalho obrigatório.

Continue lendo após a publicidade

Todavia, em 1921 o regime reconheceu o estado em que o país estava após a instauração do comunismo de guerra e apelou aos Estados Unidos. O então secretário de comércio, Herbert Hoover, ofereceu ajuda mesmo sendo contra o comunismo.

Nesse sentido, a Administração Americana de Ajuda Humanitária (AAAH) entregou toneladas de alimentos e remédios à União Soviética e, em 1922 a fome tinha seu fim.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também: Consciência de classe, o que é? Definição, classe social e luta de classes.

Fontes: Brasil Escola, Prepara Enem, Epoch Times

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Observador, Jornal da USP, Aventuras na História, Notícias ao minuto

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments