História

Congresso de Viena: saiba o que foi e quais o temas discutidos

O Congresso de Viena foi uma conferência entre as grandes potências europeias e discutiram o mapa da Europa depois da derrota Bonaparte.

Continue lendo após a publicidade

O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias, que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815.

O tema era redesenhar o mapa político do continente europeu depois que Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi derrotado. Esse congresso pretendia também restaurar os tronos das famílias reais derrotadas por Bonaparte.

O mapa europeu redefinido pelo Congresso de Viena

Ao longo da Era Napoleônica, a Europa passou por mudanças políticas, já que o império de Napoleão Bonaparte abrangia quase todo o continente europeu.

Continue lendo após a publicidade

Depois que ele foi derrotado e a monarquia francesa restabelecida, as grandes potências se reuniram no Congresso de Viena, ocorrido entre setembro de 1814 e junho de 1815. Era preciso saber como ficaria o novo mapa político da Europa.

Da convenção participaram: Reino Unido, Rússia, Prússia, Áustria, Portugal, Espanha, Suécia, França e os estado alemães. Inicialmente se propôs que cada país anexasse uma parte da França.

Mas o ministro francês Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord propôs o Princípio de Legitimidade, para sugerir que as nações retomassem apenas os territórios perdidos para o império napoleônico. Essa ideia foi ao final aceita pelos demais países.

Continue lendo após a publicidade

A Santa Aliança e as ideias do Iluminismo

A  nova divisão, no entanto, favoreceu as nações que venceram a guerra. A Inglaterra, por exemplo, conseguiu acesso à Índia e às Antilhas. Já a Rússia incorporou a Finlândia e a Polônia.

Ainda no Congresso de Viena se criou a Santa Aliança, cujo objetivo era a manutenção das monarquias e o combate ao liberalismo e ao nacionalismo.

Ocorre que as ideia do Iluminismo já haviam sido disseminadas pela Europa toda. Também na América se pregavam os ideais iluministas e os movimentos de independência das colônias.

Continue lendo após a publicidade

Interessante conhecer o Congresso de Viena, não é mesmo? Você certamente gostará de ler também sobre a frustração do Tratado de Versalhes.

Fonte: Brasil Escola, Sua Pesquisa, História do Mundo, Estudo Prático, Toda Matéria.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] político-territorial da Itália, sofreu grande intervenção por parte das medidas firmadas pelo Congresso de Viena de 1814. Com os acordos consolidados, a atual região da Itália ficou dividida em oito estados […]