“Nós ossos que aqui estamos pelo vossos esperamos”, essa é a frase nada convidativa que você encontra na entrada da Capela dos Ossos, localizada em Évora, Portugal.
Já conhece esse lugar? Separamos alguns detalhes sobre essa sinistra igreja pra compartilhar.
A Capela dos Ossos está integrada a Igreja de São Francisco, localizada na Praça 1º de Maio. E se você está se perguntando: Essa Capela dos Ossos foi realmente construída com ossos humanos? A resposta é sim!
A construção é de meados do século XVII, e foi edificada por conta da iniciativa três monges – que pretenderam transmitir a mensagem da transitoriedade da vida (contra-reforma religiosa, segundo as normativas do Concílio de Trento).
Entenda a arquitetura da Capela dos Ossos, em Portugal
A Capela dos Ossos possui oito pilares, todos eles “decorados” com ossos e crânios conectados por cimento pardo. A capela possui uma área de 19 por 11 metros, e estima-se que nas paredes existem ossos de mais de 5.000 esqueletos, preenchendo espaços do chão ao teto.
Algumas explicações para a construção da Capela dos Ossos, narram que, ela precisou ser construída porque o cemitério de Évora estava muito lotado por volta do século XVII, aliando essa lotação com as ideologias da Contra-Reforma, a Capela foi erguida.
Conheça mais imagens dessa excêntrica Capela dos Ossos:
Fachada, parte interna, coluna e teto da Capela dos Ossos em Évora – Portugal. Crédito Imagens: Lara Cristine
Poema sobre as caveiras (Dentro da Capela)
Coluna de caveiras
As caveiras descarnadas
São a minha companhia,
Trago-as de noite e de dia
Na memória retratadas
Muitas foram respeitadas
No mundo por seus talentos,
E outros vãos ornamentos,
Que serviram à vaidade,
E talvez…na eternidade
Sejam causa de seus tormentos.