Geografia

Conheça o Pantanal, a maior planície que inundável do planeta

O Pantanal, embora seja o menor bioma do Brasil, tem uma impressionante diversidade de fauna e flora, além de clima bem definido.

Continue lendo após a publicidade

O Pantanal é o menor bioma brasileiro, embora seja de grande importância por conta de suas riquezas naturais.

É considerado também a maior planície que inundável do planeta, posto que sua área é de 250 mil km² de extensão.

Ele atraiu a atenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Órgão internacional o declarou Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Você sabia que o Pantanal é um bioma rico em biodiversidade?

Continue lendo após a publicidade

Locais em que ocorre

O Pantanal é um bioma principalmente de estepe (vegetação baixa, gramíneas e pequenos bosques). Distribui-se em 250 mil km² a uma altitude média de 100 metros.

Pode ser encontrado em duas regiões, a saber: Pantanal Norte ou Amazônico e Pantanal Sul ou Maior.

Localiza-se na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai e abarca os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ocorre também em menor escala na Bolívia e no Paraguai. Os principais rios são o Paraguai, Correntes, Piquiri, Itiquira, Taboco, Taquari e Vermelho.

Clima do Pantanal

O clima do Pantanal é Tropical Continental, que tem como características temperaturas elevadas e bastante chuva. O verão é quente e chuvoso (estação das águas) e o inverno é frio e seco (estação da seca).

Continue lendo após a publicidade

Você sabia que o Pantanal é um bioma rico em biodiversidade?

Quando as chuvas se firmam, a região se inunda e não há como transitar por estradas. Em contrapartida, na estação da seca os cursos d’água ficam barrosos (origem no nome Pantanal). O solo é sempre rico em nutrientes e serve bem à alimentação do gado.

O solo do Pantanal é arenoso e argiloso, e pelo fato de a região ser plana, há imensos alagamentos. Na estação da seca, entretanto, a água volta aos leitos dos rios, lagoas e banhados.

Animais encontrados no Pantanal

O animal símbolo do Pantanal é o Tuiuiú (ou Jaburu), uma ave imponente e elegante, que pode chegar a quase um metro e meio de comprimento. Mas há também a belíssima arara-azul-grande, que infelizmente está ameaçada de extinção.

Continue lendo após a publicidade

Você sabia que o Pantanal é um bioma rico em biodiversidade?

A fauna é enorme e diversificada, já que é considerada uma das mais ricas da Terra. Estimativas calculam 325 espécies de peixes, 98 répteis, 159 mamíferos, 53 anfíbios e 656 aves.

Na catalogação dos peixes, foram encontradas mais de duzentas espécies, algumas perigosas como as carnívoras piranhas. Mas há também dourado, piraputanga, pacu, pintado, curimbatá, cachara, jaú e piau.

Entre os répteis destacamos jacaré, sucuri, jiboia, iguana, jabuti e cágado. Porém deve ser lembrada também a onça, as centenas de mamíferos e as milhares de borboletas sortidas.

Continue lendo após a publicidade

A vegetação pantaneira é diversificada

A vegetação pantaneira varia bastante de acordo com a altitude. Nas regiões mais baixas há as gramíneas, pastagens naturais para os rebanhos. Já nas alturas medianas temos árvores de porte médio, arbustos e plantas rasteiras.

Nos locais bem mais altos estão os matos encorpados, onde são encontrados ipê, angico e aroeira. E por incrível que possa parecer, há paisagens de caatinga, com mandacaru e tudo. Além disso há porções de cerrado e de região amazônica.

Você sabia que o Pantanal é um bioma rico em biodiversidade?

A vegetação aquática é o diferencial do Pantanal, que inclui desde um rico lodo nutritivo a plantas que flutuam, qual o aguapé e a salvínia.

Continue lendo após a publicidade

Você sabia?

No Pantanal é encontrada uma cobra assustadora chamada sucuri amarela, que pode medir até 4,5 metros e comprimento. Também há ali o jaú, um bagre que chega a 1,5 metro de comprimento e pesa até 120 quilos.

Há mais espécies de aves no Pantanal que em toda América do Norte, além de mais espécies de peixes do que na Europa.

A onça-pintada pode pesar 150 quilos e em seu cardápio entram 85 espécies de animais que vivem na região.

Você curtiu conhecer um pouco mais sobre nosso rico Pantanal? Então não deixe de ler também sobre as riquezas da Mata Atlântica e sua diversidade cultural.

Continue lendo após a publicidade

Fonte: Info Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, Estudo Prático, Rios Vivos, WWF, Significados, Escola Kids.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments