Conheça o primeiro registro fotográfico de um planeta em formação

Já pensou em ver um planeta se formando? Astrônomos de Arizona conseguiram captar a primeira imagem desse fenômeno.

Como deve ser um planeta em formação? Depois de alguns anos de pesquisa, finalmente alguns astrônomos conseguiram esta façanha: fotografar um planeta em estágio de formação. LkCa15 trata-se de uma jovem estrela com um disco de transição em torno dela. Esse disco, por sua vez, é um berço de onde pode surgir um planeta, ou até planetas.

Existem mais do que 2.000 exoplanetas conhecidos, esses são conhecidos por orbitarem uma estrela diferente do nosso sol. Desse total, apenas 10 já foram fotografados, e os fatos mostram que esses registros geralmente são feitos depois que os exoplanetas já estão formados.

De acordo com Steph Sallum, professor e pesquisador da Universidade de Arizona “Esta é a primeira vez que fizemos uma imagem de um planeta que podemos dizer que ainda está se formando”, disse Steph – em fala para o Stanford News um dos principais autores e colaboradores dessa pesquisa juntamente com Kate Follette, que atualmente cursa pós-doutorado na Universidade de Stanford.

O que tem de especial neste estudo e registro de um exoplaneta em formação?

LkCa-15-b-newborn-alien-planet

O diferencial dessa pesquisa é que os cientistas envolvidos nela acabaram desenvolvendo alguns instrumentos e técnicas como a utilização do Grande Telescópio Binocular – o maior do mundo, que fica no Mount Graham, em Arizona. Além do uso do telescópio Magellan (localizado no Chile) e seu sistema ótico MagAO.

Devido as turbulências atmosféricas, com a mistura de ar quente e frio é difícil se conseguir uma imagem nítida de um planeta ou exoplaneta. Mesmo assim, o simples fato de fotografar um planeta em formação já é bastante comemorado por astrônomos.

CARMA-lkca15

Fonte: Stanford News e Exoplanet.eu
Imagens: Divulgação / Reprodução

 

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.