Principal » Ciências » Conhecimento científico e senso comum

Conhecimento científico e senso comum

O conhecimento científico tem como fundamento os métodos científicos e passam por experimentos em seu processo de comprovação.

Conhecimento científico e senso comum: entenda a diferença

O conhecimento científico é o conhecimento que tem como base os métodos científicos. Por outro lado, o senso comum tem como base as crenças e hábitos de um povo ou sociedade.

Conhecimento científico

O conhecimento científico e o senso comum são formas de lidar com a verdade. Sendo que os dois tipos de conhecimento são bem diferentes.

Em 1º lugar, o conhecimento científico se relaciona de forma direta ao método científico. Dessa forma, a intenção é comprovar uma hipótese ou crença com base em perguntas.

Por exemplo: 1) como são formuladas as hipóteses científicas e como é possível alcançar uma verdade científica?

2) Como um conhecimento pode ser aceito como sendo conhecimento científico? 3) Como se dá o desenvolvimento da ciência?

Essas perguntas se relacionam com campos diferentes do pensamento científico. A 1º é sobre a natureza da forma de raciocinar das ciências.

Já a 2º é sobre a possibilidade de verificar uma verdade científica. Por fim, a 3º é sobre qual é o melhor método para que a ciência possa alcançar a verdade.

As perguntas e a discussão sobre elas têm como intuito o conhecimento verdadeiro do mundo. Isso envolve não apenas a natureza como também o ser humano.

Enfim, os métodos científicos são propostos para que o conhecimento seja obtido de forma racional, objetiva, analítica e explicativa.

Senso comum

O senso comum são as crenças de certa cultura. Ou seja, ela não se baseia em pesquisas como ocorre com o conhecimento científico. Sendo que elas são consideradas como verdadeiras apesar de não serem contestadas.

Muitas vezes as pessoas se referem ao senso comum de forma pejorativa. Essas pessoas acreditam que o senso comum não tem muito valor porque ele tem como base crendices.

Além disso, na cultura ocidental, o conhecimento científico é muito valorizado. Inclusive, muitas vezes a filosofia racionalista critica e rejeita o senso comum.

No entanto, alguns filósofos da tradição filosófica escocesa, associados ao que ficou conhecido como Escola escocesa do senso comum, defendem este tipo de conhecimento.

De acordo com eles, as crenças do senso comum tem justificativas suficientes para que se rejeite o ceticismo ou as doutrinas chamadas revisionistas.

Um bom exemplo de senso comum é a relação entre as fases da lua e o corte de cabelo. Muitas pessoas acreditam que existe uma lua certa para cortar o cabelo.

Vale destacar que, em sua origem, o termo senso comum remonta a Aristóteles. Ele usou o termo para se referir à capacidade geral de sentir.

Isso tanto no sentido de consciência das sensações quanto no de perceber as determinações sensíveis comuns aos diversos sentidos, como a visão, o movimento, etc.

Posteriormente, no período da idade média, o termo foi usado com o significado de costume, gosto, modo comum de viver ou falar.

Conclusão

Como você já sabe, o conhecimento científico e o senso comum são bem diferentes. Mas isso não quer dizer que eles devem são de fato opostos.

Isso porque, muitas crenças podem ter comprovação científica. Além disso, as crenças podem servir como ponto de partida para uma pesquisa científica.

Enfim, gostou do texto? Pois saiba que aqui no site nós temos outros textos que você pode gostar. Por exemplo, você sabe o que é identidade cultural? Ou ainda, quais são os tipos de conhecimento que existem?

Fonte: Infoescola.

Bibliografia:

  • Conhecimento científico e senso comum: entenda a diferença. Dot.lib. Acesso em: 07 de fevereiro de 2022.
  • ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Trad. Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo; Martins Fontes; 2007.
  • BUNNIN, Nicholas; YU, Jiyuan. The Blackwell Dictionary of Western Philosophy. Oxford: Blackwell Publishing, 2004.
  • NAS ASAS DO DRAGÃO. Conhecimento científico x senso comum.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.