MENU
Conhecimento científico e senso comum: saiba qual a diferença
O conhecimento científico tem como fundamento os métodos científicos e passam por experimentos em seu processo de comprovação.
Por Jaine Jehniffer
O conhecimento científico tem como base os métodos científicos. Ou seja, são teorias que passam por experimentos em seu processo de comprovação.
Existe também o senso comum. Ele não se baseia em pesquisas. Na verdade, ele tem como base as crenças e hábitos de um povo ou sociedade.
Coisas que você já deve ter ouvido, como, por exemplo, que sair no frio faz ficar gripado, são senso comum. Basicamente, o conhecimento científico e o senso comum, são formas diferentes de lidar com a verdade.
O que é conhecimento científico?
Em 1º lugar, o termo conhecimento vem do latim congnoscere. Essa palavra deriva de com “junto” e gnoscere “obter conhecimento”. Portanto, trata-se do “ato de conhecer”.
Já o conhecimento científico é o conhecimento derivado das atividades científicas. Sendo que ela tem como base a filosofia da ciência.
Isso significa que as teorias e suposições passam por pesquisas e experimentos em seu processo de comprovação.
Em certos momentos, a ciência ganha destaque. Um exemplo disso é a pandemia da Covid-19. Com o grande número de casos e a busca pela vacina, a ciência voltou a ser pauta de conversa.
Para você ter uma ideia, 6 meses depois do início da pandemia, a confiança na ciência subiu para 89%. Isso de acordo com o Índice do Estado da Ciência 2020. Enfim, as características do conhecimento científico são:
- Sistematização;
- Verificabilidade;
- Falível.
A sistematização é necessária para que haja uma organização de um grupo de ideias que forma uma teoria.
Já o princípio da verificabilidade indica que todas as teorias devem ser analisadas e comprovadas com base na ciência. Por fim, o falível é aquilo que não é definitivo. Ou seja, é uma hipótese que pode ser substituída por outra.
Senso comum
O senso comum é o oposto do conhecimento científico. Isso porque, ele tem como base as crenças das pessoas.
Dessa forma, ele reflete o que a maioria das pessoas pensa. Sendo que a sua transmissão ocorre de uma geração para a outra. As suas características são:
- Sem teste;
- É comum;
- Não tem garantias.
Em 1º lugar, o senso comum não é testado por meio de métodos científicos. Desse modo, não existe uma prova da relação entre causa e efeito.
Apesar disso, ele é comum, isto é, ele é culturalmente aceito. Por fim, não existem garantias de que ele seja válido.
Exemplos de senso comum
Com alguns exemplos de senso comum, você vai perceber o quanto ele é diferente do conhecimento científico:
1- Frio e gripe. Você já deve ter ouvido dos seus avós que pegar frio faz ficar gripado. Apesar de ser muito reproduzida, essa ideia não tem base científica.
A gripe é uma doença causada por um vírus. Esse vírus pode se aproveitar da fragilidade do pulmão do frio. Porém, não é o frio em si que causa gripe.
2- Plantas para tratar doenças. Há milênios o ser humano usa as plantas para tratar doenças. Sendo que muitas das plantas usadas como remédio, foram escolhidas por meio da observação.
Por exemplo, o boldo tem propriedades que estimulam a digestão e desintoxicam o sistema digestório. Logo, ele passou a ser usado para tratar várias doenças.
3- As fases da lua e o corte de cabelo. Minha vó sempre dizia que eu só devia cortar o cabelo na lua crescente. Quando perguntei o porquê, ela disse que ao cortar nessa fase da lua, meu cabelo ia crescer mais rápido e bonito.
Você já ouviu algo parecido? Pois é, muitas pessoas acreditam que as fases da lua têm relação com o cabelo. Isso não tem base científica, mas segue sendo acreditado. Cá entre nós, uma vez eu cortei na lua cheia só para testar a teoria.
Conhecimento científico versus senso comum
A grande diferença entre conhecimento científico e senso comum é a forma com que se relacionam com a verdade.
Inclusive, eles podem ser tidos como parte da epistemologia. Em resumo, essa é a disciplina na filosofia que estuda como é possível se obter o conhecimento da verdade.
No conhecimento científico, os métodos científicos são a base para afirmar uma verdade. Ou seja, chega-se a uma verdade tendo como base os experimentos, que comprovam a confiabilidade da hipótese.
Já no senso comum, essa verdade tem como base as crenças que formam uma herança cultural. Dessa forma, essa é uma verdade que se fundamenta em hábitos e crenças da sociedade.
Apesar de serem diferentes, existe uma relação entre o conhecimento científico e o senso comum.
Isso porque, o senso comum pode fornecer hipóteses para as pesquisas científicas, mesmo que a ciência seja a fonte de conhecimento mais segura. Nesse sentido, o senso comum pode atuar como impulsionador da ciência.
Inclusive, de acordo com o filósofo brasileiro e professor de filosofia da Faculdade de Educação da Unicamp, Silvio Gallo, “o senso comum pode ser um bom ponto de partida para se chegar a conhecimentos mais seguros”.
E aí, gostou de aprender sobre o conhecimento científico? Então aproveite para aprender também quais são as 10 características dos seres vivos.
Bibliografia:
Conhecimento científico e senso comum: entenda a diferença. Dot.lib. Acesso em: 07 de fevereiro de 2022.
Comentários