Geografia

Continentes – Definição, características e curiosidades sobre cada um

Os continentes são grandes áreas de terra separadas pelos oceanos e que reúnem aproximadamente 200 países ao redor do mundo.

Continue lendo após a publicidade

Os continentes são grandes porções de terra cercadas pela água dos oceanos e que reúnem as condições necessárias para a existência de vida, incluindo formas diversas como clima, vegetação, relevo, hidrografia e diversos outros aspectos.

Costuma-se dizer que continente é toda faixa de terras com área maior que a Austrália, país localizado na Oceania e que serve como parâmetro para tal definição. Esse, ao contrário das outras massas de terra, apresenta-se de modo mais isolado e sem uma ligação estreita com outros países.

Dessa forma, cada continente é formado pela junção territorial entre diversos países que são independentes dentro de suas extensões geográficas. Ao todo, possuímos seis: América (subdividida em três repartições), Europa, África, Ásia, Antártida e Oceania.

Conheça mais sobre as particularidades de cada continente, como se formaram e curiosidades sobre alguns países.

Continue lendo após a publicidade

A formação dos continentes

Os continentes do Planeta Terra foram formados a partir de uma única massa territorial, denominada Pangeia, que se fragmentou a cerca de 4,5 bilhões de anos, e era composta por um único oceano, chamado de Pantalassa.

Estudo Prático

Em seguida, com a passagem do período Permiano (o último da Era Paleozóica) para o período Triássico, houve uma ruptura que originou duas nova porções de terra, a Laurásia e a Gondwana, e um novo oceano, o Tethys.

A Laurásia comportaria a porção norte do globo, isto é, a América do Norte, Ásia, Europa e o Ártico; enquanto a Gondwana formaria a América do Sul, Índia, Austrália e a África.

Os principais estudiosos do assunto defendem que essas massas continentais passaram a sofrer um processo de divisão de modo natural a bilhões de anos, até formarem os continentes que conhecemos atualmente. Ademais, para alguns teóricos essa divisão ainda está em andamento.

Continue lendo após a publicidade

Os continentes do mundo

Os nossos cinco continentes são a América, Europa, Ásia, África e Oceania. Entre eles, o maior em extensão territorial, e também em termos populacionais, é a Ásia, abrigando 4,5 bilhões de habitantes distribuídos em cerca de 45 milhões de km².

Por outro lado, a Oceania é o menor continente, com “apenas” 8 milhões de km² e 37 milhões de habitantes.

Conheça agora cada um deles:

Ásia

A Ásia conta com 50 países, sendo boa parte deles bastante populosos. Regiões do continente como a China, Paquistão e a Índia reúnem mais habitantes do que todo o resto do planeta.

Continue lendo após a publicidade
Continentes: definição, características e curiosidades de cada um
Todo Estudo

Dessa forma, o continente conta também com potências mundiais em desenvolvimento econômico, com destaque para Singapura, Coreia do Sul e Japão, por exemplo. Porém, engana-se quem pensa que a riqueza predomina em sua maioria, uma vez que grande parte da população é bastante pobre.

A Ásia é dividida em seis regiões: o Oriente Médio, o Subcontinente indiano, o Centro-Leste, Extremo Oriente, Sudeste Asiático e a Parte Asiática da Comunidade de Estados Independentes.

Do Oriente Médio, o petróleo é a principal fonte de riqueza, com 60% das reservas mundiais. A ele, somam-se a agropecuária, o turismo e a indústria têxtil/alimentícia.

Todavia, o sul asiático é uma das regiões mais pobres do mundo, na qual predomina a agricultura e extração de matérias primas como arroz e milho. Já o Norte, através da Rússia, é conhecido pela exportação de petróleo e gás natural.

Continue lendo após a publicidade

Entretanto, o Extremo Oriente é a região mais rica por conta da importação e industrialização de produtos tecnológicos. Daqui, fazem parte grandes economias mundiais como China e Japão.

Continentes: definição, características e curiosidades de cada um
Aventuras na História

Quanto ao clima, a região é bastante diversa, contando com regiões desérticas na parte central, clima frio nas grandes altitudes e clima de monções, com bastante ventania.

Entre os países mais populosos, estão a China e a Índia (com mais de 1.3 bilhão cada), a Indonésia (264 mi), o Paquistão (197 mi) e Bangladesh, com 164 milhões.

O Continente Europeu

A Europa é o segundo menor continente do mundo, com uma área de aproximadamente 10 milhões de km² e mais de 740 milhões de habitantes.

Continue lendo após a publicidade

Antes de mais nada, esse pedaço de terra é chamado por muitos de “velho mundo” e se considerarmos sua extensão sem a parte correspondente à Rússia, acaba se tornando um continente menor do que o Brasil.

Já fez as malas?

Possui 50 países, que são divididos em Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional.

Esse continente é fortemente reconhecido por ter sido o centro de grandes batalhas mundiais, como a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, que alteraram significativamente a política e geografia locais.

Como resultado, os países europeus se reuniram para criar a União Europeia (UE), bloco econômico onde não existem barreiras nem de pessoas nem de mercadorias e possuem uma moeda única, o euro.

Continue lendo após a publicidade

Seu clima é predominantemente frio e temperado, abrindo espaço para as vegetações da Tundra e para bosques temperados nas regiões costeiras.

Economicamente, o setor industrial é um dos destaques desse continente, sobretudo na França, Alemanha, Rússia e Inglaterra. 

Assim, alguns dos seus principais setores são a siderurgia, metalurgia, energias renováveis, tecnologia, transportes e bens de consumo como celulares e carros.

Continentes: definição, características e curiosidades de cada um
Exame

Contudo, a grande mola econômica europeia é o setor de serviços. Nas últimas décadas, houve uma grande terceirização industrial, o que abriu espaço para o fortalecimento do comércio e, consequentemente, do poder de compra.

Continue lendo após a publicidade

Dessa maneira, podem ser citados o setor alimentício, os bancos, serviços de internet e o turismo.

Os países mais populosos da Europa são a Rússia (que se divide entre a Ásia e a Europa) – com 144,5 milhões de habitantes – a Alemanha, com 82,8 milhões, a Turquia (79,8 mi), a França (66,9 mi) e o Reino Unido, com 66 milhões.

América

A América é o segundo maior continente do mundo, com 43 milhões de km² e o terceiro mais habitado, com 1 bilhão de habitantes. Possui 37 países, que são subdivididos em América do Norte (com 4 países), América Central (com 20 países) e América do Sul, com 13 países.

Continentes: definição, características e curiosidades de cada um
El espectador

Por conta do processo de colonização de suas terras, essa massa é reconhecida pela miscigenação de seus povos, que contou em sua formação com a presença de nativos africanos, portugueses e de outras etnias. Como resultado, idiomas como o espanhol e o português são predominantes.

Continue lendo após a publicidade

Inegavelmente, apenas os Estados Unidos e o Canadá podem ser considerados países americanos desenvolvidos, ao passo que a grande maioria ainda são considerados em desenvolvimento.

Sua economia é predominantemente advinda da agricultura, sobretudo com as exportações da América Latina. No Brasil, por exemplo, há muita produção de itens como a soja, o milho, o arroz e a cana-de-açúcar.

No relevo, há a predominância de planícies e planaltos, enquanto no clima, há pelo menos dez existentes, que podem variar desde o Polar, no extremo norte, ao semiárido do Nordeste brasileiro.

Submarino viagens

Em termos populacionais, a ordem é a seguinte: Estados Unidos (327,2 milhões), Brasil (209,3 milhões), México (129,2 milhões), Colômbia (49 milhões) e Argentina (44,27 milhões).

Continue lendo após a publicidade

O Continente Africano

A África é o terceiro maior continente do mundo, com 30 milhões de km², e 1,2 bilhões de habitantes. Possui 54 países, divididos em África do Norte ou Setentrional (7 países) e África Subsaariana, com 47 países.

É considerado o berço da humanidade, possuindo uma das maiores diversidades culturais do planeta. Assim sendo, conta com mais de mil línguas diferentes e outros diversos dialetos.

Continentes: definição, características e curiosidades de cada um
Nós dois e todo mundo

Geograficamente, possui baixa densidade populacional por conta das peculiaridades do seu território, enquanto o clima é em sua maioria tropical.

A agropecuária é a principal atividade que gera emprego na região, com a agricultura de subsistência (de uso pessoal) e o plantation (voltado para a exportação). Ademais, a área mais produtiva é o extrativismo mineral, a partir da exploração de urânio, cobre, ferro, petróleo e diamantes.

Continue lendo após a publicidade

Os países mais ricos são o Egito e a África do Sul. Já os mais populosos são a Nigéria (com 191 milhões), a Etiópia (com 105 milhões), o Egito (com 97,55 mi), o Congo (com 81,34 mi) e a África do Sul, com 58,72 milhões.

O Globo

Contudo, ao falar em África, a maior parte das pessoas associa a um só elemento: a fome. Isso porque 20 países sofrem de subnutrição crônica, sobretudo na África Subsaariana.

Ao todo, o continente possui apenas 1% do PIB mundial, o que pode ser atrelado ao imperialismo das nações europeias e, consequentemente, a independência tardia, que ocorreu apenas na segunda metade do século XX, atrasando a industrialização.

Oceania

O “Novíssimo Mundo” é o menor continente do planeta, com 8 milhões de km² e o menos populoso, com 37 milhões de habitantes. A Austrália ocupa quase 96% desse continente.

Continue lendo após a publicidade

Possui mais de 10 mil ilhas, distribuídas entre seus 14 países. Os cinco mais populosos são a Austrália (24,6 mi), Papua-Nova Guiné (8,2 mi), Nova Zelândia (4,7 mi), Fiji (905 mil) e Ilhas Salomão (611 mil).

Suas ilhas se dividem em Melanésia, Micronésia e Polinésia, que contam com caucasianos, aborígenes e asiáticos em sua população. Além disso, por estarem no limite da placa tectônica do Oceano Pacífico, a atividade sísmica e vulcânica é bastante forte nessa região.

Continentes: definição, características e curiosidades de cada um
Solutudo

Economicamente, o destaque vai para a Austrália e a Nova Zelândia, que aproveitam das belezas naturais e do isolamento geográfico para atrair turistas. Além disso, a pesca e a extração de produtos primários também impulsionam a economia local.

As principais exportações agrícolas são especiarias, cana-de-açúcar, coco e cacau. Na Austrália, a agropecuária é bastante mecanizada, elevando a exportação de trigo, vinho e tabaco. Por sua vez, a extração mineral é rica, sobretudo, em bauxita, cobre, ouro, ferro e níquel.

Continue lendo após a publicidade

Por outro lado, a Nova Zelândia tem um importante rebanho ovino e vê na produção de peixes e frutos do mar, além de silvicultura, essenciais fontes de exportação. No setor secundário, o que se destacam são as siderúrgicas e a metalurgia.

Antártida ou Antártica

Antártida ou Antártica é o continente mais frio do mundo, ficando congelado na maior parte do ano. Sua vegetação se restringe a musgos e líquens e os animais mais conhecidos são os pinguins.

Continentes: definição, características e curiosidades de cada um
De saias pelo mundo

Possui 14 milhões de km² e não conta com população humana. Pode ser dividida em Antártica Ocidental (menor) e Antártica Oriental (maior e mais fria).

Contudo, o maior problema desse continente é o derretimento das calotas polares, agravadas pelo aquecimento global e pelo buraco na camada de ozônio.

Continue lendo após a publicidade

Esses fatores causam o derretimento e estão elevando, aos poucos, a temperatura dos oceanos, o que deve impactar futuramente, entre outros fatores, os ecossistemas locais e a biodiversidade do planeta.

Gostou do nosso conteúdo? Então, confira também quais são as principais Mudanças Climáticas que estão ocorrendo no mundo.

Fontes: Brasil Escola, Educa Mais Brasil, Toda Matéria e Escola Kids

Imagens: Bridges Intercâmbio, Estudo Prático, Todo Estudo, Aventuras na História, Já fez as malas?, Exame, El Espectador, Submarino viagens, Nós dois e todo mundo, O Globo, Solutudo, De saias pelo mundo.

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments