Outros assuntos

Conheça as Cores Frias

Cores frias são aquelas que estão relacionadas ao gelo, a água e aos elementos da natureza. Ou seja, correspondem ao azul, verde e o violeta.

Continue lendo após a publicidade

As diferentes cores, passam diferentes sensações. Por exemplo, as cores frias são as cores que nos passam uma sensação de frio. Já as cores quentes passam uma sensação de calor.

Temperatura das cores

As cores podem ser categorizadas de acordo com a composição e a temperatura. Portanto, em relação à temperatura, as cores podem ser frias ou quentes.

A temperatura está relacionada à sensação que uma cor transmite. Nesse sentido, as cores frias são aquelas que transmitem a sensação de frio, como o gelo, a água e a lua.

As três cores frias básicas são: azul, violeta (roxo ou púrpura) e o verde. Sendo que, a denominação de temperatura das cores foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920).

Continue lendo após a publicidade

Ele determinou que as cores que transmitem a sensação de calor, dinamismo, movimento e vivacidade, são as cores quentes.

Por outro lado, as cores se relacionam com à umidade, ao frio, e aos elementos da natureza, são as cores frias.

Além disso, as cores frias também transmitem a sensação de introspecção, seriedade, relaxamento e tranquilidade. Enfim, essa categorização é de acordo com a sensação que a cor passa.

Cores frias no círculo cromático

Em síntese, o círculo cromático é uma ferramenta utilizada para análise e harmonia das cores. Ele é composto por doze cores do espectro, divididas entre cores primárias, secundárias e terciárias.

Continue lendo após a publicidade

Isso significa que o círculo é composto por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. Caso você não saiba o que são as cores primárias, secundárias e terciárias, eu vou te explicar rapidamente.

Em resumo, as cores primárias são também chamadas de cores puras. Isso porque, elas não nascem da mistura de outras cores. As cores primárias são: vermelho, azul e amarelo.

as cores secundárias são o resultado da mistura de duas partes iguais de cores primárias. Por exemplo, se você misturar duas partes iguais de vermelho e amarelo, você terá a cor laranja.

As cores secundárias são: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).

Continue lendo após a publicidade

Por fim, as cores terciárias são formadas a partir da mistura de uma cor primária com uma ou mais cores secundárias.

Desse modo, as cores terciárias são: (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado).

Divisão do círculo cromático

No círculo cromático, as cores frias ficam do lado esquerdo e as quentes do lado direto. Nos extremos dos lados, estão as cores complementares.

Sendo que as cores azul, verde e violeta são as cores frias básicas, além das cores vermelho-arroxeado, azul-arroxeado, azul-esverdeado que são complementares.

Continue lendo após a publicidade

Enfim, dentre as cores frias mais comuns estão:

  • Azul;
  • Turquesa;
  • Cíano;
  • Índigo;
  • Violeta;
  • Magenta.

Em contrapartida, as cores quentes principais são: vermelho, o amarelo e o laranja. Já as cores terciárias correspondentes dessa mistura são: vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado.

Cores neutras

Além das cores quentes e frias, temos ainda as cores neutras. As cores neutras classificam-se como cores complementares.

Além disso, elas são caracterizadas como baixa intensidade, reflexo e energia. Dessa forma, são cores que não transmitem sensação, diferente das cores quentes e frias.

Continue lendo após a publicidade

Dentre as cores neutras mais comuns estão o branco, o preto e as tonalidades de marrom e cinza.

Cores complementares

As cores complementares tem um contraste maior e são muito usadas para diminuir a intensidade de um tom. Elas também podem ser misturadas para gerar cores neutras.

A cor complementar de uma cor primária, é uma das cores secundárias e vice-versa. Já as terciárias contam com cores terciárias como complementares.

Por exemplo, a cor complementar do vermelho é o verde. Em contrapartida, a cor complementar do azul é o laranja.

Continue lendo após a publicidade

Enfim, as cores complementares servem para reduzir a intensidade das cores ou ainda para criar novas cores. Além disso, as cores complementares têm um maior contraste entre si e absorvem mais seus espectros.

Cores frias e a classificação das cores

Todas as cores, inclusive as frias, possuem características como tom, matiz e intensidade:

1- Matiz

O matiz é o responsável pela distinção e definição da cor. Alguns exemplos de matizes são as cores azul, amarelo e vermelho.

Por exemplo, se você misturar vermelho com amarelo, você cria o matiz laranja. Sendo assim, a mistura de matizes resulta na criação de um outro matiz.

Continue lendo após a publicidade

2- Intensidade

Por fim, a intensidade está relacionada com o brilho da cor. Por exemplo, um matiz de intensidade baixa é mais apagado, como as cores pastéis. Já um matiz de intensidade alta é vívida, brilhante, a exemplo do amarelo.

3- Tom

O tom é a quantidade de luz em uma cor. Desse modo, se você for colocando preto em uma matiz, ele vai ficando mais escuro.

Por outro lado, se você for adicionando branco a uma matiz, você terá escalas tonais mais claras.

As cores frias e a simbologia das cores

A sensação que as cores transmitem não é algo comprovado pela ciência. Porém, na psicologia, as cores possuem um papel importante.

Continue lendo após a publicidade

Isso porque, os psicólogos acreditam que as cores interferem nas sensações humanas e no humor, causando diferentes tipos de emoções.

Dessa maneira, as cores podem causar sensações de tristeza, alegria, tranquilidade, etc. A cor azul, por exemplo, está relacionada às sensações de tranquilidade, amabilidade e serenidade.

Por outro lado, a cor verde representa esperança, momentos de paz e equilíbrio. Por fim, a cor roxa está associada a momentos de reflexão e espiritualidade.

Como as cores passam diferentes sensações, elas podem são úteis nas mais diversas situações como decoração de ambientes e artes plásticas.

Continue lendo após a publicidade

Inclusive, as cores são usadas de forma bem estratégica no marketing e na propaganda. Neste caso, as cores servem para atrair clientes e chamar a atenção para certo produto.

Enfim, no texto acima você aprendeu o que são cores frias (via Toda Matéria, Sites, Educa mais Brasil e Guia Estudo). Aproveite para conferir algumas curiosidades sobre as misturas das cores.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments