Cores frias: quais são elas e por que têm esse nome?

As cores frias são aquelas que estão associadas ao gelo, à lua e à água. Descubra quais são elas e a sensação que passam

As cores frias são aquelas que estão associadas ao gelo, à lua e à água, tais como: azul, verde e roxo. Sendo assim, elas são chamadas de frias justamente porque transmitem a sensação de frio.

De acordo com a psicologia das cores, as cores podem passar diferentes sensações. Sendo assim, no caso das cores frias, elas passam uma sensação de umidade e frieza, estando relacionadas com atitudes de seriedade, introspecção, relaxamento e tranquilidade.

Existem também as cores quentes, que são aquelas que passam a sensação de calor, estando relacionadas com o sol, o movimento, a vivacidade e o dinamismo.

Inclusive, a classificação das cores como fria e quente, foi feita pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920), de acordo com pesquisas sobre as sensações do ser humano ao terem contato com certas cores.

Quais são cores frias?

As cores frias são aquelas que passam a sensação de frieza e, por isso, estão relacionadas com elementos úmidos, frios e molhados, são elas:

  • Azul

  • Verde

  • Roxo ou púrpura

Quais sensações as cores frias remetem?

As cores frias remetem a sensação de frieza e umidade, além disso, elas passam a sensação de tranquilidade e relaxamento. Geralmente elas são usadas em situações relacionadas com introspecção e seriedade.

O que é a temperatura das cores?

As cores podem ser categorizadas de acordo com a composição e a temperatura. Portanto, em relação à temperatura, elas podem ser frias ou quentes, de acordo com a sensação que ela transmite.

A denominação de cores frias ou quentes foi criação do psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920), segundo pesquisas sobre as sensações do ser humano ao terem contato com certas cores.

Basicamente, Wundt estabeleceu a temperatura das cores de acordo com as sensações de frio ou calor. Portanto, as cores frias passam a sensação de frieza e umidade, enquanto as cores quentes transmitem a sensação de calor, estando associada ao sol, a vivacidade e ao movimento.

As três cores frias básicas são: azul, verde e roxo.

cores frias

Cores frias e o círculo das cores

O círculo cromático é uma ferramenta usada para análise e harmonia das cores, sendo composto composto por doze cores do espectro, divididas entre cores primárias, secundárias e terciárias. Isso significa que o círculo é composto por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

Caso você não saiba o que são as cores primárias, secundárias e terciárias, eu vou te explicar rapidamente. Em resumo, as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) são também chamadas de cores puras, pois elas não nascem da mistura de outras cores.

as cores secundárias são o resultado da mistura de duas partes iguais de cores primárias, por exemplo, se você misturar duas partes iguais de vermelho e amarelo, você terá a cor laranja. As cores secundárias são: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).

Por fim, as cores terciárias são formadas a partir da mistura de uma cor primária com uma ou mais cores secundárias, desse modo, as cores terciárias são: (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado).

No círculo cromático, as cores frias ficam do lado esquerdo e as quentes do lado direito, sendo que nos extremos dos lados, estão as cores complementares.

Azul, verde e roxo são as cores frias básicas, além de vermelho-arroxeado, azul-arroxeado, azul-esverdeado que são complementares. Enfim, dentre as frias mais comuns estão:

  • Azul;

  • Turquesa;

  • Cíano;

  • Índigo;

  • Violeta;

  • Magenta.

Medium

E o que são as cores quentes?

As cores quentes são aquelas que transmitem a sensação de calor, movimento, vivacidade e dinamismo, estando relacionadas ao sol. Dessa forma, as principais cores quentes são: vermelho, amarelo e laranja. 

Por fim, vale destacar que além das cores frias e quentes, existem as cores neutras, que são caracterizadas como baixa intensidade, reflexo e energia. Dessa forma, são cores que não transmitem sensação, diferente das cores quentes e frias. São elas: branco, preto,marrom e cinza.

LEIA MAIS

O que é cor? Conceito, percepção e exemplos de cores do mundo

Mistura de cores primárias, como são formadas as cores secundárias

Qual o resultado da mistura de cores e curiosidades

Descubra como as cores influenciam o nosso cérebro!

Saiba qual é a cor do sol: fatores da coloração solar

O que é pintura? Técnicas, tintas, suportes e história

Fontes: Toda Matéria, Guia Estudo, Sites e, por fim, Educa mais Brasil.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.