Outros assuntos

Cores Primárias: definição, classificação, importância e misturas

Cores primárias são cores que podem ser combinadas para criar outras cores, mas que não podem ser obtidas por mistura de cores.

Continue lendo após a publicidade

O mundo é constituído por diversas cores. Cada cor advém de uma junção de cores que recebem influencia da luz. Entretanto, existem cores que não originam-se a partir de outras cores. Assim, são denominadas de cores primárias.

As cores primárias não se decompõem em outras cores. Porém, fazem parte de um sistema de cores-luz, denominado de síntese auditiva e subtrativa. Ou seja, cores que existem em decorrência da presença de luz. Dessa forma, as cores primárias fazem parte da chamada tríada aditiva.

Ou seja, as cores vermelho, verde e azul quando juntas possuem como resultado a cor branca. Assim, formam a tríade aditiva. Entretanto, o grupo das cores primárias é formado pelas cores amarelo, o azul e o vermelho. Nesse sentido, por não serem originadas de outras cores, quando misturadas, formam as de mais cores existentes.

Classificação das cores: primárias

O grupo das cores é dividido em três partes, as cores primárias, as secundárias e as terciárias. Ou seja, a partir do primeiro grupo (amarelo, azul, vermelho) outras cores podem ser formadas. Sendo assim, as cores primárias são as chamadas cores puras, que não são obtidas a partir de outras cores.

Continue lendo após a publicidade
Cores primárias são as cores puras. Fonte: LadoB

Já as cores secundárias são aquelas formadas a partir da mistura entre duas das cores do primeiro grupo. Assim, temos:

  • Amarelo + vermelho = laranja
  • Vermelho + azul = roxo ou violeta
  • Azul + amarelo = verde
Cores Primárias, quais são? Classificação, sistemas de cores e grupos
As cores integram estratégias de marketing. Fonte: Webinsider

Por outro lado, as cores terciárias se formam a partir da mistura entre uma cor primária e uma cor secundária. Nesse sentido, é possível obter as seguintes combinações:

  • Vermelho + roxo = vermelho-arroxeado (similar ao vinho)
  • Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado ou laranja-escuro
  • Amarelo + verde = amarelo-esverdeado ou verde-claro
  • Amarelo + laranja = amarelo-alaranjado (similar ao bege)
  • Azul + roxo = azul-arroxeado
  • Azul + verde = azul-esverdeado (similar ao verde-água)

Além das primárias… cores frias, quentes e neutras

As  cores, além da classificação pela origem, também classificam-se de acordo com a sensação que transmitem. Ou seja, por meio da tonalidade as cores transmitem sensações que organizam-se de acordo com a “temperatura“.  Por conta disso, as cores recebem a denominação de frias, quentes ou neutras.

Divisão das cores a partir da temperatura ou sensação que transmitem. Fonte: Officina 7

As cores neutras são aquelas que não refletem a luz. Ou seja, cores como cinza e marrom não transmitem luz, então, são denominadas de neutras. Já as cores quentes são aquelas em que, com a presença de luz, transmitem a sensação de calor. São exemplos as cores vermelho, laranja e amarelo.

Continue lendo após a publicidade

Por fim, as cores frias são aquelas em que, com a presença de luz, transmitem a sensação de frio. Ou seja, as cores azul, verde e violeta são exemplos de cores frias.

Sistema de cores-luz

Além da classificação tradicional das cores, a luz também influencia na definição dos grupos. Ou seja, as cores primárias, de acordo com a teoria da cor-luz, mudam para o vermelho, verde e azul. A partir dessa perspectiva, temos dois grupos de cores, os da síntese aditiva e a síntese subtrativa.

Cores Primárias, quais são? Classificação, sistemas de cores e grupos
Divisão das cores a partir da teoria cor-luz. Fonte: Proideia

Visto isso, a síntese aditiva – também chamada de tríade aditiva – são as cores que juntam formam a luz branca. Em alguns casos, a síntese aditiva também recebe o nome de sistema RGB (do inglês red, green e blue). Ou seja, a partir da mistura entre essas cores é possível formam visualmente outras cores.

Já a síntese subtrativa – também chamada de tríade subtrativa – é formada pelas cores ciano, o magenta e o amarelo. A partir dessa tríada, originam-se as cores que não possuem presença de luz, como o preto. Além disso, a tríada também chama-se CMYK (do inglês cian, magenta , yellow e black).

Continue lendo após a publicidade

Utilizam o sistema RGB para a formação visual do que vemos na TV, computadores, projetores, câmeras digitais e etc, por serem cores que transmitem a luz. Já o sistema CMYK atua em materiais impressos, sendo muito utilizado em impressoras, fotocopiadoras e etc.

Grupos de cores complementares

Ademais, existe uma ferramenta denominado de círculo cromático que utiliza a combinação entre as sete cores básicas do espectro. Ou seja, são doze cores que dividem-se em três primárias, três secundárias e seis terciárias.

Cores Primárias, quais são? Classificação, sistemas de cores e grupos
Cores complementares são aquelas que mais oferecem contraste entre si. Fonte: Igtfotografia

Assim, o círculo cromático forma-se pelas cores: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.

Dessa forma, quando as cores formam tonalidades de cinza, além de apresentar contrataste entre si denominam-se cores complementares.

Continue lendo após a publicidade

E então, o que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir o que é Função Metalinguística e como se classifica a Função Fática.

Fontes: Toda Matéria, Brasil EscolaViva Decora 

Bibliografia:

  • HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão – Cores Primárias. [S.L.]: Editora Gustavo Gili, 2012. 311 p.
  • SILVA, Cibelle Celestino; MARTINS, Roberto de Andrade. A TEORIA DAS CORES DE NEWTON: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência & Educação, [S.L], v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/fMnd6zxXqG8mhHrYq45SLhs/?lang=pt.
  • GOETHE, J.W.. Doutrina das Cores. 4. ed. [S.L.]: Nova Alexandria, 2013. 212 p.

Fonte imagem destaque: Hisour

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments