Cores Primárias: definição, classificação, importância e misturas

Cores primárias são cores que podem ser combinadas para criar outras cores, mas que não podem ser obtidas por mistura de cores.

Cores Primárias, quais são? Classificação, sistemas de cores e grupos

O mundo é constituído por diversas cores. Cada cor advém de uma junção de cores que recebem influencia da luz. Entretanto, existem cores que não originam-se a partir de outras cores. Assim, são denominadas de cores primárias.

As cores primárias não se decompõem em outras cores. Porém, fazem parte de um sistema de cores-luz, denominado de síntese auditiva e subtrativa. Ou seja, cores que existem em decorrência da presença de luz. Dessa forma, as cores primárias fazem parte da chamada tríada aditiva.

Ou seja, as cores vermelho, verde e azul quando juntas possuem como resultado a cor branca. Assim, formam a tríade aditiva. Entretanto, o grupo das cores primárias é formado pelas cores amarelo, o azul e o vermelho. Nesse sentido, por não serem originadas de outras cores, quando misturadas, formam as de mais cores existentes.

Classificação das cores: primárias

O grupo das cores é dividido em três partes, as cores primárias, as secundárias e as terciárias. Ou seja, a partir do primeiro grupo (amarelo, azul, vermelho) outras cores podem ser formadas. Sendo assim, as cores primárias são as chamadas cores puras, que não são obtidas a partir de outras cores.

Cores primárias são as cores puras. Fonte: LadoB

Já as cores secundárias são aquelas formadas a partir da mistura entre duas das cores do primeiro grupo. Assim, temos:

  • Amarelo + vermelho = laranja
  • Vermelho + azul = roxo ou violeta
  • Azul + amarelo = verde
Cores Primárias, quais são? Classificação, sistemas de cores e grupos
As cores integram estratégias de marketing. Fonte: Webinsider

Por outro lado, as cores terciárias se formam a partir da mistura entre uma cor primária e uma cor secundária. Nesse sentido, é possível obter as seguintes combinações:

  • Vermelho + roxo = vermelho-arroxeado (similar ao vinho)
  • Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado ou laranja-escuro
  • Amarelo + verde = amarelo-esverdeado ou verde-claro
  • Amarelo + laranja = amarelo-alaranjado (similar ao bege)
  • Azul + roxo = azul-arroxeado
  • Azul + verde = azul-esverdeado (similar ao verde-água)

Além das primárias… cores frias, quentes e neutras

As  cores, além da classificação pela origem, também classificam-se de acordo com a sensação que transmitem. Ou seja, por meio da tonalidade as cores transmitem sensações que organizam-se de acordo com a “temperatura“.  Por conta disso, as cores recebem a denominação de frias, quentes ou neutras.

Divisão das cores a partir da temperatura ou sensação que transmitem. Fonte: Officina 7

As cores neutras são aquelas que não refletem a luz. Ou seja, cores como cinza e marrom não transmitem luz, então, são denominadas de neutras. Já as cores quentes são aquelas em que, com a presença de luz, transmitem a sensação de calor. São exemplos as cores vermelho, laranja e amarelo.

Por fim, as cores frias são aquelas em que, com a presença de luz, transmitem a sensação de frio. Ou seja, as cores azul, verde e violeta são exemplos de cores frias.

Sistema de cores-luz

Além da classificação tradicional das cores, a luz também influencia na definição dos grupos. Ou seja, as cores primárias, de acordo com a teoria da cor-luz, mudam para o vermelho, verde e azul. A partir dessa perspectiva, temos dois grupos de cores, os da síntese aditiva e a síntese subtrativa.

Cores Primárias, quais são? Classificação, sistemas de cores e grupos
Divisão das cores a partir da teoria cor-luz. Fonte: Proideia

Visto isso, a síntese aditiva – também chamada de tríade aditiva – são as cores que juntam formam a luz branca. Em alguns casos, a síntese aditiva também recebe o nome de sistema RGB (do inglês red, green e blue). Ou seja, a partir da mistura entre essas cores é possível formam visualmente outras cores.

Já a síntese subtrativa – também chamada de tríade subtrativa – é formada pelas cores ciano, o magenta e o amarelo. A partir dessa tríada, originam-se as cores que não possuem presença de luz, como o preto. Além disso, a tríada também chama-se CMYK (do inglês cian, magenta , yellow e black).

Utilizam o sistema RGB para a formação visual do que vemos na TV, computadores, projetores, câmeras digitais e etc, por serem cores que transmitem a luz. Já o sistema CMYK atua em materiais impressos, sendo muito utilizado em impressoras, fotocopiadoras e etc.

Grupos de cores complementares

Ademais, existe uma ferramenta denominado de círculo cromático que utiliza a combinação entre as sete cores básicas do espectro. Ou seja, são doze cores que dividem-se em três primárias, três secundárias e seis terciárias.

Cores Primárias, quais são? Classificação, sistemas de cores e grupos
Cores complementares são aquelas que mais oferecem contraste entre si. Fonte: Igtfotografia

Assim, o círculo cromático forma-se pelas cores: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.

Dessa forma, quando as cores formam tonalidades de cinza, além de apresentar contrataste entre si denominam-se cores complementares.

E então, o que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir o que é Função Metalinguística e como se classifica a Função Fática.

Fontes: Toda Matéria, Brasil EscolaViva Decora 

Bibliografia:

  • HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão – Cores Primárias. [S.L.]: Editora Gustavo Gili, 2012. 311 p.
  • SILVA, Cibelle Celestino; MARTINS, Roberto de Andrade. A TEORIA DAS CORES DE NEWTON: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência & Educação, [S.L], v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/fMnd6zxXqG8mhHrYq45SLhs/?lang=pt.
  • GOETHE, J.W.. Doutrina das Cores. 4. ed. [S.L.]: Nova Alexandria, 2013. 212 p.

Fonte imagem destaque: Hisour

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.