Artes

Cores terciárias: quais são, composição e estudo de Newton

As cores terciárias são seis no total. Além disso, são compostas pela junção de uma cor primária com uma outra secundária.

Continue lendo após a publicidade

Basicamente, as cores terciárias são compostas pela junção de uma cor primária com a secundária. No total, são seis cores formadas através dessas combinações.

Sendo elas, vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, azul-esverdeado e azul-arroxeado.

Para classificá-las como cores terciárias devemos entender um pouco mais sobre as primárias e secundárias logo a seguir.

Cores Primárias e Secundárias

cores-terciarias
Pinterest

Conhecidas como “cores puras”, as cores primárias são compostas por azul, vermelho e amarelo. Já as secundárias, são a combinação dessas primeiras, e juntas formam as cores terciárias.

Continue lendo após a publicidade

Por exemplo, o azul e amarelo que vira verde. O vermelho e amarelo que resulta em laranja. Ademais, azul e vermelho que se transformam em roxo ou violeta.

Dentre essas cores é possível classificá-las em três tipos diferentes. Sendo assim, as “quentes”, que passam a sensação de alegria e calor como o vermelho e o amarelo. Geralmente, são usadas de forma estratégica em lanchonetes e parques de diversões. O segundo tipo são as “frias”.

Ou seja, são as cores azuis, verde e violeta que representam essa classificação. Elas podem passar um sentimento de natureza, frieza ou tranquilidade. Portanto, é fácil identificá-las em sorveterias e zoológicos.

Em seguida, são as “neutras”. Cores que demonstram o menor tipo de sensação o possível com branco, preto e cinza. É possível encontrá-las em hospitais e escritórios, por exemplo.

Continue lendo após a publicidade

Formando Cores Terciárias

BHG

Para conseguir as cores terciárias é necessário juntar verde e azul, vermelho e roxo, amarelo e verde, vermelho e laranja, azul e roxo, amarelo e laranja. Sendo assim, é fácil notar que essas são as misturas entre cores primárias e secundárias.

Vale ressaltar, que as cores terciárias também são faixas de luz captadas por nossos olhos. Portanto, vamos conferir através da teoria de Isaac Newton sobre elas.

Isaac Newton e o Branco

Sciense Rock Hill

O branco é a junção de todas as cores. Portanto, o preto é a ausência delas. No século XVII, Isaac Newton chegou a essa conclusão após um estudo com um prisma transparente.

Sendo assim, ele posicionou o objeto contra um fino raio de sol. Através dele, foram liberadas sete cores. Sendo elas, azul, laranja, vermelho, anil, violeta, verde e amarelo. Ou seja, as mesmas cores do arco-íris.

Continue lendo após a publicidade

Newton conclui que o branco é a mescla de todas essas sete cores. Outra prova disso, é que se colocar todas elas em uma folha de papel em formato circular e girá-las rapidamente elas se transformarão em uma cor branca.

Então, o que achou da matéria sobre cores terciárias? Se gostou, confira também: O que é pintura? Técnicas, tintas, suportes e história

Fontes: Toda Matéria, Educa Mais Brasil, Significados

Imagens: Sciense Rock Hill, Fatos Desconhecidos, BHG, Pinterest

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments