Corpo humano – Organização, células, tecidos, órgãos e sistemas

O corpo humano é formado por diferentes órgãos, tecidos e sistemas, que juntos desempenham diversas funções, sempre de forma coordenada.

Primeiramente, o corpo humano é formado por órgãos, células, tecidos e sistemas que se organizam e trabalham de forma conjunta, de modo a garantir o pleno funcionamento do organismo humano.

Nesse sentido, observando com microscópios, é possível perceber a formação e organização do corpo humano, desde as milhares de células que se organizam e formam os tecidos, órgãos e sistemas que garantem o funcionamento e a sobrevivência humana.

Todavia, nos próximos tópicos vamos lhe ajudar a entender melhor como se faz a organização e qual a importância de cada um desses elementos para a manutenção da vida de todos os seres humanos.

Organização do corpo humano

Antes de mais nada, o corpo humano se organiza em diferentes níveis. É possível explorar as células, os tecidos, órgãos e os vários sistemas que compõem o conjunto. Todavia, em níveis hierárquicos, a organização do corpo humano apresenta-se da seguinte forma:

Células > Tecidos > Órgãos > Sistemas > Organismo

Nesse sentido, as células são vistas como unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. São milhares de células que fazem parte do corpo humano, o que garante a característica pluricelular dos seres humanos.

Estas células encontradas em nosso corpo são classificadas como eucariontes, por possuírem núcleo definido e organelas membranosas.

células do corpo
Revista Galileu.

Nesse sentido, os tecidos são formados por grupo de células semelhantes e que desempenham a mesma função. Todavia, os tecidos do corpo humano estão divididos em epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Por sua vez, os tecidos se organizam em órgãos, que desempenham algumas funções determinadas e bem específicas. Assim, aumentando o grau de organização do corpo humano, os órgãos que estão interligados acabam por formar os sistemas, que desempenham funções mais complexas.

Células humanas

Antes de mais nada, as células do corpo humano são estruturas que se formam a partir de três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Todavia, cada célula tem forma, tamanho e tempo de vida diferentes. Um exemplo é o caso das células ósseas, que duram vários anos.

Célula óssea
Células ósseas do corpo humano.

Nesse sentido, cada célula está presente no corpo humano para desenvolver uma função diferente, garantindo o funcionamento completo de todo o conjunto. Por exemplo, a célula muscular se contrai, enquanto que as hemácias, um tipo de célula sanguínea, transportam oxigênio para todo o corpo.

  • Adipócitos: células que armazenam gorduras.
  • Célula de Schwann: produzem a bainha de mielina dos neurônios.
  • Células beta: células do pâncreas, responsáveis por produzir insulina.
  • Condroblastos: células jovens do tecido cartilaginoso.
  • Condrócitos: são células derivadas dos condroblastos e, por sua vez, fazem parte do tecido cartilaginoso.
  • Espermatozoides: são os gametas masculinos, responsáveis pela reprodução humana.
  • Hepatócitos: células do fígado que sintetizam proteínas e a bile.
  • Leucócitos ou glóbulos brancos: são células do sangue e atuam na defesa do organismo.
  • Neurôniosatuam na transmissão dos impulsos nervosos.
  • Osteoblastos, osteócitos e osteoclastos: células do tecido ósseo.
  • Ovócito: gameta feminino.

Tecidos do corpo

Antecipadamente, a vida no corpo humano começa nas células, que se dividem em inúmeros tipos, com formas e funções distintas. Todavia, essas células se agrupam e exercem um trabalho integrado para desempenhar a função que lhes cabem. Os grupos celulares, por sua vez, formam os tecidos.

Tecidos do corpo humano.

No corpo humano, os tecidos são divididos em quatro tipos:

  • tecido epitelial – caracterizado por células justapostas, ou seja, perto umas das outras, pode ser classificado em tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular.
  • tecido conjuntivo – é diferente do epitelial por possuir muita matriz extracelular. existem vários tipos de tecido conjuntivo. Além do próprio tecido em si, existem o tecido adiposo, o tecido sanguíneo, o tecido cartilaginoso e o tecido ósseo.
  • tecido muscular – as células deste tecido se contraem. Todavia, é classificado em muscular não estriado ou liso, muscular estriado esquelético e muscular estriado cardíaco.
  • tecido nervoso – possui células que conseguem emitir impulsos nervosos ao captar, interpretar e transmitir.

Órgãos do corpo humano

De antemão, pode-se dizer que a maior parte dos nossos órgãos estão na região do tronco e são classificados em vitais ou não.  A seguir, vamos falar um pouco de alguns órgãos importantes para a vida humana:

Coração: órgão vital, é responsável por impulsionar o sangue para o corpo humano. Ao bombear o sangue, as células ficam com oxigênio e outros nutrientes.

Pulmões: são órgãos que pertencem ao sistema respiratório. Também são ricos em alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas.

Rins: são responsáveis pela produção de urina e fazem parte do sistema urinário. Todavia, são conhecidos como os filtros do organismo.

Bexiga: local de armazenamento da urina produzida nos rins.

Esôfago: este tubo muscular é responsável por garantir o transporte do alimento da boca até o estômago.

Estômago: pertence ao sistema digestório e é responsável por produzir o suco gástrico e transformar o bolo alimentar. É responsável por parte da digestão humana.

Intestino delgado: é o fim do processo de digestão. Todavia, no intestino delgado ocorre a absorção de grande parte dos nutrientes presentes nos alimentos.

Corpo humano e seus vários órgãos.

Intestino grosso: ocorre a absorção da água e formação das fezes.

Laringe: lugar onde se localizam as pregas vocais, a laringe pertence ao sistema respiratório e une a faringe e traqueia.

Pâncreas: produz suco pancreático e os hormônios insulina e glucagon, que atuam nas taxas de glicose no sangue.

Testículo: órgão do sistema reprodutor masculino. Todavia, nele são produzidos gametas e hormônios sexuais do homem.

Tubas uterinas: pertencem ao sistema reprodutor feminino e é o local onde acontece a fecundação.

Útero: também dentro do sistema reprodutor feminino, é o local onde o embrião se desenvolve durante a gravidez.

Ovários: exclusivos das mulheres, é o local em que se produzem os gametas e hormônios sexuais femininos.

Sistemas do corpo humano

Ao atuar em conjunto e de forma integrada, um conjunto de órgãos se transforma em um tipo de sistema. Todavia, no corpo humano, cada sistema tem uma função específica.

Com os sistemas do corpo humano não é diferente, como é o caso do sistema respiratório, responsável pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e responsável também pela eliminação do gás carbônico que sai das células.

Sistemas do corpo humano.

Outro sistema importante no corpo humano é o cardiovascular, que tem como função principal garantir a distribuição de oxigênio e de nutrientes para as células a partir do bombeamento de sangue. Todavia, deve-se mencionar o sistema digestivo, que processa o alimento, retirando os nutrientes necessários e eliminando o que não é aproveitado.

Antes de mais nada, as trocas gasosas e a captação de oxigênio são funções do sistema respiratório, enquanto os hormônios são produzidos pelo sistema endócrino. Por outro lado, relacionado com a locomoção do corpo, o sistema esquelético também protege órgãos internos.

O que o corpo não aproveita é expelido com a ajuda do sistema excretor. Relacionado com a movimentação do corpo, o sistema muscular também atua na contração de alguns órgãos. Assim, os estímulos são recebidos, percebidos e interpretados pelo sistema nervoso.

Todavia, a produção de hormônios sexuais feminino e masculino é uma das funções do sistema reprodutor. Por sua vez, o sistema tegumentar é aquele constituído por pele, pelos, unhas e glândulas e atua como barreira que evita a entrada de micro-organismos, por exemplo.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Movimentos Peristálticos, o que são? Função, como ocorrem e exemplos.

Fontes: Biologianet, Brasil Escola, Toda Matéria, Biologia Net

Imagens: Tomi Digital, Revista Galileu, BBC, Tek, Elo7, Rufforosa

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.