Principal » Física & Química » Correntes de Convecção – Conceito e aplicação no cotidiano

Correntes de Convecção – Conceito e aplicação no cotidiano

As Correntes de Convecção se deslocam de uma região para outra em virtude da diferença de densidade dos fluidos (calor ou frio) existentes.

Correntes de Convecção: conceito e aplicação no cotidiano

O planeta terra possui três camadas principais, sendo elas crosta, manto e núcleo. No entanto, o manto que recobre essas camadas são influenciadas por agentes internos e externos. Por exemplo, as correntes de convecção, cujo papel é transmitir energia térmica por meio de massas fluidas no manto terrestre.

Elas se deslocam de uma região para outra em virtude da diferença de densidade dos fluidos (calor ou frio) existentes nessas regiões. Além disso, elas são responsáveis por provocar terremotos, vulcanismos, movimento da placas tectônica, etc.

Correntes de Convecção: conceito e aplicação no cotidiano
Camadas dos planeta terra. Fonte: Estudo Kids

Embora seja uma característica presente no manto terrestre, as correntes de convecção também estão presentes no nosso cotidiano. Um exemplo ilustrativo é os aparelhos de ar-condicionado.

Geralmente, eles são instalados um lugares altos, para que o ar frio circule em cima e chegue frio embaixo. Se o ar-condicionado for instalado em baixo, energeticamente ele não conseguirá circular em cima, pois, não vai haver troca entre calor e frio. A troca de calor vai acontecer por condução, não havendo convecção do ar.

Aplicação das Correntes de Convecção

No manto terrestre, as correntes de convecção têm como tendência mover moléculas. Por isso, elas acontecem especialmente em movimento cíclico de subida e descida dos fluídos internos do planeta. A parte do fluido mais frio vai se mover para baixo, indo para a mais quente.

Enquanto a forma mais quente sobe, indo para a mais fria. No mar , por exemplo, essa troca é responsável por produzir brisas e umidade. Ao mesmo tempo que, na manta terrestre, ela vai produzir terremotos, vulcanismos e movimentos nas placas tectônicas.

As correntes de convecção também estão presentes no cotidiano urbano, especialmente por causa das altas taxas de gases poluidores, que sobem como ar quente até a atmosfera. Por  serem pesados, acabam por ficar lá, mas quando se esfria, esses gases tendem à descer por causa da convecção, provocando a inversão térmica que contribui para os problemas respiratórios na população.

Correntes de Convecção: conceito e aplicação no cotidiano
Gases sendo emitidos de fábricas. Fonte: Forbes

Relevância

O ciclo das correntes de convecção é interminável, pois, quando a temperatura sobe, ela fica mais fria. Apesar disso, quando a temperatura desce, fica mais quente. Esse ciclo se repete continuamente, como em uma panela, quando o água começa a ferver. Ou seja, é perceptível que bolhas embaixo emergirão e a que, o que estiver por cima, afundará.

Apesar de ser um fenômeno comum, ele passa despercebido muitas vezes, contudo sua importância é gigantesca. Aliás, sua aplicação está presente em diversos campos físicos, geológicos e químicos. Entrelaçados em um ciclo que podem seguir contínuo por milhares de anos. Tal como sua ação de massas fluidas no manto terrestre.

O que acha de conhecer mais sobre esse tema, leia aqui sobre Entropia, o que é? Entenda a desordem das partículas no sistema físico.

Fonte: Brasil Escola, Info Escola, Mundo Educação e Alunos Online.

Imagem: Estudo kids, Forbes e Vecteezy, Greelane.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.