1º de maio – Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio em vários países tais como Brasil, França e Portugal. Entenda como a data foi criada

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, ou Dia do Trabalho, é o dia 1º de maio. Essa data é um feriado em vários países, tais como Brasil, Portugal, Argentina e França.

O 1º de maio teve origem nas manifestações a favor de melhores condições de trabalho e jornadas reduzidas. Um episódio marcante foi uma manifestação em Chicago que resultou na morte de muitos operários.

O primeiro país a definir o Dia do Trabalhador foi a França e a data escolhida foi em homenagem aos trabalhadores de Chicago.

Enfim, o 1º de maio é uma data muito importante para se refletir sobre as condições de trabalho e as relações trabalhistas. É também uma data comemorativa, já que se presta homenagem aos que lutaram por melhores condições de trabalho.

Qual é a origem do Dia do Trabalhador?

A celebração de 1º de maio tem suas raízes nos movimentos trabalhistas em Chicago, EUA, no final do século XIX. Esses movimentos surgiram como uma consequência da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.

Durante o século XIX, os trabalhadores enfrentavam condições de trabalho deploráveis. Por exemplo, eles tinham jornadas exaustivas de mais de 12 horas por dia, sem dias de descanso, com baixos intervalos e sem condições adequadas de segurança e higiene, o que resultava em acidentes e problemas de saúde.

Em Chicago, as más condições levaram os operários a protestar em 1º de maio de 1886. Uma das suas principais reivindicações era a redução da jornada de trabalho para oito horas por dia (enquanto a jornada de trabalho nos EUA na época era de 12 horas).

Outros protestos ocorreram em Chicago nos dias 3 e 4 de maio, contudo, foi o do dia 4 de maio de 1886 que mais ficou conhecido. Durante a manifestação na Praça Haymarket, uma bomba explodiu (até hoje não se sabe quem a lançou), e matou policiais e manifestantes.

Em resposta, a polícia abriu fogo contra os manifestantes, provocando mais mortes. Depois desse protesto, houve uma forte repressão contra os operários. Líderes do movimento de Chicago foram presos, e quatro deles foram condenados à morte, apesar de não haver provas de sua culpa.

Os líderes do movimento mortos em 1887 ficaram conhecidos como Mártires de Chicago. No entanto, a data de 1º de maio só se tornou feriado em 1919 na França, depois de uma jornada de oito horas ter sido ratificada por lei. Posteriormente, esse dia se tornou um feriado em outros países, incluindo a Rússia em 1920.

Como o Dia do Trabalho chegou ao Brasil?

No Brasil, o 1º de maio começou a ser importante no final do século XIX. De acordo com a historiadora Isabel Bilhão, as primeiras manifestações no Brasil aconteceram em 1891 e eram organizadas por militantes socialistas.

As manifestações consistiam em reuniões de operários em locais estratégicos das grandes cidades brasileiras. Durante esses eventos, os trabalhadores faziam discursos exaltando sua classe, organizavam apresentações musicais, faziam passeatas, disparavam fogos de artifício e afins.

Na década de 1910, o movimento operário no Brasil ganhou força, influenciado pelos ideais socialistas e anarcossindicalistas. Por exemplo, ocorreu a Greve Geral de 1917, em que cerca de 50 mil trabalhadores em São Paulo paralisaram as funções.

Como o Dia do Trabalho ainda não era um feriado nacional no Brasil, o dia 1º de maio passou a ser usado para manifestações dos trabalhadores. Por fim, em 1924 o dia passou a ser um feriado no Brasil, durante o governo de Artur Bernardes. 

Durante os cinco primeiros anos da década de 1930 as comemorações do 1º de maio envolviam festividades organizadas pelos operários, passeatas, apresentações artísticas e palestras em defesa dos trabalhadores.

No entanto, foi apenas no governo de Getúlio Vargas que o Dia do Trabalhador ganhou maior importância, sobretudo por causa do projeto político de aproximação com as classes trabalhadoras durante o Estado Novo.

Atualmente, a data continua sendo um feriado nacional e muitos sindicatos se organizam para oferecer uma programação voltada para a classe trabalhadora. Essa programação costuma incluir tanto discursos sobre a defesa dos direitos trabalhistas, quanto eventos voltados para o lazer.

Como é comemorado no resto do mundo?

No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado. A data foi escolhida como uma homenagem aos operários de Chicago. No Canadá e nos Estados Unidos da América (EUA), entretanto, se comemora a data na primeira segunda-feira de setembro. 

Mas é no 1º de Maio que se comemora o Dia do Trabalhado em vários países mundo afora, por exemplo, na Rússia, Itália, África do Sul, Grécia, Líbano e Espanha. Em muitos países, o dia 1º de maio envolve manifestações nas ruas, geralmente para reivindicar melhores condições de serviço.

Enfim, gostou de aprender sobre o dia 1º de maio? Então aproveite para conferir a história do feriado de 21 de abril – História de Tiradentes, revolução e morte

Fonte: Calendarr, Mundo educação, Info Escola, Sua Pesquisa, Escola Kids, Estudo Kids, Turminha, Toda Matéria, Terra, Educadores.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.