Dia Mundial da Poesia: quando é e origem da data

O Dia Mundial da Poesia é comemorado no dia 21 de março e visa homenagear a arte da poesia e os poetas. Saiba qual é a origem dessa data

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia é comemorado no dia 21 de março e visa homenagear a arte da poesia, os poetas, os leitores e estimular os movimentos poéticos internacionais, nacionais e regionais.

A criação do dia da poesia ocorreu em 1999, na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O intuito com a criação do Dia Mundial da Poesia é lembrar a importância da poesia para a sociedade, bem como homenagear os poetas. Além disso, a data serve como reflexão sobre o papel da poesia e sobre os temas abordados nas obras.

Qual é a origem do Dia Mundial da Poesia?

O Dia Mundial da Poesia foi criado no dia 16 de novembro de 1999, na 30ª Conferência Geral da Unesco. Na ocasião, escolheu-se o dia 21 de Março para comemorar a poesia, uma arte que existe há séculos.

O intuito com a criação do Dia Mundial da Poesia foi reconhecer e estimular os movimentos poéticos regionais, nacionais e internacionais.

Além disso, a criação dessa data comemorativa tem como objetivo estimular a diversidade das línguas, pois através da poesia os idiomas ameaçados têm maiores chances de se expressarem dentro de suas respectivas comunidades.

Por fim, a criação do dia da poesia serviu como a aceitação da poesia como um elemento que contribui para a socialização e estrutura das pessoas, podendo ajudar os jovens a redescobrir valores importantes e refletirem sobre si mesmos.

O que se comemora no Dia Mundial da Poesia?

O Dia Mundial da Poesia serve não apenas para comemorar a arte de fazer poesia. Ele serve também para lembrar da importância da poesia na sociedade, já que ela é um instrumento de união e de contestação.

Desse modo, o dia 21 de março é o dia em que o mundo homenageia a poesia, os poetas, os editores, os tradutores, os leitores e as línguas.

Também é um dia de reflexão sobre o poder e a influência da poesia na nossa forma de enxergar o mundo e sobre as temáticas que a poesia aborda, trazendo reflexões sobre vários problemas que a sociedade enfrenta.

Todos os anos, a Unesco emite uma mensagem comemorativa que coloca como centro de debate temáticas de problemas que muitas vezes são discutidos por meio da poesia. Além disso, nos comunicados mais recentes, a Unesco homenageia algum poeta.

Por exemplo, em 2015 a Unesco citou o poeta escocês John Burnside, ao enaltecer o poder da poesia e da imaginação para iluminar a realidade e inspirar pensamentos criativos.

Já em 2017 o citado foi o poeta estadunidense Henry Wadsworth Longfellow, por suas palavras de esperança em meio aos desafios enfrentados pela sociedade como, por exemplo, desigualdade, pobreza e extremismo violento.

O poeta estadunidense Langston Hughes foi o citado em 2018, por ter colocado a arte a serviço da luta contra a discriminação que a comunidade afro-americana sofre.

No ano seguinte, o poeta canadense Wayne Keon foi citado como uma homenagem à poesia indígena, para celebrar o poder que a poesia tem para se opor às injustiças e unir as culturas em solidariedade.

Atividades escolares para realizar no Dia Mundial da Poesia

Algumas atividades para se desenvolver em sala de aula são:

1- Ler um poema

A leitura de um poema em sala de aula é uma boa forma de estimular a criatividade dos alunos e o interesse por poesia. Mas tenha o cuidado de escolher um poema que esteja de acordo com a idade dos alunos. Desse modo, eles conseguem entender o que está sendo dito.

2- Dramatizar um poema

Dividir o poema entre os alunos para que eles possam dramatizar a obra é uma atividade interativa e divertida. Para tornar a experiência ainda melhor, você pode pedir para as crianças trazer adereços que irão compor o personagem como, por exemplo, um chapéu, bolsa e acessórios diversos.

3- Desenhar um poema

Você pode distribuir o poema para os alunos e pedir para eles desenhar o que está sendo dito na obra. Assim eles terão que ler o poema com bastante atenção. Outra opção é pedir para eles desenhar o que entenderam da obra e não o que está sendo dito no poema.

4- Escrever um poema sobre algum sentimento

Após ensinar para os alunos como a escrita de um poema funciona, você pode pedir para que eles escrevam um poema sobre algum sentimento.

5- Ver filmes sobre a vida de poetas

Dependendo da idade dos alunos, assistir filmes sobre a vida de poetas pode ser uma forma bem divertida e interativa de estudar sobre poesia. Isso porque, ao conhecer a história de vida de um poeta, os alunos podem ficar interessados nas obras dele.

6- Fazer uma música sobre um poema

Por fim, você pode, ainda, levar poemas para que os alunos criem músicas. Sendo assim, os alunos podem criar músicas com trechos da obra ou tentar colocar um ritmo na obra completa. Essa pode ser uma atividade bem divertida, pois estimula a criatividade dos alunos.

Leia também: Lima Barreto: biografia, obras, características, frases

Fontes: Brasil escola; Calendarr; Mundo educação; Educa mais

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.