História

Diferenças entre capitalismo e socialismo – Quais são e características

Podemos definir algumas diferenças entre capitalismo e socialismo que giram em torno do papel da propriedade, da economia e do governo.

Continue lendo após a publicidade

O capitalismo e o socialismo disputaram a hegemonia do mundo por meio de suas ideologias durante o século XX. Neste sentido, veremos nesse texto algumas diferenças fundamentais que separam essas maneiras de organizações sociais.

Basicamente, podemos definir algumas diferenças entre capitalismo e socialismo que giram em torno do papel da propriedade, da economia e do governo.

A diminuição da presença do estado no sistema financeiro, por exemplo, é o principal argumento do capitalismo. Por outro lado, o socialismo se baseia na exploração comum de bens, que precisa de controle do estado para a distribuição justa do lucro na sociedade.

Além disso, o capitalismo tem como objetivos principais a concentração de renda em mãos de uma única classe social e a acumulação de capital por meio do lucro. Assim, para atingir tais objetivos, precisa contar com a exploração da mão de obra, caracterizada como força de trabalho.

Continue lendo após a publicidade

Para exemplificar melhor, veremos agora estas diferenças entre capitalismo e socialismo.

Principais características do capitalismo como modelo social

Basicamente, o capitalismo é um sistema econômico onde a propriedade privada e o acúmulo de capital predominam. Além disso, este sistema possui como principais características:

Diferenças entre capitalismo e socialismo, o que é? Características sociais
Unsplash
  • É estruturado a partir da sociedade privada: os meios e os bens de produção pertencem a particulares;
  • Na relação de trabalho, o trabalho assalariado é predominante;
  • Tem como único objetivo a geração de lucro;
  • Tem o dinheiro como principal meio de troca;
  • Guia-se pela lei da oferta e da procura: se houver mais oferta do que procura, os preços caem. Se houver mais procura do que oferta, os preços tendem a subir;
  • Preconiza uma sociedade dividida em classes: Os capitalistas e donos dos meios de produção – fazendas, bancos, indústrias etc. – e os trabalhadores ou proletariado – pessoas que vendem sua força de trabalho aos capitalistas ou sistema capitalista;
  • É uma economia baseada no mercado: Participam pessoas particulares, empresas privadas e públicas, corporações, atravessadores e bancos;
  • As leis financeiras são geridas pelo próprio mercado sem interferência do Estado.

Principais Características do Socialismo

Diferente do capitalismo, o socialismo segue outras ideologias, ligadas principalmente aos meios de produção compartilhados e distribuídos de forma igual. Sendo assim, o socialismo possui como principais características:

Diferenças entre capitalismo e socialismo, o que é? Características sociais
Disparada
  • Meios de produção socializados: Toda a estrutura produtiva que compreende as empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas e outras, são gerenciados pelo estado ou cooperativas. Neste sentido, a riqueza gerada pelos meios produtivos é dividida entre todos de maneira igualitária.
  • Não possui divisão de classe: Existe somente uma classe, a dos proletários, todos trabalham em conjunto para a melhoria da sociedade. Neste sentido, não existem nem empregados, nem patrões.
  • A economia é planificada e controlada pelo estado: Neste sentido, o estado controla todos os segmentos da economia, como produção e estoque, valor dos salários, controle de preços etc.
  • Não existe a concorrência nem a variação de preços
  • A propriedade privada, que faz parte das formas tradicionais da sociedade capitalista, é abolida

Diferenças entre capitalismo e socialismo

Primeiramente, para termos uma ideia da história do capitalismo, é importante focar em um de seus fundamentos básicos, a venda de trabalho, ou seja, o trabalho assalariado.

Continue lendo após a publicidade

Neste sentido, podemos ver durante a história geral a manifestação desse fundamento em várias épocas da humanidade. Até mesmo nas primeiras sociedades históricas podemos ver estas relações de trabalho.

Diferenças entre capitalismo e socialismo, o que é? Características sociais
Unsplash

Assim, é possível encontrar a venda do trabalho para outros, no Egito dos faraós, na Grécia clássica e no Império Romano. Boa parte dos construtores das pirâmides do Egito, por exemplo, era composta por trabalhadores assalariados ( pagos por empo de trabalho ou por empreitada). Vale lembrar que o Egito, obviamente, não era uma sociedade capitalista, mas um de sues fundamentos já existia.

Porém, a estrutura capitalista com o trabalho assalariado, a privatização dos meios  de produção, a mais-valia centrada na exploração da força de trabalho entre outros fatores, só foi existir contemporaneamente durante a revolução industrial. Neste sentido, para o filósofo Karl Paul Polanyi, o capitalismo foi plenamente implantado só a partir de 1834, na Inglaterra.

Breve história do Socialismo

Basicamente, as diferenças entre capitalismo e socialismo se configuram em uma oposição do segundo ao primeiro. O socialismo surgiu como modelo social de oposição ao estado implantado pela revolução industrial.

Continue lendo após a publicidade

Neste sentido, o pensamento socialista foi, em parte, influenciado pela degradação social causada pela exploração dos trabalhadores de indústria. Contudo, na outra parte da formação socialista, estavam as ideias filosóficas.

Uma ideia filosófica que fundamentou parte da proposta socialista foi a doutrina da dialética do desenvolvimento, criada por Hegel ( 1770-1831), que consistia na ideia do desenvolvimento como processo contínuo do surgimento do novo e a abolição do velho, do inferior para o superior.

Dessa forma, Hegel, não superando seu idealismo, não transferiu esta ideia para o plano social, admitindo como ideal, a monarquia prussiana. No entanto, Ludwig Feuerbach ( 1804-1872), procurou introduzir a dialética materialista, combatendo a doutrina hegeliana, focando na crítica da religião e da essência do cristianismo.

Porém, apesar da recusa do idealismo de Hegel, ele não conseguiu aplicar uma filosofia histórica à sociedade humana. Portanto os pontos positivos de sua teoria, foram reformulados por Marx, Engels e Lênin, chegando a uma filosofia revolucionária.

Continue lendo após a publicidade

Diferenças entre capitalismo e Socialismo visto na Inglaterra

Primeiramente, a Inglaterra foi o berço da revolução industrial, e por conseguinte do capitalismo em sua plenitude. Neste sentido, surgiu na Inglaterra a chamada Escola Clássica, ou de Manchester, responsável pela expansão das ideias capitalistas com o liberalismo econômico.

Diferenças entre capitalismo e socialismo, o que é? Características sociais
Super Interessante

Essa escola defendia ideias como o livre cambismo, a livre concorrência, a lei da oferta e da procura, da auto-regulagem do mercado etc.

Além disso, a Escola Clássica teve grandes pensadores, como Adam Smith (1723-1790), Thomas Malthus (1766-1834), David Ricardo (1772-1823), dentre outros.

Dentre esses pensadores, principalmente Adam Smith e David Ricardo, o trabalho era tido como fonte da riqueza social. Neste sentido, formularam a teoria do valor, segundo a qual, o valor é determinado pela quantidade de trabalho.

Continue lendo após a publicidade

Nesse sentido, o valor de um produto dependia da quantidade de trabalho dispensado na sua produção. Além disso, consideravam o lucro capitalista como produto do trabalho não pago ao trabalhador (salários injustos).

Gostou da Matéria? Se gostou, leia também, Origem do capitalismo – História feudalismo e renascimento comercial

Fontes: Unificado   Brasil Escola   Toda Matéria

Imagens: Super Interessante, Unsplash e Disparada

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments