Principal » História » Ditadura chilena, o que foi? Golpe contra Allende e regime de Pinochet

Ditadura chilena, o que foi? Golpe contra Allende e regime de Pinochet

Após o golpe contra o governo de Allende, a ditadura chilena se instalou no país sob o comando de Augusto Pinochet durante 17 anos.

Ditadura chilena

A ditadura chilena foi liderada por Augusto Pinochet de 1973 a 1990, visto que esse regime autoritário teve início após o golpe militar que destituiu o presidente da época, Salvador Allende. A partir disso, os Estados Unidos apoiou a implantação de regimes conservadores no Chile, todos comandados por militares.

No entanto, esse período foi marcado por repressão, censura, torturas e milhares de mortes. Desde o governo de Allende, a oposição já planejava destruí-lo, até que conseguiram. Posteriormente, a tragédia anunciada se instalou no país com a visão extremista de Pinochet.

Dessa forma, vamos aprender um pouco mais sobre a ditadura chilena, o contexto histórico e as consequências de cada governo na época, sendo esquerda ou direita. Ademais, o poder dos EUA se mostrou forte mais uma vez, já que o país tem sempre um dedinho em acontecimentos históricos.

Golpe antes da ditadura chilena

O presidente socialista, Salvador Allende, governava o Chile em 1970, mesmo ano em que foi eleito com 36,6% dos votos. Allende venceu as eleições com apoio dos partidos de esquerda denominados de Unidade Popular.

Salvador Allende
PSB40

Nesse meio tempo, Allende nacionalizou bancos, empresas estrangeiras e as minas de cobres, essas ações fizeram parte do projeto “via chilena para o socialismo“.

Ao passo que, essas práticas provocaram a fúria das elites econômicas do Chile, principalmente membros da direita e os estrangeiros que viram seus negócios ameaçados.

Sobretudo, os Estados Unidos foi um dos países mais incomodados com a eleição de Allende, isto porque temiam a prática marxista na América do Sul, além das empresas norte-americanas que foram prejudicadas dentro do Chile.

Posteriormente, os americanos impuseram sanções econômicas para conseguir a queda do preço do cobre – principal produto exportado pelo Chile. Então, o objetivo era enfraquecer os planos de reformas do governo de Allende, como também provocar a ditadura chilena.

Ditadura chilena
Rede Brasil

Nesse sentido, a Frente Nacionalista Patria Y Libertad era um grupo de extrema direita que se levantou como oposição na época. Além de provocar atos terroristas, eles também tiveram apoio da Agência Central de Inteligência (CIA) para o financiamento de greves.

Como resultado, a economia chilena ficou desestabilizada com tanta perseguição da oposição e sabotagem dos americanos. Ao passo que, o país sofreu com a falta de mercadorias e a disparada da inflação de mais de 300%.

Por último, uma Junta Militar foi criada para organizar o golpe contra Salvador Allende. O responsável pelo comando era o Augusto Pinochet, que derrubou o governo com bombardeio no palácio presidencial, no dia 11 de setembro de 1973.

Ademais, Allende não aceitou se entregar e cometeu suicídio, há conspirações sobre assassinato, mas nada foi comprovado à respeito.

Regime de Augusto Pinochet

Antes de tudo, Augusto Pinochet assumiu a cargo de presidente do Chile no dia 17 de dezembro de 1974. Dessa forma, a ditadura chilena somou mais de 3 mil pessoas mortas pela repressão do governo, além de outras 40 mil pessoas torturadas.

Augusto Pinochet
Aventuras na História

Nesse meio tempo, os partidos políticos de esquerda, como a Unidade Popular foram proibidos no país, tornando-se ilegais. Assim, houve a prisão de cerca de 20 mil pessoas no Estádio Nacional de Santiago, local onde foi feita uma prisão provisória até novembro de 1973.

Pinochet ainda implantou o neoliberalismo, por meio de um grupo chamado Chicago Boys, estes eram estudantes de economia nos Estados Unidos. Assim, o foco da ditadura chilena foi reduzir os gastos públicos com programas sociais, privatização do ensino superior e aumento de impostos.

Mais tarde, houve um crescimento notório nos cofres chilenos, denominado “milagre econômico”. Por outro lado, a desigualdade social cresceu por causa do incentivo do aumento de concentração de riquezas.

Soldados armados
Memorial da Democracia

Uma nova constituição foi promulgada em 1908, determinando o mandato de Pinochet até 1988, quando aconteceria um plebiscito. Mais tarde, a população votou no plebiscito, como planejado, mas 56% da população pediu o fim da ditadura chilena.

Portanto, Patricio Aylwin foi eleito em 1989, se tornando oficialmente presidente do Chile a partir de 1990. Por fim, Augusto Pinochet se tornou senador vitalício no Chile.

Mesmo sendo acusado de crimes de violação dos direitos humanos e enriquecimento ilícito, nunca foi julgado, isto porque ele apresentou um atestado de debilidade mental.

O que achou dessa matéria sobre a ditadura chilena? Se gostou, confira também: Chile – História, população, característica, aspectos políticos e econômicos

Fontes: Brasil Escola, História do Mundo e InfoEscola

Imagens: Causa Operária, PSB40, Rede Brasil, Aventuras na História e Memorial da Democracia

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.