Outros assuntos

EducaPeriferia: Projeto goiano leva educação por meio das redes sociais

O EducaPeriferia é uma rede colaborativa de conteúdo educativo que leva produção de qualidade para quem se informa pelas redes sociais.

Continue lendo após a publicidade

Quando a internet foi criada, em 1989, nos Estados Unidos, as pessoas não faziam ideia de que nos tornaríamos tão conectados. A internet, que antes era utilizada principalmente para interligar laboratórios de pesquisa, tornou-se a principal forma de comunicação. Muito mais que apenas conexão, a internet possibilitou que conteúdos educativos fossem elaborados para que, cada vez mais, a informação chegasse com qualidade na casa dos estudantes. Foi pensando assim que o projeto educacional EducaPeriferia surgiu.

Imagine a quantidade de pessoas que se informam pela internet. Os números são grandes, sobretudo, de buscas por informação nas redes sociais.

No Brasil, principalmente, o acesso à internet ainda não é distribuído de forma igual. Muitas pessoas utilizam apenas os dados móveis, disponibilizados pelas operadoras de celular. Com isso, o acesso torna-se limitado e não abrange todo o conteúdo disponível na rede.

O EducaPeriferia foi elaborado, então, para atender uma grande demanda por informação, principalmente nas redes sociais, por parte de estudantes e professores. Assim, a produção é feita visando o conteúdo educativo de qualidade. O projeto utiliza especificamente a rede social Instagram (@educaperiferia) para postar conteúdos em som, com o auxílio de imagens e fontes de pesquisas.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, o EducaPeriferia funciona como uma rede colaborativa onde, quem possui domínio sobre algum assunto, pode participar.

Idealização do EducaPeriferia

O EducaPeriferia foi idealizado por Caio Sena, Doutorando e Mestre em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA). Após perceber que as pessoas estavam buscando mais informação pela internet, sobretudo nas redes sociais, Caio decidiu colocar em prática a rede colaborativa de educação.

EducaPeriferia - Como surgiu, onde atua, características e colaboradores
O tema O que é Globalização foi um dos episódios do EducaPeriferia.

A ideia surgiu após perceber que, com a pandemia do Coronavírus, as pessoas estavam buscando mais informação pela internet. Com a pandemia, os brasileiros e todo o resto do mundo, tiveram que se reinventar em vários aspectos. As aulas nas escolas foram suspensas, projetos educacionais que ocorriam presencialmente não puderam continuar.

Assim, a internet foi o meio que o EducaPeriferia encontrou para se materializar e levar conteúdos educativos de qualidade. Foi então que Caio compartilhou as ideias com Lucas Kallil, Geógrafo e Mestrando em Geografia também pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA). Juntos, construíram a rede colaborativa de conteúdos com foco nas redes sociais.

Continue lendo após a publicidade

Produção de conteúdo educativo

De acordo com Caio Sena, o EducaPeriferia veio da necessidade de pessoas que buscam conteúdos de relevância na internet. A ideia em produzir conteúdo sonoro, os chamados Podcasts, se uniu a estrutura visual que a rede social Instagram proporciona. Dessa forma, são conteúdos produzidos em áudio, mas que contam com material de auxílio, como imagens e ilustrações interativas.

O nome do projeto EducaPeriferia surgiu da necessidade em abordar assuntos periféricos que, normalmente, não são tratados em salas de aulas convencionais. Além disso, a plataforma produz conteúdos que fogem do modo tradicional de ensino e propõe uma nova maneira de aprendizado em tempos de pandemia.

EducaPeriferia - Como surgiu, onde atua, características e colaboradores
Os conteúdos do EducaPeriferia são postados semanalmente.

Nesse sentido, os temas para produção do material são escolhidos mesclando assuntos factuais com conteúdos de história e geografia, por exemplo. O conteúdo educativo em som reúne diversas modalidades de acesso, como o IGTV do Instagram, textos disponibilizados no blog e em formato de “Mini-Podcast”.

Assim, segundo o idealizado do projeto, o conteúdo é produzido levando em consideração a informação objetiva e confiável, importante para o processo educativo. Um dos principais objetivos, nesse sentido, é auxiliar estudantes e professores que buscam conteúdo educativo e de relevância na internet, sobretudo nas redes sociais.

Continue lendo após a publicidade

Divulgação do projeto

O conteúdo produzido pelo EducaPeriferia está concentrado, principalmente, na rede social Instagram. Isso porque, a grande maioria das pessoas busca por informação e conteúdos relevantes nas redes sociais. De acordo com Caio, o material produzido é, inclusive, utilizado por professores em aulas sobre temas atuais.

EducaPeriferia - Como surgiu, onde atua, características e colaboradores
EducaPeriferia

Cada assunto tratado nos “Mini-Podcasts” são elaborados pensando em mesclar temas atuais, como o racismo, com assuntos sobre história e geografia no geral, por exemplo. A duração dos Podcasts é curta, visando o acesso rápido ao conteúdo, porém, priorizando a qualidade. Segundo Caio, a intenção é produzir conteúdos mais curtos. Em seguida, trazer novas abordagens, aprofundando ainda mais nos temas tratados.

O primeiro episódio do Podcast do EducaPeriferia abordou os principais casos que colocaram o racismo em pauta nos últimos dias, no Brasil e no mundo. Lucas Kallil comentou a importância de ser antirracista e quais atitudes cabem a cada um de nós. Confira:

Os temas atuais são abordados no formato de áudio, mas também possuem conteúdo de apoio, como imagens para ilustrar. Todos os conteúdos são, dessa forma, uma maneira de suprir a necessidade de informação nas redes sociais. Assim, os conteúdos funcionam para subsidiar estudantes e professores que queiram se informar na internet.

Continue lendo após a publicidade

Rede colaborativa

O EducaPeriferia funciona como uma rede colaborativa de conteúdo. O que isso significa? Bem, todos os conteúdos produzidos são feitos por colaboradores que possuem formação ou domínio sobre o tema abordado. Assim, o projeto é aberto para quem queira contribuir com material de relevância e qualidade para internet.

A ideia é que, quanto mais pessoas participarem enviando  áudio e material de apoio, melhor vai ficar a produção do Mini-Podcast do EducaPeriferia. Você pode conferir, dentre os assuntos abordados, temas como globalização, democracia, diversidade cultural, como combater o racismo, entre outros.

EducaPeriferia - Como surgiu, onde atua, características e colaboradores
O EducaPeriferia funciona como uma rede de colaboração de conteúdo educacional.

Além do conteúdo em áudio, o blog e o Instagram do EducaPeriferia também divulga aulas, lives, cursos gratuitos ou de baixo custo. Os temas são abordados por professores (as) de diferentes partes do Brasil. O intuito é divulgar conteúdo para estudantes que não possuem acesso a conteúdos pagos na internet.

Colaboradores

Além do idealizador do projeto, Caio Sena e de Lucas Killil, o EducaPeriferia já conta com outros colaboradores. Como, por exemplo, o professor de Filosofia e Sociologia, Marcos Roberto. Além disso, fazem parte da rede de colaboração a Historiadora e Mestranda Tila Mendonça e o Designer Carlos Sena, responsável pela criação do logotipo do projeto.

Continue lendo após a publicidade

Para quem deseja colaborar, o processo é muito simples. Basta gravar um áudio sobre algum conteúdo que você domine ou possui formação. Além do áudio, que pode ser gravado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, é recomendado elaborar material de apoio. Ou seja, principais tópicos, fontes das informações e questão com gabarito.

Todo o material pode ser enviado por meio do formulário: https://forms.gle/kDJBuqmNUksPUcvF9. Após o envio, o conteúdo é editado, publicado e divulgado nas plataformas do projeto. A ideia é que, com o conteúdo recebido, o EducaPeriferia se torne uma plataforma com produção forte de matérias e temas de qualidade para fins educacionais.

O que são Podcasts?

Podcast é uma mídia de transmite informação por meio do áudio. Funciona como o rádio, porém, a diferença é que os Podcasts não se limitam a questão de horários. Ou seja, você pode consumir a informação no momento mais propício para você.

EducaPeriferia - Como surgiu, onde atua, características e colaboradores
Podcasts é uma forma de publicar conteúdo multimídia na internet.

O EducaPeriferia trabalha com a elaboração de conteúdo em Mini-Podcast por acreditar que os áudios são uma forma mais prática de produção, além de serem distribuídos de forma mais ampla. Assim, o material produzido pode, facilmente, ser divulgado pelo Instagram e WhatsApp, por exemplo.

Continue lendo após a publicidade

Você pode conferir o trabalho do EducaPeriferia das seguintes formas:

Instagram@educaperiferia

SiteEducaPeriferia WordPress

Spreaker: Projeto EducaPeriferia

Continue lendo após a publicidade

O que achou da matéria? Se gostou, aproveita para conferir quais foram os Cientistas que marcaram a história e o que é a Escola Austríaca.

Fontes: Entrevista com Caio Sena (@caiosenageo), EducaPeriferia WordPress e @educaperiferia

Imagens e áudios: @educaperiferiaWaggl e Congresso em Foco

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments