Principal » Geografia » Elementos do clima: quais são os 4 elementos do clima?

Elementos do clima: quais são os 4 elementos do clima?

Os elementos do clima, juntamente com os fatores climáticos, são os responsáveis por compor, moldar e modificar o clima.

Elementos do clima: quais são os 4 elementos do clima?

Os elementos do clima são os fenômenos que compõem o clima. Confira abaixo quais são os elementos do clima e como eles funcionam:

1- Elementos do clima: radiação

A radiação climática pode ser conceituada como o calor recebido pela atmosfera. Sendo que a maior parte deste calor é derivado do sol.

Contudo, também recebe a influência dos seres vivos e dos elementos naturais e artificiais que refletem o calor existente.

Em resumo, as áreas da Terra onde os raios solares têm maior intensidade (Linha do Equador) costumam ter temperaturas médias mais altas.

Por outro lado, as áreas que recebem menos raios, geralmente, são mais frias (exceto quando existe a interferência de outros fatores).

Portanto, a radiação solar se manifesta em diferentes tons de intensidade no planeta Terra. Isso contribui para a formação das chamadas zonas térmicas ou climáticas da Terra.

Vale destacar que não são os raios solares em si que mudam as temperaturas e o clima, mas sim a radiação infravermelha absorvida e refletida pela superfície.

Além disso, pode ocorrer ainda o famoso efeito estufa, onde a radiação é refletida de volta à superfície pela atmosfera.

2- Temperatura

A temperatura é um dos elementos climáticos mais importantes. Isso porque ela é percebida facilmente pelas pessoas.

Sendo que ela é influenciada por quase todos os elementos e fatores climáticos, o que inclui umidade, radiação solar, massas de ar, latitude e outros agentes atmosféricos.

As áreas localizadas em altitudes elevadas, geralmente, são mais frias pois têm menos contato com o calor absorvido e refletido pela superfície terrestre e têm menor pressão atmosférica.

As áreas de latitudes próximas aos polos recebem menos raios solares e também costumam ser mais frias. Já as zonas equatoriais geralmente são mais quentes.

Enfim, a mensuração do calor na atmosfera pode ser feita em graus celsius (ºC) ou em outras unidades de medida como, por exemplo, o fahrenheit (ºF) e o kelvin (K).

3- Elementos do clima: pressão atmosférica

A pressão atmosférica é a pressão que o ar exerce sobre nós. Isso ocorre, sobretudo, pela força da gravidade sobre as moléculas de ar.

Nas áreas onde a gravidade atua de maneira mais incisiva (nas menores altitudes), a pressão atmosférica é maior. Em contrapartida, nas áreas mais altas, o ar é mais rarefeito.

Já em áreas mais quentes, o ar fica mais disperso e a pressão é reduzida. É por isso que as zonas equatoriais geralmente têm pressão atmosférica menor, ao passo em que os polos têm uma pressão atmosférica maior.

O efeito principal da pressão atmosférica é a mudança na circulação do ar. Isso porque os ventos e as massas de ar costumam se movimentar das áreas de maior para as áreas de menor pressão.

Desse modo, a alteração nessa dinâmica pode mudar, por exemplo, o regime de chuvas de certa região.

Enfim, a pressão atmosférica pode ser medida por um aparelho chamado barômetro, e o valor é expressão em milibares (mb).

4- Elementos do clima: umidade

Por fim, a umidade é a quantidade de água em forma de valor presente na atmosfera. De forma geral, quanto mais úmida estiver uma certa localidade, menores são as variações de temperatura.

Isso porque a água tem a propriedade de receber e armazenar o calor recebido. Por outro lado, nas áreas mais quentes, a umidade costuma ser maior enquanto nas áreas mais frias a umidade é menor.

Isso ocorre pois, quanto mais o ar estiver aquecido, maior é a capacidade de absorver água.

Vale destacar que a umidade absoluta é a quantidade total de água na atmosfera. Já a umidade relativa do ar é a quantidade de água na atmosfera em relação ao total necessário para que haja chuva.

Fatores climáticos

Além dos elementos climáticos explicados acima, nós temos também os fatores climáticos.

Em síntese, os fatores climáticos são responsáveis por moldar e modificar as condições climáticas e meteorológicas de um determinado local. Ou seja, eles impactam o clima. São eles:

1- Latitude

A latitude está relacionada com as diferenças da radiação solar sobre a Terra. Dessa forma, quanto mais próximo da Linha do Equador (baixas latitudes), mais altas tendem a ser as temperaturas.

Em contrapartida, quanto mais próximo das zonas polares (altas latitudes) menores as temperaturas costumam ser.

2- Altitudes

Altitude são as regiões altas. Nelas a pressão atmosférica e a radiação geralmente são menores. Logo, a temperatura tende a ser inferior.

Portanto, quanto maior for a altitude menores são as temperaturas ao passo em que, quanto mais próximo do nível do mar, maiores são as temperaturas.

3- Maritimidade ou continentalidade

A maritimidade é a proximidade do mar. Já a continentalidade é a posição em uma região mais continental. Os dois fatores interferem de forma direta no clima.

Isso porque o solo tende a se aquecer ou resfriar mais rapidamente do que a água.

Isso faz com que haja uma maior amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura) ao longo do ano nas regiões continentais e o contrário em regiões litorâneas.

4- Massas de ar

Quando a movimentação do ar ocorre em blocos de ar com a mesma temperatura e umidade, são formadas as massas de ar. Elas interferem nas características do clima dos locais por onde passam.

Por exemplo, as massas de ar frio e úmido podem diminuir a temperatura e aumentar a umidade por onde passa. Sendo que o encontro entre duas massas diferentes forma as frente de ar.

5- Vegetação

A vegetação interfere no clima de diversas maneiras. As principais são por meio da contenção ou absorção e a evapotranspiração.

No caso da contenção dos raios solares, os efeitos dos raios são minimizados. Já na evapotranspiração, ocorre a elevação da umidade o que contribui com a diminuição das temperaturas.

6- O relevo impacta no clima

O relevo interfere no clima pois as regiões mais altas impedem a passagem das massas de ar, o que faz com que certas regiões fiquem mais secas. 

7- Correntes marítimas

Por fim, as correntes marítimas apresentam condições específicas de temperatura, o que impacta no clima.

Por exemplo, nas regiões onde o mar é mais quente, a evaporação aumenta e eleva a umidade, que se dispersa para outras regiões.

Enfim, gostou de aprender quais são os elementos do clima (via Escola kids e Mundo educação) e o que são fatores do climáticos (via Brasil escola)? Então aproveite para conferir alguns outros textos que podem te interessar.

Por exemplo, você pode gosta de saber qual é a diferença entre clima e tempo. Além disso, descubra quais são os 10 tipos de climas do mundo e ainda, como as ondas se formam.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.