Já ouviu falar de caneta ecológica? Ou já pensou em escrever seus segredos e revelá-los apenas ao sol? Se você é um fã de papelarias e, depois de um período de férias fica maluco pensando nos seus novos materiais escolares, é certo que já deve ter ouvido falar em alguma caneta semelhante.
Porém, a proposta de uma empresa que recebeu financiamento de um projeto via internet foi fazer uma caneta ecológica com tinta transparente que, só se revela, depois de ficar alguns segundos sob a luz do sol.
Se você está se perguntando como isso seria possível, a resposta vem das algas. Dessa forma, as águas do mar podem conter respostas mais interessantes do que as canetas com tinta tóxicas que você já conhece.
No fim da pesquisa e divulgação dos resultados para o público, os cientistas responsáveis por esse projeto intitularam a tinta da caneta ecológica de Living Ink.
Existe apenas a caneta ecológica com essa possibilidade de tinta ativada na luz do sol?
Não, depois de descobrir uma fórmula para a tinta da caneta ecológica, o grupo de pesquisadores acabaram aproveitando a energia da invenção para criar um kit que contém também um lápis capaz de reproduzir o mesmo efeito.
Como a caneta ecológica funciona?
Em primeiro lugar, quem usa a caneta ou o lápis para fazer seus desenhos ou escritas no momento em que estão sendo produzidos. Porém, depois de um tempo, eles desaparecem e só voltam depois sob a luz do sol. Para que esse feito seja visível, o artista ou escritor em questão precisa usar uma pequena estufa que mais parece um porta-retrato e vem junto com o kit. A caneta possui uma quantidade pequena de algas, cianobactérias e clorofila.
A caneta ecológica está disponível para o grande público?
Sim, diferente de muitas pesquisas, que ficam um tempo até serem finalmente disponibilizada para o público geral, a caneta ecológica já está disponível. Por enquanto a única foram de comprá-las é contribuindo com o projeto disponível on-line. Quem doa cerca de 25 dólares já pode ter um dos Kits mais básicos.
Fonte: Kickstarter
Crédito Fotos: Divulgação / Reprodução