Era Cenozoica – Características, períodos e acontecimentos

A Era Cenozoica se iniciou após a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos. O período também registra mudanças na paisagem da Terra.

A Era Cenozoica teve início há 65 milhões de anos e se estende até os dias de hoje. Todavia, ela é dividida nos períodos Paleógeno, Neógeno e Quaternário, sendo também conhecida como a Era dos Mamíferos.

Seu início aconteceu logo após da Era Mesozoica e do meteoro que atingiu a Terra, dizimando os dinossauros. Este evento possibilitou o surgimento de várias espécies no planeta, inclusive o surgimento do Homo Sapiens.

Contudo, neste intervalo de tempo, os continentes se configuraram da maneira geográfica como conhecemos e a fauna e flora se diversificaram, alcançando o patamar em que hoje se encontram, com toda a sua complexidade.

Características da Era Cenozoica

A Era Cenozoica é também conhecida como a Era dos Mamíferos, pois foi neste período que a fauna começou a se constituir enquanto modelo presente e conhecido até os dias de hoje.

Era Cenozoica – Características, períodos e acontecimentos
Exemplar de ancestral do Homo Sapiens.

Neste período, vários mamíferos passaram por um processo evolutivo e o maior destaque da Era Cenozoica foi ou transformação de primatas primitivos em Hominídeos, cujo único representante vivo é o Homo sapiens.

Todavia, a Era Cenozoica também se caracteriza por intensas mudanças climáticas, pela expansão dos oceanos e, também pela diversificação das várias formas de vida na flora e na fauna terrestre.

Foi neste momento, entretanto, que os peixes começaram a apresentar ossos em sua estrutura, a estabilização da dinâmica das placas tectônicas (que garantiu a formação geográfica atual do planeta).

Períodos Cenozoicos

A Era Cenozoica sofreu uma alteração em sua subdivisão ao longo do tempo, de maneira que agora ela abrange os períodos do Paleogeno, do Neogeno e do Quaternário, respectivamente.

Paleogeno

Este período da Era Cenozoica se estendeu entre 65,5 milhões até 23,03 milhões de anos em relação ao tempo atual. Todavia, se dividiu em três épocas distintas: Paleoceno, Eoceno e Oligoceno. 

Foi neste período em que espécies de mamíferos e aves se diversificaram. Além disso, foi o fim dos mamíferos gigantes e pássaros que se alimentavam de carne.

paleogeno
Mamíferos característicos do Paleogeno.

Neogeno

Abrange o período seguinte, entre 23,03 milhões de anos até 2,6 milhões de anos. Suas épocas são conhecidas como o Mioceno e o Plioceno. 

É nesse período que os mamíferos evoluíram, ficando mais semelhantes ao que são hoje e também surgem as plantas com flores. Nesse sentido, indícios dos primeiros Hominídeos se fizeram presente nas savanas da África (Australopitecíneos).

primatas
Wild Frontier.

Quaternário

Vai dos 2,6 milhões e continua até os dias de hoje. Esse período é dividido em duas épocas, respectivamente: o Pleistoceno e o Holoceno. 

Nesse sentido, é no Quaternário que a flora e a fauna se tornam mais semelhantes aos tempos de hoje, mesmo com a extinção de algumas espécies durante a Era Glacial pela qual passou nosso planeta.

glacial
Era Glacial durante o período Quaternário.

Acontecimentos durante a Era Cenozoica

Durante a Era Cenozoica, o planeta experimentou uma série de mudanças, como o amplo desenvolvimento em todos os continentes. Nesse sentido, vale dizer que foi neste período em que o planeta Terra ganhou a configuração geográfica atual.

Nos primórdios deste período, houve o descolamento do continente Laurásia, formado pela Groenlândia e Escandinávia, o que deu origem ao Mar da Noruega-Groenlândia, que liga o Atlântico Norte aos mares árticos.

Os mamíferos grandes deram lugar aos que conhecemos hoje em dia.

Todavia, mudanças climáticas aconteceram durante a Era Cenozoica, de modo que o planeta, que se encontrava morno, passou por um resfriamento. Esse resfriamento foi consequência das mudanças geológicas pelas quais a Terra passava.

Posteriormente, o resfriamento continuou a acontecer e, no Quaternário, o planeta experimentou a Idade do Gelo, ou uma série desses eventos que aconteceram de maneira intercalada com períodos de temperaturas mornas.

Outro fato predominante durante a Era Cenozoica foi a formação de todas as cadeias montanhosas durante esse período. Nesse sentido, pode-se observar a ocorrência de metade do petróleo do mundo nestas rochas desta idade.

Surgimento do homem

No contexto da Era Cenozoica, o hominídeo mais antigo do qual se tem notícia surgiu há cerca de 450.000 anos, desde o tempo em que nos encontramos, sendo conhecido como Homo heidelbergensis. De 250.000 anos para cá, surgiu o Homo Sapiens.

Nesse sentido, estudos indicam que o Australopithecus tenha aparecido primeiramente na África, juntamente com outros hominídeos do tempo do Pleistoceno Inferior, surgidos em outras partes do mundo.

Era Cenozoica – Características, períodos e acontecimentos
Evolução do homem.

Todavia, o surgimento dos seres humanos dentro do planeta gerou contradições e um debate entre pesquisadores, sem uma conclusão certa de como os homens se distribuem na Terra, por exemplo.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Hidrosfera – O que é, distribuição de água no planeta e importância.

Fontes: Info Escola, Toda Matéria, Estudo Prático, Prepara Enem, Todo Estudo

Imagens: Em Sinapse, Superinteressante, Meteorología en Red, Wild Frontier, Youtube, Todos Tus Muertos, Glogster

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.