Erosão: o que é, o que causa, tipos e as consequências

A ocorrência da erosão é um processo natural no planeta e sempre existiu, mas a ação constante do ser humano vem agravando suas consequências e seu ritmo.

A Erosão é um sistema natural que desgasta o solo e as rochas, cujo material é levado para outros lugares. O homem pode interferir no ritmo desse desgaste com agressões ao meio ambiente ou práticas agrícolas incorretas.

Ela pode se dar por diversas maneiras, com pela ação da chuva, por obra do vento, sendo também verificada na região costeira e nas geleiras.

Mas seja lá qual for o processo natural que desencadeie a ação erosiva, ele pode ser agravado sempre pela prática humana.

Saiba o que é erosão: o que causa e quais as consequências para a Terra
Info Escola

Características da erosão

A erosão é chamada de física ou mecânica quando pedaços de rochas e solos se separam do todo, no chamado sedimento clássico. Mas há também a erosão química, em que o solo ou parte da rocha é removido pela dissolução feita pela água.

A erosão é formadora dos relevos, conquanto pode se dar pela atuação do vento, da água, da chuva, do clima etc. Mas o material que surge desse processo e é levado, pode ocasionar um grande mal natural, posto que assoreia rios e lagos. Pode também desencadear enchentes e até deslizamentos de terra.

Agricultura RS

Se o processo erosivo se intensifica, causa danos irreversíveis que se refletem na flora e fauna da região. E esse aumento da atividade erosiva tem ocorrido cada vez mais intenso pela interferência do ser humano. A crescente destruição das florestas, quer pelo desmatamento, quer pela queimadas, é um exemplo.

A agricultura desenvolvida de forma equivocada também é nociva, posto que esgota a terra e enfraquece o solo. Portanto, a mineração atinge camadas profundas do terreno, sendo um processo irreversível e bastante agressivo. Outro exemplo de prática agressiva que há consequência erosiva está na urbanização intensa.

Tipos de erosão

A erosão pode ser resultante das chuvas. Portanto, chamadas de pluvial. Sendo assim, pode ocorrer de oito tipos.

Erosão Fluvial

Protect Aoos

A erosão fluvial é aquela que se dá pela contínua corrente dos rios, riachos e outros cursos d’água. Por isso, escava os vales e provoca cortes no solo.

Erosão Marinha

Erosão: o que é, o que causa e quais as consequências para a Terra
PB Agora

Já a ação erosiva na região costeira se dá pela ação da corrente marítima ou das ondas. Nesse caso, a maré também é resultante. Portanto, são fatores que alteram as paisagens litorâneas e também o solo embaixo d’água.

Antrópica

HP

Esse tipo é quando a erosão é causada devido a ação humana. Ou seja, não ocorre de forma natural. Sendo assim, pode ser através de uma reação química. Outros casos, por exemplo, são o desmatamento, impermeabilização do solo e em áreas de plantação. Esses são uns dos principais fatores que causam a erosão antes da hora.

Erosão Glacial

Robertharding

Na glacial, as geleiras são corroídas pelo atrito umas com as outras. Ademais, pela remoção ou pelo empuxo do gelo. Contudo, pode ocorrer também de pedaços simplesmente que se desprendem e isso provoca rachaduras e outros danos.

Eólica

The Amazing

Esse é o processo erosivo que atua principalmente em regiões áridas e semiáridas. Portanto, o vento pode desgastar rochas trazendo partículas que se atritarão com seu corpo, formando verdadeiras esculturas.

Erosão Hídrica

Erosão: o que é, o que causa e quais as consequências para a Terra
Estudo Kids

Acontece quando há aclives que facilitam o escoamento superficial da água. Dessa forma, é mais provável que uma erosão se forme. Principalmente em regiões não planas, por exemplo.

Pluvial

Erosão: o que é, o que causa e quais as consequências para a Terra
Lessons Learned

Quando água da chuva é intensa ela pode causar grandes erosões. Esse é o tipo mais ativo e podemos confirmar facilmente com frequentes notícias nos telejornais.

Erosão Gravitacional

Sciencing

Tal como a erosão hídrica a gravitacional acontece em lugares com grandes inclinações. Como, por exemplo, em montanhas.

As consequências da erosão

Erosão: o que é, o que causa e quais as consequências para a Terra
Silvia Tereza

Quando grandes quantidades de terra deslizam para locais férteis, diminuem a probabilidade de geração de vida. Isso provoca a extinção da flora e, de consequência, a fauna deixa de existir. Se o material arrastado cair em lagos e rios, o soterramento põe fim à vida e a biodiversidade está comprometida.

Ainda que a terra não encubra o leito, turva a água e mata a flora aquática na falta de luz. E se não há algas, não haverá fotossíntese e, por conseguinte, faltará oxigênio na água, comprometendo a fauna.

Se ocorrer assoreamento, os leitos são preenchidos com excesso de sedimento e as chuvas causarão enchentes no entorno.

E se você achou interessante ler sobre a erosão, deve conhecer também a matéria que fala do extrativismo no Brasil: saiba onde é explorado e de que forma acontece.

Bibliografia:

SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2013.

Fontes: Wikipédia, Mundo Educação, Toda Matéria, Info Escola, Todo Estudo, Escola Kids, Brasil Escola, Geografia, Sua Pesquisa, Cola da Web.

Imagens: Info Escola, Agricultura RS, Sciencing, Lessons Learned, Estudos Kids, Sílvia Tereza, The Amazing Views, Robertharding, HP, PB Agora, Protect Aoos

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.