Geografia

Escudos cristalinos: as rochas mais antigas e resistentes do planeta

Os escudos cristalinos ou macicos antigos, são as rochas mais velhas e resistentes da Terra, capazes de resistir à erosão e ao intemperismo.

Continue lendo após a publicidade

Os escudos cristalinos, que também recebem o nome de maciços antigos, são um tipo de estrutura geológica resistente à erosão e ao intemperismo.

Os escudos cristalinos são formações geológicas muito resistentes e que ocorrem geralmente em áreas de baixa altitude, próximas ao nível do mar. Sua constituição são rochas cristalinas metamórficas (derivadas de transformação) e magmáticas (derivadas de erupções), resistentes à erosão e ao intemperismo (processos que desintegram ou decompõem). São as formações rochosas mais antigas do planeta.

Sua formação ocorreu no período pré-cambriano, época em que se formaram também os oceanos, muitos minerais e estima-se que surgiu a primeira vida multicelular. Devido a essa formação tão primitiva, pode ser encontrada em sua estrutura grande quantidade de recursos minerais.

Continue lendo após a publicidade

Classificação dos minerais encontrados

Nos escudos cristalinos é possível encontrar basicamente dois tipos principais de minerais:

  • Os não metálicos, que estão na formação mais antiga, e são eles: granito, diorito, quartzo, ardósia, feldspato, amianto e Magnesita.
  • Os metálicos, localizados em área mais recente, de valor e uso comercial, que são: ferro, ouro, chumbo, bauxita, estanho, cobre, manganês, níquel, cobalto e cromo.

Você sabe como se formam os escudos cristalinos?

Os escudos cristalinos são estruturas que vêm da formação de nosso planeta, quando a superfície da Terra era de magma e meteoritos, que chamamos de rochas plutônicas (formadas pela lenta cristalização de um magma em profundidade).

Com o transcurso do tempo geológico, a Terra resfriou e solidificou o magma, formando superfícies. Elas sofreram bastante com o intemperismo, até que se compactaram e se transformaram em outras superfícies rochosas.

Tais superfícies compactadas e sujeitadas durante milhares de anos à pressão e altas temperaturas se transformaram em novas estruturas, que se cristalizaram em algumas regiões. Surgiram aí os escudos cristalinos.

Continue lendo após a publicidade
Serra do Mar

Escudos cristalinos no Brasil

No Brasil temos três áreas principais formadas com essa estrutura:

  • Escudo do Brasil Central, que fica na porção central e norte;
  • Escudo Atlântico, que está na região centro-leste.
  • Escudo das Guianas, localizado no norte do país;

Os escudos cristalinos no Brasil podem ser encontrados em 36% do território nacional. Sua composição varia de acordo com o terreno de sua formação:

  • 32% do território nacional se localiza em terrenos formados no arqueozoico.
  • 4% do país está em terrenos proterozoicos, em que há a significativa quantidade de minérios, a exemplo do ferro.

Muitos minérios são extraídos do escudos cristalinos

Nos escudos cristalinos brasileiros são explorados diferentes tipos de minérios visando o comércio. São eles:

Continue lendo após a publicidade
  • O minério de ferro é bem explorado principalmente no quadrilátero ferrífero mineiro e na Serra dos Carajás paraense;
  • O manganês tem grandes reservas no maciço de Urucum, no Mato Grosso do Sul; na Serra do Navio, no Amapá; no município de Conselheiro Lafayette, em Estado de Minas Gerais; e na Serra dos Carajás, no Pará;
  • A bauxita é explorada na região do rio Trombetas, no Pará;
  • A cassiterita é explorada nos Estados do Amazonas, Rondônia e Pará.

Quem diria que formações rochosas tão antigas fossem tão ricas! E por falar em relevo brasileiro, você sabe quais são os principais tipos?

Fonte: Mundo Educação, Sua Pesquisa, Pensamento Verde, Toda Matéria,

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Não é curioso saber sobre os principais cumes do Brasil? E com certeza você se interessará em conhecer também sobre os escudos cristalinos, que são as rochas mais antigas do planeta. […]

[…] Não é curioso saber que a natureza trabalhou em milênios para produzir tanta riqueza? Conheça mais de estruturas geológicas lendo sobre os escudos cristalinos. […]

[…] Você gostou se saber mais sobre os rios brasileiros? Estão talvez se interesse em conhecer os escudos cristalinos. […]

[…] Você tinha noção da dimensão desse tipo de relevo no nosso país? Muito interessante, não é?! Então, se você gostou, vem ler outros conteúdos de geografia como Escudos cristalinos: as rochas mais antigas e resistentes do planeta. […]